domingo, 23 de fevereiro de 2014

Disco de Newton

Newton descobriu que a luz branca é proveniente da soma das sete cores do arco-íris.
A luz visível é uma radiação eletromagnética cujas faixas de luz variam entre o vermelho e o violeta. O olho humano percebe as cores básicas deste espectro com bastante distinção. São elas: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta.
Isaac Newton foi quem descobriu o espectro visível. Utilizando-se de um prisma triangular, atravessou sobre ele um feixe de luz branca, tendo como resultado todas estas sete cores. Seguindo este mesmo raciocínio, concluiu que a luz do Sol, quando atravessa gotículas de água, resulta em um fenômeno denominado arco-íris.
Para comprovar o inverso, ou seja: que a luz branca é proveniente da soma de todas as cores, nosso cientista criou o chamado “disco de Newton”. 
Newton fez experiências mostrando a posição da luz. Para isso, ele empregou um disco pintado com as sete cores da decomposição da luz (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta). Girando o disco em alta velocidade, nota-se que as cores desaparecem, dando lugar ao branco.


Como fazer um disco de Newton

ATIVIDADE:

Construir o Disco de Newton.

2 comentários:

  1. Gratidão pelo material rico, sou docente da graduação em Terapia Ocupacional e seu material nos ajudou na introdução da aula de arte no processo terapêutico!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, responderei assim que possivel.