segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Escala monocromática

Adicionando porções gradativas de branco ou preto a uma cor qualquer obtemos diferentes tonalidades desta cor, resultando numa escala monocromática.


Observe as modificações das cores azul e preto com adição do branco:



MONOCROMIA

Quando empregamos uma única cor ou suas resultantes na escala monocromática, realizamos uma monocromia.

MONO = UMA 

CROMIA = COR

Veja neste painel uma monocromia das escalas do verde:

Magnun 2003 
Atividade:

Fazer um desenho e colori-lo usando uma escala monocromática da cor de sua preferência.

Cores - primárias, secundárias, terciárias e complementares



Você já conhece as cores primárias, secundárias e terciárias. Vamos recordá-las em nossos trabalhos:

è  As cores primárias são puras:


è  As cores secundárias são resultantes da mistura de duas cores primárias:



è As cores terciárias são resultantes da mistura de uma cor primária e uma secundária:


  
CORES COMPLEMENTARES

Duas cores são complementares quando estão opostas no círculo das cores.
Veja um exemplo:                                        



                                                          
O vermelho é complementar do verde porque elas estão em posições opostas no círculo das cores.


CURIOSIDADE!!!

Olhe fixamente para o quadrado verde e conte até 40.
Depois desvie a vista para o quadrado branco e você verá surgir o vermelho, que é complementar do verde:


Atividade:

Fazer um belíssimo desenho e utilizar duas cores complementares, a sua escolha, para colori-lo.

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Disco de Newton

Newton descobriu que a luz branca é proveniente da soma das sete cores do arco-íris.
A luz visível é uma radiação eletromagnética cujas faixas de luz variam entre o vermelho e o violeta. O olho humano percebe as cores básicas deste espectro com bastante distinção. São elas: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta.
Isaac Newton foi quem descobriu o espectro visível. Utilizando-se de um prisma triangular, atravessou sobre ele um feixe de luz branca, tendo como resultado todas estas sete cores. Seguindo este mesmo raciocínio, concluiu que a luz do Sol, quando atravessa gotículas de água, resulta em um fenômeno denominado arco-íris.
Para comprovar o inverso, ou seja: que a luz branca é proveniente da soma de todas as cores, nosso cientista criou o chamado “disco de Newton”. 
Newton fez experiências mostrando a posição da luz. Para isso, ele empregou um disco pintado com as sete cores da decomposição da luz (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta). Girando o disco em alta velocidade, nota-se que as cores desaparecem, dando lugar ao branco.


Como fazer um disco de Newton

ATIVIDADE:

Construir o Disco de Newton.

Luz e cor

As cores são importantes na comunicação. Por que enxergamos o mundo colorido?

A visão das cores torna-se possível graças a luz.
Um raio de luz é formado por sete cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.
As primeiras experiências com o raio de luz foram feitas em 1.666, pelo físico inglês Isaac Newton.
Ele utilizou, para a decomposição da luz, um prisma triangular de vidro. O raio de luz, ao incidir sobre uma das faces do prisma, emite inúmeros reflexos provocados pelas outras duas faces que agem como espelhos. Assim, ao sofrer um impacto em sua trajetória, a luz se decompõe.


TRABALHO:

Pesquisar e criar um Prisma:

  • em grupos de 5 a 8 alunos;
  • explicar para a sala como foi construí-lo.
  • entregar a pesquisa por escrito.

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Como trabalhar com tinta guache em sala de aula



à forre bem sua mesa com jornal ou plástico, para evitar que ela fique manchada;
à caso não tenha pia na sala, leve um recipiente fechado com água; tenha sempre a mão um pano para limpar os pinceis e outro para enxugar os respingos de tinta e água, quase sempre inevitáveis;
à coloque sobre a mesa apenas o material que for utilizar; coloque a tinta e a água longe do trabalho para evitar acidentes;
à com um palito de sorvete, tire uma porção de tinta do pote, transportando-a para o godê;
à umedeça o pincel na água e com ele mexa a tinta no godê até alcançar a consistência própria para o uso (nunca coloque água direto na tinta; aplicando a tinta sobre o papel, se ela ficar transparente há excesso de água, e se estiver dura, deve ser melhor preparada;
à ao misturar duas cores para obter uma terceira, coloque primeiro no godê sempre a cor mais clara (exemplo: amarelo+azul=verde; coloque primeiro o amarelo, umedeça o pincel, mexa bem, depois coloque o azul e, com o pincel limpo e umedecido torne a mexer bem);

TRABALHO

Fazer 10 desenhos iguais e colori-los cada um com um tipo diferente de preenchimento diferente, veja mais detalhes em: O desenho, a linha, o traçado e o preenchimento.

MATERIAL:
                   à 10 folhas de papel Canson;
                   à tinta guache: vermelha, amarela e azul;
                   à 2 panos para limpeza do material;
                   à jornal ou plástico para proteger a carteira;
                   à uma figura ou desenho criativo para transferir no Canson;
                   à um recipiente para mistura de tintas (caso não tenha godê);
à pincel nº 8 e nº 14.


Arte na antiguidade

As manifestações artísticas mais importantes desse período desenvolveram-se principalmente no Egito, na Grécia e em Roma.

EGITO à Importantes monumentos artísticos, ate hoje conservados, atestam a grandiosidade da Arte Egípcia, os principais são as pirâmides do deserto de Guiné, Quióps, Quéfrem e Miquermos.
A Arte Egípcia caracteriza-se pela representação da figura humana sempre com o tronco desenhado de frente, enquanto a cabeça, as pernas e os pés, são colocados de perfil.
A postura rígida dessas representações foi dando lugar a desenhos mais leves, com cores variadas, e a figura parece ganhar movimento.
Os temas religiosos estão sempre presentes na Arte Egípcia.

GRÉCIA à A Arte Grega valorizava especialmente as ações humanas, expressava um ideal de beleza e tinha como a criatura mais importante do universo.
Os gregos não se submetiam às imposições da religião nem ao poder dos Reis. Por isso, criaram uma arte independente.

ROMA à Entre os séculos XII e VI a.C. os gregos ocuparam diferentes regiões da Itália. Assim, a Arte Romana foi incrivelmente influenciada pela arte grega. Mas junto com a expressão do ideal de beleza, os romanos preocupavam-se com a expressão da realidade vivida. Com o tempo, Roma superou as influências que recebeu desenvolvendo então criações artísticas originais.

ARTE NA IDADE MÉDIA à Com a tomada de Roma pelos bárbaros (476), desaparece a cultura clássica e começa o período histórico da Idade Média. Os invasores bárbaros tinham valores radicalmente diferentes dos valores desenvolvidos na Grécia e em Roma. E suas manifestações artísticas refletem bem essa diferença.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

A Arte na Pré-história


Na Pré-história, as expressões eram bem simples. Os registros mais antigos são de pequenos traços feitos em rochedo e em paredes de cavernas (ARTE RUPESTRE). Muito tempo depois dessas primeiras manifestações, o homem começou a desenhar animais. Só mais tarde é que a figura humana passou a ser representada pelo homem pré-histórico.
No final da pré-história o homem deixou de ser nômade, passou a dedicar-se a agricultura e domesticou animais. Essa transformação revolucionou a arte que se praticava até então, a vida coletiva, as atividades cotidianas, passaram a ser objeto de representações.
Com isso, a vida de movimento constituiu-se num problema para o artista e ele passou a criar figuras livres, ágeis e pequenas. Essas figuras reduziram-se a pequenos traços e linhas que transmitiam algumas imagens e, daí, surgiu a primeira forma de escrita.



quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Processo de criação de uma HQ em estilo mangá

Olá caros e queridos alunos, segue o processo de criação da história em quadrinhos em estilo mangá:

1º PASSO - CRIAR UM PERSONAGEM ( ou vários caso vá realizar o processo sozinho(a))
Descrever este personagem detalhadamente. Nome e sobrenome, apelido, nome dos pais, altura, peso, cor da pele, dos olhos, do cabelo, onde mora (cidade, estado e pais - reais ou fictícios), onde estuda, o que estuda (em que série ou curso está), o que gosta de comer, de beber, de vestir, de ouvir, de assistir, o que faz nas horas livres, qual seu hobby, tem namorado(a), quais são seus amigos, etc...

2º PASSO - DESENHAR O PERSONAGEM
Fazer o desenho do personagem EM ESTILO MANGÁ. Primeiro só de rosto e em seguida de corpo inteiro.

3º PASSO - ESCREVER UMA HISTÓRIA
Inventar uma história onde os personagens de todos do grupo participem. Ser criativo o suficiente para que os personagens de todos participem sem ser preciso alterar qualquer dado de algum deles, ou seja, mesmo que tenham idades diferentes ou morem em lugarem extremamente distantes, algo em comum acontece com todos e os ligam dentro da história.

4º PASSO - ESQUEMATIZAR
Descrever o que será desenhado e escrito em cada quadrinho, detalhadamente.
Exemplo:
1º quadrinho:
desenho: um balão de pensamento ocupando todo o quadrinho e dentro dele uma paisagem linda de uma praia deserta.
falas: sem falas

2º quadrinho:
desenho: A personagem Maky sentada embaixo de uma árvore na entrada da escola. Aparece uma parte da árvore do lado direito, a escola ao fundo e Maky sentada olhando para cima com uma cara bem distraída.
falas: sem falas, só a ligação com o quadrinho de cima, iniciando o balão de pensamento.

descrever quadrinho a quadrinho do 1º ao último

24º quadrinho:
desenho: Maky chegando correndo a praia de seus sonhos com os amigos atrás. A mesma praia do inicio dos quadrinhos com Maky já com os pés na água, ainda de roupa e com as mãos em movimento de vôo olhando para o horizonte. E os amigos atrás dela, admirando a linda paisagem.
falas: Maky: _ Enfim!
        balão comum aos amigos: _ Uau que lugar lindo!
FIM.

5º PASSO - DIAGRAMAÇÃO
Distribuir os quadrinhos nas páginas do "gibi" ou "Mangá" como um rascunho do que será feito nas folhas definitivas. Rascunhar somente o formato e tamanho dos quadrinhos de acordo com o que será necessário desenhar. Não desenhar nada somente os retângulos.


6º PASSO - COLOCANDO EM PRÁTICA
Agora que está tudo praticamente resolvido, você deverá desenhar os quadrinhos (retângulos) nas folhas de sulfite. Utilizar meia folha de sulfite e não usar o verso, pois ficará marcado, cada página da diagramação numa folhinha, usar régua para desenhar os quadrinhos sem erro, deixar espaço de 2 cm do lado esquerdo de todas as folhas para que seja encadernado e não se perca nada do desenho. Dar um espaço minimo de 0,5 cm entre os quadrinhos. Escrever os nomes dos integrantes do grupo entre os quadrinhos da 1ª folha. Contornar os quadrinhos com caneta hidrográfica ou esferográfica preta, não usar nada com ponta muito grossa.

7º PASSO - DESENHAR
Finalização de todo o Processo de Criação desenhando e escrevendo os balões.
Lembrem-se que é EM ESTILO MANGÁ e não deve colorir nada.

Pronto você terminou. PARABÉNS!

 OBS.: Crie um capa bem estilosa, chamando a atenção para a sua historia.






terça-feira, 27 de agosto de 2013

Como desenhar um rosto em estilo Mangá

Aqui você aprenderá como criar um rosto ao estilo Mangá. Baseado neste rosto, você pode criar um personagem masculino ou feminino.

PASSOS

1 - Desenhe um circulo para a cabeça:


2 - Divida-o em quatro pedaços, como na imagem:


3 - Defina o lado do rosto:


4 - Defina o queixo proporcionalmente:


5 - Desenhe as linhas de ajuda dos olhos, nariz e boca:


6 - Desenhe as partes de cima e de baixo dos olhos:


7 - Faça a íris:


8 - Crie o brilho superior e inferior:


9 - Desenhe a pupila, deixando-a bem preta e crie as sobrancelhas:


10 - Crie primeiro o nariz e depois faça as orelhas, que devem ir da linha superior dos olhos até a linha inferior do nariz. Um puco abaixo do nariz desenhe a boca:


11 - Desenhe o cabelo:


12 - Apague as linhas e desenhe um pescoço (para não perecer que a cabeça está voando):




Atividade:

Siga o passo a passo e desenhe seu mangá.

Anime X Mangá

ANIME

Anime é um termo que define os desenhos animados de origem japonesa e também os elementos relacionados a estes desenhos. No Japão, anime se refere a animação em geral.
O anime é tradicionalmente desenhado a mão. Porém, com o desenvolvimento dos recursos tecnológicos de animação, principalmente a partir da década de 1990, muitos animes passaram a ser produzidos em computadores.
Os temas abordados nos animes são bem variados (dramas, ficção, terror, aventura, psicologia, romance, comportamento, mitologia, etc). Outra importante característica dos animes atuais é a ocorrência de elementos tecnológicos nos enredos das histórias.
O anime faz muito sucesso no Japão e em vários países do mundo, incluindo o Brasil. As animações são elaboradas para o cinema, televisão e revistas em quadrinhos.

Exemplos de animes que fizeram e ainda fazem sucesso no Japão e no mundo, clique sobre o nome e seja redirecionado ao anime em questão:

- Noir


Curiosidade:

- O primeiro anime da história foi criado em 1907 no Japão. Era um história cujo personagem principal era um menino marinheiro.  

Como Surgiu os ANIMES ? Toda Evolução dos Animes!

MANGÁ

O nome mangá é dado a todas as histórias em quadrinhos de origem japonesa. Essa palavra é resultado da junção de outras duas: 
- MAN - que significa involuntário;
- GÁ - que significa imagem.
Além de ter origem japonesa, os mangás se diferenciam pelos seus desenhos e personagens em si. Assim como os animes, os mangás possuem características próprias e desenhos típicos.

Características

- Uma das características dos mangás está no próprio alfabeto japonês. Os ideogramas representam, alem de sons, ideias. É muito comum encontrar onomatopeias representadas por ideogramas do alfabeto japonês;
- Os mangás não são criados como os gibis que conhecemos. A sua leitura deve ser feita de "trás pra frente", considerando os moldes tradicionais. Ou seja, a história começa na última página e os quadrinhos são lidos da direita para a esquerda;
- Os volumes de mangás são compostos de aproximadamente 200 páginas. Assim sendo, as histórias são compridas e com muitos detalhes. Possuem diversos pontos de vista e, alem disso, conta com variações no número de quadrinhos, já que os autores (chamados mangakás) aproveitam o espaço disponível para transbordar os sentimentos e emoções nos desenhos que variam de tamanho;
- É comum encontrar mangás impressos em papel jornal, preto e branco. Devido ao grande número de páginas, tal atitude reduz os custos e os torna viável a todos os leitores;
- O principal ingrediente é a capacidade de fazer as pessoas mergulharem nas histórias, transparecendo suas emoções e sentimentos e encantando os leitores.


7 MANGAKÁS MAIS RICOS DO JAPÃO

AS DIFERENÇAS ENTRE ANIME E MANGÁ

Se você quer mesmo saber qual a diferença entre o Anime e o Mangá, leia até o final.
Vamos primeiramente falar sobre o Anime: que como o próprio nome já diz, é animação, ou seja, todo o desenho que passa na televisão e que seja de origem ou estilo Japonês ou Nipônico é ANIME. Apenas lembre de algum desenho japonês que passou na televisão ( Detonator Orgun, Yuyuhakuso, Dragon Ball, Fly, Shurato, Inuyasha, Cavaleiros do Zodíaco, etc.).
Lembrando que todos esses desenhos que mencionei acima tem seu próprio Mangá.

Agora falando sobre o Mangá, que é a palavra usada para designar as histórias em quadrinhos feitas no estilo japonês. No Japão, o termo designa quaisquer histórias em quadrinhos. Ou seja, qualquer desenho em quadrinho no estilo japonês, que geralmente é preto e branco é nomeado Mangá.
Vários Mangás dão origem a Animes para exibição na televisão, em vídeo ou em cinemas, mas também há o processo inverso em que os animes tornam-se uma edição impressa de história em sequência ou de ilustrações.
Lembrando que muitos Mangás que se tornam Animes acabam perdendo um pouco do público que lia o Mangá e vice-versa.
Por isso há sempre aquela dúvida, qual o melhor: Anime ou Mangá? ai vai de cada um...

Conclusão

ANIME = DESENHOS ANIMADOS DESENHADOS NO ESTILO JAPONÊS OU NIPÔNICO.
MANGÁ =  DESENHO EM QUADRINHO NO ESTILO JAPONÊS OU NIPÔNICO.

http://workanime.blogspot.com.br/2009/10/diferenca-entre-manga-e-o-anime.html

Atividade:

Se divertir assistindo alguns desses animes e fazer um belo desenho daquele seu personagem favorito.

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Lendas (links)

1 - A LUA - http://www.cdpara.pa.gov.br/a_lua.php

2 - VITÓRIA-RÉGIA - http://sitededicas.ne10.uol.com.br/folk11.htm

3 - CURUPIRA - http://www.brasilescola.com/historiab/curupira.htm

4 - SACI-PERERE  - http://www.suapesquisa.com/musicacultura/saci-perere.htm

5 - BOTO COR-DE-ROSA - http://www.brasilescola.com/folclore/boto-cor-de-rosa.htm

6 - LOBISOMEM - http://www.brasilescola.com/folclore/lobisomem.htm

7 - A MANDIOCA - http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/lenda_mandioca.htm

8 - PIRARUCU - http://www.sumauma.net/amazonian/lendas/lendas-pirarucu.html

9 - IARA - http://lendasdobrasil.blogspot.com.br/2010/10/lenda-da-iara.html

10 - MULA SEM CABEÇA - http://lendasdobrasil.blogspot.com.br/2010/10/lenda-da-mula-sem-cabeca.html

11 - ONÇA-BOI - http://contosdeadormecer.wordpress.com/2010/08/18/a-lenda-da-onca-boi-brasil-norte/

12 - ONÇA MANETA - http://www.sohistoria.com.br/lendasemitos/onca/ OU http://lendason-line.blogspot.com.br/2011/08/lenda-da-onca-maneta.html

13 - A LOIRA DO BANHEIRO - http://www.alemdaimaginacao.com/Noticias/a_loira_do_banheiro.html

14 - A PRINCESA DE JERICOACOARA - http://sitededicas.ne10.uol.com.br/folk20.htm

15 - DIAMANTES - http://vida-de-indio.blogspot.com.br/2011/02/lenda-do-diamante.html

16 - BOI BUMBÁ - http://lendasdobrasil.blogspot.com.br/2011/07/lenda-do-bumba-meu-boi.html

17 - CUCA - http://lendasdobrasil.blogspot.com.br/2010/10/lenda-da-cuca.html

18 - JOÃO DE BARRO - http://lendasdobrasil.blogspot.com.br/2011/05/lenda-do-joao-de-barro.html

19 - GRALHA-AZUL - http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/lenda_gralha_azul.htm

20 - JURUTAUÍ - http://www.sumauma.net/amazonian/lendas/lendas-juru.html

21 - NEGRO D'ÁGUA - http://www.sohistoria.com.br/lendasemitos/negro/

22 - COBRA HONORATO - http://sitededicas.ne10.uol.com.br/folk_cobra_norato.htm

23 - BOITATÁ - http://www.brasilescola.com/folclore/boitata.htm

24 - CABRA CABRIOLA - http://sitededicas.ne10.uol.com.br/folk15.htm

25 - NEGRINHO DO PASTOREIO - http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/negrinho_pastoreio.htm

26 - PAI DO MATO - http://www.sohistoria.com.br/lendasemitos/mato/

27 - UIRAPURU - http://www.qdivertido.com.br/verfolclore.php?codigo=18

28 - O MILHO - http://smec.salvador.ba.gov.br/net/piraja/lendas.htm

29 - ERVA-MATE - http://www.erva-mate.com/lenda_da_erva_mate.html

30 - MAPINGUARI - http://sitededicas.ne10.uol.com.br/folclore_mapinguari.htm

31 - BICHO-HOMEM - http://www.sohistoria.com.br/lendasemitos/bicho/

O Folclore Brasileiro

Folclore são manifestações culturais presente nas diversas regiões brasileiras (norte, nordeste, sul, sudeste e central). Em um estudo histórico não conseguimos definir um inventor para tais manifestações, essas foram construídas historicamente e passadas de indivíduo para indivíduo atraves das experiências na sociedade (festas, escola, televisão, internet, jornais, etc.). O Folclore brasileiro é muito amplo e compreende desde manifestações artísticas culturais (teatro, música, escultura e danças), lendas ( Iara, Boi Bumbá, Boto cor de rosa, Mula sem cabeça, etc.) até brincadeiras (corda, amarelinha, bolinha de gude, pega-pega, etc.) e comidas típicas. Entre as danças podemos citar: forró, frevo, reggae maranhense, samba, maracatu, dança caipira, congo, maculelê, carnaval, samba de roda, hip hop, entre outras. Para identificar cada uma dessas manifestações citadas acima é necessário saber a sua região e estado de origem, costume do povo, em que época do ano acontece essa manifestação e sua história até os dias de hoje. 
(Professora Iara Souza) 

Responda as questões de acordo com o texto: 

1 - O que é Folclore? 
2 - Atualmente como tomamos conhecimento sobre manifestações culturais folclóricas? 
3 - Quando realizamos um estudo histórico sobre as manifestações culturais folclóricas o que é importante saber para entendê-las? 
4 - Escreva sobre uma das lendas citadas no texto.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Foto para impressão - autorretrato

Para você que vai trabalhar com o autorretrato e precisa imprimir sua foto, aqui vão algumas dicas:

1º abra o programa PAINT

2º clique em ABRIR

3º escolha a FOTO

4º selecione a ferramenta para RECORTAR a foto

5º selecione a parte a ser recortada ( só o ROSTO)

6º selecione EDITAR e em seguida COPIAR (ou simplesmente CTRL+C)

7º selecione ARQUIVO  e NOVO

8º clique em NÃO

9º selecione EDITAR e COLAR (ou CTRL+V)

10º será colada somente a parte que você recortou da FOTO

11º caso sua foto esteja deitada, como no exemplo, clique em IMAGEM e IVERTER/GIRAR

12º e coloque a FOTO na posição correta

13º salve a imagem onde achar necessário

14º clique em IMPRIMIR

15º avance na 1ª tela

16º escolha a impressora correta e em AVANÇAR

17º selecione a 1º opção de impressão

18º clique em concluir pegue sua FOTO E VÁ DESENHAR!!!

Pronto agora é só você partir pro desenho.




quarta-feira, 15 de maio de 2013

Rosto - medidas e proporções


Segue o passo a passo de como se desenhar um rosto, lembrando que as medidas colocadas aqui são medidas padrão para se desenhar um rosto, portanto, isto não significa que todos os rostos são idênticos:


1º PASSO - linha de simetria - dividir a folha ao meio (no caso do caderno de desenho : 10cm para cada lado da folha) 


2º PASSO - dividir a folha em três partes iguais, deixando pequenos espaços na parte superior e inferior (no caso do caderno de desenho ficaria assim: 1º espaço pequeno 3 cm, os 3 espaços grandes e iguais 7 cm cada, e espaço final pequeno também 3 cm.

3º PASSO - OLHOS (os olhos devem ficar na parte central da folha logo abaixo a linha da testa a 1 cm da linha, a largura dos olhos deve ser de 3 cm e altura de 1,5 cm, lembrando que a distancia entre os olhos deve ser do mesmo tamanho que a largura dos olhos portanto, neste caso, 3 cm e lembrando ainda que como a folha é dividida ao meio esta distancia também deve ser dividida ao meio ficando portanto 1,5 cm para cada lado da linha de simetria. 


4º PASSO - NARIZ - a largura do nariz segue o tamanho da distancia entre os olhos. 


5º PASSO - BOCA - a largura da boca consiste entre a metade da largura de um olho até a metade da largura do outro, e a altura pode variar entre 2 e 3 cm. 


6º PASSO - DETALHES - olhos, nariz e boca.








7º PASSO - ROSTO - iniciando pelas laterais (mesma distancia dos dois lados em média 3 cm).


8º PASSO - QUEIXO - de o formato que achar melhor, pode ser arredondado, fino...



9º PASSO - PESCOÇO - consiste entre a metade da distancia entre o olho e rosto de um lado até a metade das distancia entre o olho e o rosto do outro lado.




10º PASSO - ORELHA - vai da altura dos olhos até a altura do nariz.


11º PASSO - CABEÇA - feche a linha da cabeça encostando na primeira linha horizontal.


12º PASSO -  apagando as linhas. As linhas que você fez, foram para te ajudar a determinar as proporções corretas, agora você vai apaga-las e partir para melhorar os detalhes.



13º PASSO - CABELO, ROUPAS e COLORIR - para finalizar o desenho falta fazer o cabelo, os detalhes da roupa e colorir.










ALGUNS DETALHES E DICAS EXTRAS:






Detalhes que fazem a diferença:

Homem

  • Rosto: Com formas quadradas
  • Sobrancelhas: Grossas e retas
  • Olhos: Menos destaques nos cílios
  • Nariz: Maior e com o osso do nariz mais definido
  • Boca: O lábio superior é mais desenhado que o inferior
  • Orelhas: Mais aparentes
Mulher
  • Rosto: Formas delicadas e suaves
  • Sobrancelhas: Bem desenhadas e arqueadas
  • Olhos: Expressivos e com cílios maiores
  • Nariz: Pequeno e menos destacado
  • Boca: Definida e com lábios carnudos/bem desenhados
  • Orelhas: Mais escondidas e por sinal pequenas
CLIQUE NO LINK ABAIXO E VEJA ALGUNS
ROSTOS FEITOS EM SALA ENQUANTO
ENSINAVA ALGUNS ALUNOS: