quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Início Pedregoso



No começo houve a arte das cavernas ou "arte rupestre", criada pelas marcas do homem pré-histórico. Apesar de ter milhares de anos, os desenhos estão bem conservados, muitas vezes dentro de uma montanha ou no subsolo, a salvo de ser apagados pelas intempéries. Imagine homens das cavernas, à luz trêmula e fraca do fogo, usando gravetos queimados ou sujeira misturada a um pouco de água para criar belas pinturas.


ARTE RUPESTRE EUROPEIA


A impressionante arte das cavernas de Lascaux, na França, é conhecida como "Capela Sistina pré-histórica". As cavernas foram descobertas em 1940 por quatro adolescentes, que estariam procurando seu cachorro, Robô.

ARTE RUPESTRE AFRICANA


As paredes das cavernas do deserto da Líbia, na África, são cobertas de pinturas de girafas e animais que pastam. Essas pinturas sugerem que em 12.000 a.C., quando foram feitas, o deserto do Saara, hoje árido, era uma paisagem exuberante, cheia de árvores.
* Hoje, os únicos animais que vivem no Saara são camelos, cobras e pequenos mamíferos.





ARTE RUPESTRE AMERICANA



Estas pinturas que estão em Newspaper Rock, no estado de Utah, foram criadas pelos índios antes de 150 a.C.. Em vez de pintar a pedra, o que levaria as marcas a se apagar aos poucos, as pessoas raspavam a superfície oleosa para revelar o arenito mais claro por baixo. Obtendo uma imagem duradoura chamada petróglifo.



FONTE: Arte para Crianças - Publifolhinha


Atividade:

Imagine que você é um destes homens que vive nas cavernas, o que você desenharia nas paredes de sua caverna? O que você gostaria de deixar para as gerações futuras?
Faça em seu caderno de desenho o que veio em sua cabeça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário, responderei assim que possivel.