Venho lhes desejar um ano repleto de boas vibrações!
Vamos aproveitar cada minuto, cada aula, cada nova experiência em sala de aula e fora dela.
Releiam as regras de convivência, procurem sempre agir de acordo com elas.
Vamos utilizar a gentileza sempre, afinal GENTILEZA GERA GENTILEZA.
Respeite para ser respeitado, aja sempre de boa fé.
Sejam muito bem vindos a 2015!!!
Olá! Estou criando este blog para auxiliar/facilitar as aulas de artes, pretendo postar aqui textos, exercícios, imagens, links e vídeos que costumo usar em sala de aula. Para você que é meu aluno aproveite para se aprofundar nos temas. Se você não é meu aluno não tem problema, espero que o blog lhe sirva de alguma coisa. Aproveitem e sejam muito bem vindos! Ah! E não deixem de comentar ou fazer as perguntas que acharem necessárias... Atenciosamente, Professora Maria Alice (2011)
segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015
segunda-feira, 19 de maio de 2014
Trabalho EJA 1º T A, B, C e D (2º bimestre 2014)
* Pesquisa em dupla
* Folha de papel almaço
* A evolução do rosto na Arte ao longo dos séculos
* Comparar diferentes artistas (com imagens e descrições)
* Verificar o tipo de material e técnica utilizados
* Folha de papel almaço
* A evolução do rosto na Arte ao longo dos séculos
* Comparar diferentes artistas (com imagens e descrições)
* Verificar o tipo de material e técnica utilizados
terça-feira, 13 de maio de 2014
Trabalho 2º Bimestre 5ªs e 6ªs séries CARAN
Agora colocaremos em prática tudo que foi ensinado, trabalhado e aprendido em sala de aula. Nós vimos muitas formas de se preencher um desenho, muitas cores, muitos jeitos de se utilizar as cores e agora vamos colocar a mão na massa, e aplicar tudo isso em desenhos bem bonitos.
O trabalho é individual, o material vocês já sabem, mas só para relembrar ai vai:
- 10 folhas de papel CANSON A4;
- Tinta guache;
- Pincéis;
- Godê;
- Jornal;
- Pano velho;
- Recipiente para água;
- Régua;
- CRIATIVIDADE!
Para adiantar o trabalho já foi solicitado que, em casa, vocês fizessem:
- Margem de 1 centímetro em cada folha;
- Nome, número e série no verso de cada folha;
- 1 desenho bem bonito e caprichado em cada folha, sendo que 1 deve ser sobre a COPA DO MUNDO.
O trabalho é individual, o material vocês já sabem, mas só para relembrar ai vai:
- 10 folhas de papel CANSON A4;
- Tinta guache;
- Pincéis;
- Godê;
- Jornal;
- Pano velho;
- Recipiente para água;
- Régua;
- CRIATIVIDADE!
Para adiantar o trabalho já foi solicitado que, em casa, vocês fizessem:
- Margem de 1 centímetro em cada folha;
- Nome, número e série no verso de cada folha;
- 1 desenho bem bonito e caprichado em cada folha, sendo que 1 deve ser sobre a COPA DO MUNDO.
Iniciaremos o trabalho de PINTURA em sala de aula, a partir do dia 19/05 com o desenho sobre a Copa do Mundo.
terça-feira, 25 de março de 2014
Contraste
É
a harmonia conseguida com a utilização de cores opostas no circulo das cores.
Exemplo:
Atividade:
Fazer um desenho e utilizar o contraste para colori-lo.
Cores análogas
É
a harmonia conseguida com a utilização de cores vizinhas no círculo das cores,
uma em seguida da outra.
Exemplo:
segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014
Escala monocromática
Adicionando porções gradativas de branco ou preto a uma cor qualquer obtemos diferentes tonalidades desta cor, resultando numa escala monocromática.
Observe as modificações das cores azul e preto com adição do branco:
MONOCROMIA
Quando empregamos uma única cor ou suas resultantes na escala monocromática, realizamos uma monocromia.
MONO = UMA
CROMIA = COR
Veja neste painel uma monocromia das escalas do verde:
Magnun 2003 |
Atividade:
Fazer um desenho e colori-lo usando uma escala monocromática da cor de sua preferência.
Cores - primárias, secundárias, terciárias e complementares
Você
já conhece as cores primárias, secundárias e terciárias. Vamos recordá-las em
nossos trabalhos:
è As cores primárias são puras:
è As cores primárias são puras:
è As
cores secundárias são resultantes da mistura de duas cores primárias:
CORES
COMPLEMENTARES
Duas
cores são complementares quando estão opostas no círculo das cores.
O
vermelho é complementar do verde porque elas estão em posições opostas no
círculo das cores.
CURIOSIDADE!!!
Olhe fixamente para o quadrado verde e conte até 40.
Depois desvie a vista para o quadrado branco e você verá surgir o vermelho, que é complementar do verde:
Atividade:
Fazer um belíssimo desenho e utilizar duas cores complementares, a sua escolha, para colori-lo.
domingo, 23 de fevereiro de 2014
Disco de Newton
Newton descobriu que a luz branca é proveniente da soma das sete cores do arco-íris.
A luz visível é uma radiação eletromagnética cujas faixas de luz variam entre o vermelho e o violeta. O olho humano percebe as cores básicas deste espectro com bastante distinção. São elas: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta.
Isaac Newton foi quem descobriu o espectro visível. Utilizando-se de um prisma triangular, atravessou sobre ele um feixe de luz branca, tendo como resultado todas estas sete cores. Seguindo este mesmo raciocínio, concluiu que a luz do Sol, quando atravessa gotículas de água, resulta em um fenômeno denominado arco-íris.
Para comprovar o inverso, ou seja: que a luz branca é proveniente da soma de todas as cores, nosso cientista criou o chamado “disco de Newton”.
Newton fez experiências mostrando a posição da luz. Para isso, ele empregou um disco pintado com as sete cores da decomposição da luz (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta). Girando o disco em alta velocidade, nota-se que as cores desaparecem, dando lugar ao branco.
Como fazer um disco de Newton
ATIVIDADE:
Construir o Disco de Newton.
Construir o Disco de Newton.
Luz e cor
As cores são importantes na comunicação. Por que enxergamos o mundo colorido?
A visão das cores torna-se possível graças a luz.
Um raio de luz é formado por sete cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.
As primeiras experiências com o raio de luz foram feitas em 1.666, pelo físico inglês Isaac Newton.
Ele utilizou, para a decomposição da luz, um prisma triangular de vidro. O raio de luz, ao incidir sobre uma das faces do prisma, emite inúmeros reflexos provocados pelas outras duas faces que agem como espelhos. Assim, ao sofrer um impacto em sua trajetória, a luz se decompõe.
TRABALHO:
Pesquisar e criar um Prisma:
- em grupos de 5 a 8 alunos;
- explicar para a sala como foi construí-lo.
- entregar a pesquisa por escrito.
sábado, 15 de fevereiro de 2014
Como trabalhar com tinta guache em sala de aula
à forre bem sua mesa
com jornal ou plástico, para evitar que ela fique manchada;
à caso não tenha pia
na sala, leve um recipiente fechado com água; tenha sempre a mão um pano para
limpar os pinceis e outro para enxugar os respingos de tinta e água, quase
sempre inevitáveis;
à coloque sobre a
mesa apenas o material que for utilizar; coloque a tinta e a água longe do
trabalho para evitar acidentes;
à com um palito de
sorvete, tire uma porção de tinta do pote, transportando-a para o godê;
à umedeça o pincel
na água e com ele mexa a tinta no godê até alcançar a consistência própria para
o uso (nunca coloque água direto na tinta; aplicando a tinta sobre o papel, se
ela ficar transparente há excesso de água, e se estiver dura, deve ser melhor
preparada;
à ao misturar duas
cores para obter uma terceira, coloque primeiro no godê sempre a cor mais clara
(exemplo: amarelo+azul=verde; coloque primeiro o amarelo, umedeça o pincel,
mexa bem, depois coloque o azul e, com o pincel limpo e umedecido torne a mexer
bem);
TRABALHO
Fazer 10 desenhos iguais e colori-los cada um com um tipo diferente de preenchimento diferente, veja mais detalhes em: O desenho, a linha, o traçado e o preenchimento.
MATERIAL:
à 10 folhas de papel
Canson;
à tinta guache:
vermelha, amarela e azul;
à 2 panos para
limpeza do material;
à jornal ou plástico
para proteger a carteira;
à uma figura ou
desenho criativo para transferir no Canson;
à um recipiente para
mistura de tintas (caso não tenha godê);
à pincel nº 8 e nº
14.
Arte na antiguidade
As manifestações artísticas mais
importantes desse período desenvolveram-se principalmente no Egito, na Grécia e
em Roma.
EGITO
à Importantes
monumentos artísticos, ate hoje conservados, atestam a grandiosidade da Arte
Egípcia, os principais são as pirâmides do deserto de Guiné, Quióps, Quéfrem e
Miquermos.
A Arte Egípcia caracteriza-se pela
representação da figura humana sempre com o tronco desenhado de frente,
enquanto a cabeça, as pernas e os pés, são colocados de perfil.
A postura rígida dessas representações foi
dando lugar a desenhos mais leves, com cores variadas, e a figura parece ganhar
movimento.
Os temas religiosos estão sempre presentes
na Arte Egípcia.
GRÉCIA
à A Arte Grega
valorizava especialmente as ações humanas, expressava um ideal de beleza e
tinha como a criatura mais importante do universo.
Os gregos não se submetiam às imposições da
religião nem ao poder dos Reis. Por isso, criaram uma arte independente.
ROMA à Entre os séculos
XII e VI a.C. os gregos ocuparam diferentes regiões da Itália. Assim, a Arte
Romana foi incrivelmente influenciada pela arte grega. Mas junto com a
expressão do ideal de beleza, os romanos preocupavam-se com a expressão da
realidade vivida. Com o tempo, Roma superou as influências que recebeu
desenvolvendo então criações artísticas originais.
ARTE
NA IDADE MÉDIA à Com a tomada de Roma pelos bárbaros (476), desaparece a
cultura clássica e começa o período histórico da Idade Média. Os invasores
bárbaros tinham valores radicalmente diferentes dos valores desenvolvidos na
Grécia e em Roma. E
suas manifestações artísticas refletem bem essa diferença.
quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014
A Arte na Pré-história
Na Pré-história, as expressões eram bem
simples. Os registros mais antigos são de pequenos traços feitos em rochedo e
em paredes de cavernas (ARTE RUPESTRE). Muito tempo depois dessas primeiras
manifestações, o homem começou a desenhar animais. Só mais tarde é que a figura
humana passou a ser representada pelo homem pré-histórico.
No final da pré-história o homem deixou de
ser nômade, passou a dedicar-se a agricultura e domesticou animais. Essa
transformação revolucionou a arte que se praticava até então, a vida coletiva,
as atividades cotidianas, passaram a ser objeto de representações.
Com isso, a vida de movimento constituiu-se
num problema para o artista e ele passou a criar figuras livres, ágeis e
pequenas. Essas figuras reduziram-se a pequenos traços e linhas que transmitiam
algumas imagens e, daí, surgiu a primeira forma de escrita.
quarta-feira, 6 de novembro de 2013
Processo de criação de uma HQ em estilo mangá
Olá caros e queridos alunos, segue o processo de criação da história em quadrinhos em estilo mangá:
1º PASSO - CRIAR UM PERSONAGEM ( ou vários caso vá realizar o processo sozinho(a))
Descrever este personagem detalhadamente. Nome e sobrenome, apelido, nome dos pais, altura, peso, cor da pele, dos olhos, do cabelo, onde mora (cidade, estado e pais - reais ou fictícios), onde estuda, o que estuda (em que série ou curso está), o que gosta de comer, de beber, de vestir, de ouvir, de assistir, o que faz nas horas livres, qual seu hobby, tem namorado(a), quais são seus amigos, etc...
2º PASSO - DESENHAR O PERSONAGEM
Fazer o desenho do personagem EM ESTILO MANGÁ. Primeiro só de rosto e em seguida de corpo inteiro.
3º PASSO - ESCREVER UMA HISTÓRIA
Inventar uma história onde os personagens de todos do grupo participem. Ser criativo o suficiente para que os personagens de todos participem sem ser preciso alterar qualquer dado de algum deles, ou seja, mesmo que tenham idades diferentes ou morem em lugarem extremamente distantes, algo em comum acontece com todos e os ligam dentro da história.
4º PASSO - ESQUEMATIZAR
Descrever o que será desenhado e escrito em cada quadrinho, detalhadamente.
Exemplo:
1º quadrinho:
desenho: um balão de pensamento ocupando todo o quadrinho e dentro dele uma paisagem linda de uma praia deserta.
falas: sem falas
2º quadrinho:
desenho: A personagem Maky sentada embaixo de uma árvore na entrada da escola. Aparece uma parte da árvore do lado direito, a escola ao fundo e Maky sentada olhando para cima com uma cara bem distraída.
falas: sem falas, só a ligação com o quadrinho de cima, iniciando o balão de pensamento.
descrever quadrinho a quadrinho do 1º ao último
24º quadrinho:
desenho: Maky chegando correndo a praia de seus sonhos com os amigos atrás. A mesma praia do inicio dos quadrinhos com Maky já com os pés na água, ainda de roupa e com as mãos em movimento de vôo olhando para o horizonte. E os amigos atrás dela, admirando a linda paisagem.
falas: Maky: _ Enfim!
balão comum aos amigos: _ Uau que lugar lindo!
5º PASSO - DIAGRAMAÇÃO
Distribuir os quadrinhos nas páginas do "gibi" ou "Mangá" como um rascunho do que será feito nas folhas definitivas. Rascunhar somente o formato e tamanho dos quadrinhos de acordo com o que será necessário desenhar. Não desenhar nada somente os retângulos.
7º PASSO - DESENHAR
Finalização de todo o Processo de Criação desenhando e escrevendo os balões.
Lembrem-se que é EM ESTILO MANGÁ e não deve colorir nada.
Pronto você terminou. PARABÉNS!
OBS.: Crie um capa bem estilosa, chamando a atenção para a sua historia.
1º PASSO - CRIAR UM PERSONAGEM ( ou vários caso vá realizar o processo sozinho(a))
Descrever este personagem detalhadamente. Nome e sobrenome, apelido, nome dos pais, altura, peso, cor da pele, dos olhos, do cabelo, onde mora (cidade, estado e pais - reais ou fictícios), onde estuda, o que estuda (em que série ou curso está), o que gosta de comer, de beber, de vestir, de ouvir, de assistir, o que faz nas horas livres, qual seu hobby, tem namorado(a), quais são seus amigos, etc...
2º PASSO - DESENHAR O PERSONAGEM
Fazer o desenho do personagem EM ESTILO MANGÁ. Primeiro só de rosto e em seguida de corpo inteiro.
3º PASSO - ESCREVER UMA HISTÓRIA
Inventar uma história onde os personagens de todos do grupo participem. Ser criativo o suficiente para que os personagens de todos participem sem ser preciso alterar qualquer dado de algum deles, ou seja, mesmo que tenham idades diferentes ou morem em lugarem extremamente distantes, algo em comum acontece com todos e os ligam dentro da história.
4º PASSO - ESQUEMATIZAR
Descrever o que será desenhado e escrito em cada quadrinho, detalhadamente.
Exemplo:
1º quadrinho:
desenho: um balão de pensamento ocupando todo o quadrinho e dentro dele uma paisagem linda de uma praia deserta.
falas: sem falas
2º quadrinho:
desenho: A personagem Maky sentada embaixo de uma árvore na entrada da escola. Aparece uma parte da árvore do lado direito, a escola ao fundo e Maky sentada olhando para cima com uma cara bem distraída.
falas: sem falas, só a ligação com o quadrinho de cima, iniciando o balão de pensamento.
descrever quadrinho a quadrinho do 1º ao último
24º quadrinho:
desenho: Maky chegando correndo a praia de seus sonhos com os amigos atrás. A mesma praia do inicio dos quadrinhos com Maky já com os pés na água, ainda de roupa e com as mãos em movimento de vôo olhando para o horizonte. E os amigos atrás dela, admirando a linda paisagem.
falas: Maky: _ Enfim!
balão comum aos amigos: _ Uau que lugar lindo!
FIM.
5º PASSO - DIAGRAMAÇÃO
Distribuir os quadrinhos nas páginas do "gibi" ou "Mangá" como um rascunho do que será feito nas folhas definitivas. Rascunhar somente o formato e tamanho dos quadrinhos de acordo com o que será necessário desenhar. Não desenhar nada somente os retângulos.
6º PASSO - COLOCANDO EM PRÁTICA
Agora que está tudo praticamente resolvido, você deverá desenhar os quadrinhos (retângulos) nas folhas de sulfite. Utilizar meia folha de sulfite e não usar o verso, pois ficará marcado, cada página da diagramação numa folhinha, usar régua para desenhar os quadrinhos sem erro, deixar espaço de 2 cm do lado esquerdo de todas as folhas para que seja encadernado e não se perca nada do desenho. Dar um espaço minimo de 0,5 cm entre os quadrinhos. Escrever os nomes dos integrantes do grupo entre os quadrinhos da 1ª folha. Contornar os quadrinhos com caneta hidrográfica ou esferográfica preta, não usar nada com ponta muito grossa.
Finalização de todo o Processo de Criação desenhando e escrevendo os balões.
Lembrem-se que é EM ESTILO MANGÁ e não deve colorir nada.
Pronto você terminou. PARABÉNS!
OBS.: Crie um capa bem estilosa, chamando a atenção para a sua historia.
terça-feira, 27 de agosto de 2013
Como desenhar um rosto em estilo Mangá
Aqui você aprenderá como criar um rosto ao estilo Mangá. Baseado neste rosto, você pode criar um personagem masculino ou feminino.
PASSOS
PASSOS
1 - Desenhe um circulo para a cabeça:
2 - Divida-o em quatro pedaços, como na imagem:
3 - Defina o lado do rosto:
4 - Defina o queixo proporcionalmente:
5 - Desenhe as linhas de ajuda dos olhos, nariz e boca:
6 - Desenhe as partes de cima e de baixo dos olhos:
7 - Faça a íris:
8 - Crie o brilho superior e inferior:
9 - Desenhe a pupila, deixando-a bem preta e crie as sobrancelhas:
10 - Crie primeiro o nariz e depois faça as orelhas, que devem ir da linha superior dos olhos até a linha inferior do nariz. Um puco abaixo do nariz desenhe a boca:
11 - Desenhe o cabelo:
12 - Apague as linhas e desenhe um pescoço (para não perecer que a cabeça está voando):
Atividade:
Siga o passo a passo e desenhe seu mangá.
Anime X Mangá
ANIME
Anime é um termo que define os desenhos animados de origem japonesa e também os elementos relacionados a estes desenhos. No Japão, anime se refere a animação em geral.
O
anime é tradicionalmente desenhado a mão. Porém, com o desenvolvimento dos
recursos tecnológicos de animação, principalmente a partir da década de 1990,
muitos animes passaram a ser produzidos em computadores.
Os
temas abordados nos animes são bem variados (dramas, ficção, terror, aventura,
psicologia, romance, comportamento, mitologia, etc). Outra importante
característica dos animes atuais é a ocorrência de elementos tecnológicos nos
enredos das histórias.
O
anime faz muito sucesso no Japão e em vários países do mundo, incluindo o
Brasil. As animações são elaboradas para o cinema, televisão e revistas em
quadrinhos.
Exemplos
de animes que fizeram e ainda fazem sucesso no Japão e no mundo, clique sobre o nome e seja redirecionado ao anime em questão:
-
Digimon
- Doraemon
-
Medabots
-
Naruto
-
Noir
-
Pokémon
-
Sonic X
- O primeiro anime da história foi criado em 1907 no Japão. Era um história cujo personagem principal era um menino marinheiro.
Como Surgiu os ANIMES ? Toda Evolução dos Animes!
MANGÁ
O nome mangá é dado a todas as histórias em quadrinhos de origem japonesa. Essa palavra é resultado da junção de outras duas:
- MAN - que significa involuntário;
- GÁ - que significa imagem.
Além de ter origem japonesa, os mangás se diferenciam pelos seus desenhos e personagens em si. Assim como os animes, os mangás possuem características próprias e desenhos típicos.
Características
- Uma das características dos mangás está no próprio alfabeto japonês. Os ideogramas representam, alem de sons, ideias. É muito comum encontrar onomatopeias representadas por ideogramas do alfabeto japonês;
- Os mangás não são criados como os gibis que conhecemos. A sua leitura deve ser feita de "trás pra frente", considerando os moldes tradicionais. Ou seja, a história começa na última página e os quadrinhos são lidos da direita para a esquerda;
- Os volumes de mangás são compostos de aproximadamente 200 páginas. Assim sendo, as histórias são compridas e com muitos detalhes. Possuem diversos pontos de vista e, alem disso, conta com variações no número de quadrinhos, já que os autores (chamados mangakás) aproveitam o espaço disponível para transbordar os sentimentos e emoções nos desenhos que variam de tamanho;
- É comum encontrar mangás impressos em papel jornal, preto e branco. Devido ao grande número de páginas, tal atitude reduz os custos e os torna viável a todos os leitores;
- O principal ingrediente é a capacidade de fazer as pessoas mergulharem nas histórias, transparecendo suas emoções e sentimentos e encantando os leitores.
7 MANGAKÁS MAIS RICOS DO JAPÃO
AS DIFERENÇAS ENTRE ANIME E MANGÁ
Se você quer mesmo saber qual a diferença entre o Anime e o Mangá, leia até o final.
Vamos primeiramente falar sobre o Anime: que como o próprio nome já diz, é animação, ou seja, todo o desenho que passa na televisão e que seja de origem ou estilo Japonês ou Nipônico é ANIME. Apenas lembre de algum desenho japonês que passou na televisão ( Detonator Orgun, Yuyuhakuso, Dragon Ball, Fly, Shurato, Inuyasha, Cavaleiros do Zodíaco, etc.).
Lembrando que todos esses desenhos que mencionei acima tem seu próprio Mangá.
Agora falando sobre o Mangá, que é a palavra usada para designar as histórias em quadrinhos feitas no estilo japonês. No Japão, o termo designa quaisquer histórias em quadrinhos. Ou seja, qualquer desenho em quadrinho no estilo japonês, que geralmente é preto e branco é nomeado Mangá.
Vários Mangás dão origem a Animes para exibição na televisão, em vídeo ou em cinemas, mas também há o processo inverso em que os animes tornam-se uma edição impressa de história em sequência ou de ilustrações.
Lembrando que muitos Mangás que se tornam Animes acabam perdendo um pouco do público que lia o Mangá e vice-versa.
Por isso há sempre aquela dúvida, qual o melhor: Anime ou Mangá? ai vai de cada um...
Conclusão
ANIME = DESENHOS ANIMADOS DESENHADOS NO ESTILO JAPONÊS OU NIPÔNICO.
MANGÁ = DESENHO EM QUADRINHO NO ESTILO JAPONÊS OU NIPÔNICO.
http://workanime.blogspot.com.br/2009/10/diferenca-entre-manga-e-o-anime.html
Atividade:
Se divertir assistindo alguns desses animes e fazer um belo desenho daquele seu personagem favorito.
quarta-feira, 7 de agosto de 2013
Lendas (links)
1 - A LUA - http://www.cdpara.pa.gov.br/a_lua.php
2 - VITÓRIA-RÉGIA - http://sitededicas.ne10.uol.com.br/folk11.htm
3 - CURUPIRA - http://www.brasilescola.com/historiab/curupira.htm
4 - SACI-PERERE - http://www.suapesquisa.com/musicacultura/saci-perere.htm
5 - BOTO COR-DE-ROSA - http://www.brasilescola.com/folclore/boto-cor-de-rosa.htm
6 - LOBISOMEM - http://www.brasilescola.com/folclore/lobisomem.htm
7 - A MANDIOCA - http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/lenda_mandioca.htm
8 - PIRARUCU - http://www.sumauma.net/amazonian/lendas/lendas-pirarucu.html
9 - IARA - http://lendasdobrasil.blogspot.com.br/2010/10/lenda-da-iara.html
10 - MULA SEM CABEÇA - http://lendasdobrasil.blogspot.com.br/2010/10/lenda-da-mula-sem-cabeca.html
11 - ONÇA-BOI - http://contosdeadormecer.wordpress.com/2010/08/18/a-lenda-da-onca-boi-brasil-norte/
12 - ONÇA MANETA - http://www.sohistoria.com.br/lendasemitos/onca/ OU http://lendason-line.blogspot.com.br/2011/08/lenda-da-onca-maneta.html
13 - A LOIRA DO BANHEIRO - http://www.alemdaimaginacao.com/Noticias/a_loira_do_banheiro.html
14 - A PRINCESA DE JERICOACOARA - http://sitededicas.ne10.uol.com.br/folk20.htm
15 - DIAMANTES - http://vida-de-indio.blogspot.com.br/2011/02/lenda-do-diamante.html
16 - BOI BUMBÁ - http://lendasdobrasil.blogspot.com.br/2011/07/lenda-do-bumba-meu-boi.html
17 - CUCA - http://lendasdobrasil.blogspot.com.br/2010/10/lenda-da-cuca.html
18 - JOÃO DE BARRO - http://lendasdobrasil.blogspot.com.br/2011/05/lenda-do-joao-de-barro.html
19 - GRALHA-AZUL - http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/lenda_gralha_azul.htm
20 - JURUTAUÍ - http://www.sumauma.net/amazonian/lendas/lendas-juru.html
21 - NEGRO D'ÁGUA - http://www.sohistoria.com.br/lendasemitos/negro/
22 - COBRA HONORATO - http://sitededicas.ne10.uol.com.br/folk_cobra_norato.htm
23 - BOITATÁ - http://www.brasilescola.com/folclore/boitata.htm
24 - CABRA CABRIOLA - http://sitededicas.ne10.uol.com.br/folk15.htm
25 - NEGRINHO DO PASTOREIO - http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/negrinho_pastoreio.htm
26 - PAI DO MATO - http://www.sohistoria.com.br/lendasemitos/mato/
27 - UIRAPURU - http://www.qdivertido.com.br/verfolclore.php?codigo=18
28 - O MILHO - http://smec.salvador.ba.gov.br/net/piraja/lendas.htm
29 - ERVA-MATE - http://www.erva-mate.com/lenda_da_erva_mate.html
30 - MAPINGUARI - http://sitededicas.ne10.uol.com.br/folclore_mapinguari.htm
31 - BICHO-HOMEM - http://www.sohistoria.com.br/lendasemitos/bicho/
2 - VITÓRIA-RÉGIA - http://sitededicas.ne10.uol.com.br/folk11.htm
3 - CURUPIRA - http://www.brasilescola.com/historiab/curupira.htm
4 - SACI-PERERE - http://www.suapesquisa.com/musicacultura/saci-perere.htm
5 - BOTO COR-DE-ROSA - http://www.brasilescola.com/folclore/boto-cor-de-rosa.htm
6 - LOBISOMEM - http://www.brasilescola.com/folclore/lobisomem.htm
7 - A MANDIOCA - http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/lenda_mandioca.htm
8 - PIRARUCU - http://www.sumauma.net/amazonian/lendas/lendas-pirarucu.html
9 - IARA - http://lendasdobrasil.blogspot.com.br/2010/10/lenda-da-iara.html
10 - MULA SEM CABEÇA - http://lendasdobrasil.blogspot.com.br/2010/10/lenda-da-mula-sem-cabeca.html
11 - ONÇA-BOI - http://contosdeadormecer.wordpress.com/2010/08/18/a-lenda-da-onca-boi-brasil-norte/
12 - ONÇA MANETA - http://www.sohistoria.com.br/lendasemitos/onca/ OU http://lendason-line.blogspot.com.br/2011/08/lenda-da-onca-maneta.html
13 - A LOIRA DO BANHEIRO - http://www.alemdaimaginacao.com/Noticias/a_loira_do_banheiro.html
14 - A PRINCESA DE JERICOACOARA - http://sitededicas.ne10.uol.com.br/folk20.htm
15 - DIAMANTES - http://vida-de-indio.blogspot.com.br/2011/02/lenda-do-diamante.html
16 - BOI BUMBÁ - http://lendasdobrasil.blogspot.com.br/2011/07/lenda-do-bumba-meu-boi.html
17 - CUCA - http://lendasdobrasil.blogspot.com.br/2010/10/lenda-da-cuca.html
18 - JOÃO DE BARRO - http://lendasdobrasil.blogspot.com.br/2011/05/lenda-do-joao-de-barro.html
19 - GRALHA-AZUL - http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/lenda_gralha_azul.htm
20 - JURUTAUÍ - http://www.sumauma.net/amazonian/lendas/lendas-juru.html
21 - NEGRO D'ÁGUA - http://www.sohistoria.com.br/lendasemitos/negro/
22 - COBRA HONORATO - http://sitededicas.ne10.uol.com.br/folk_cobra_norato.htm
23 - BOITATÁ - http://www.brasilescola.com/folclore/boitata.htm
24 - CABRA CABRIOLA - http://sitededicas.ne10.uol.com.br/folk15.htm
25 - NEGRINHO DO PASTOREIO - http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/negrinho_pastoreio.htm
26 - PAI DO MATO - http://www.sohistoria.com.br/lendasemitos/mato/
27 - UIRAPURU - http://www.qdivertido.com.br/verfolclore.php?codigo=18
28 - O MILHO - http://smec.salvador.ba.gov.br/net/piraja/lendas.htm
29 - ERVA-MATE - http://www.erva-mate.com/lenda_da_erva_mate.html
30 - MAPINGUARI - http://sitededicas.ne10.uol.com.br/folclore_mapinguari.htm
31 - BICHO-HOMEM - http://www.sohistoria.com.br/lendasemitos/bicho/
O Folclore Brasileiro
Folclore são manifestações culturais presente nas diversas regiões brasileiras (norte, nordeste, sul, sudeste e central).
Em um estudo histórico não conseguimos definir um inventor para tais manifestações, essas foram construídas historicamente e passadas de indivíduo para indivíduo atraves das experiências na sociedade (festas, escola, televisão, internet, jornais, etc.).
O Folclore brasileiro é muito amplo e compreende desde manifestações artísticas culturais (teatro, música, escultura e danças), lendas ( Iara, Boi Bumbá, Boto cor de rosa, Mula sem cabeça, etc.) até brincadeiras (corda, amarelinha, bolinha de gude, pega-pega, etc.) e comidas típicas.
Entre as danças podemos citar: forró, frevo, reggae maranhense, samba, maracatu, dança caipira, congo, maculelê, carnaval, samba de roda, hip hop, entre outras.
Para identificar cada uma dessas manifestações citadas acima é necessário saber a sua região e estado de origem, costume do povo, em que época do ano acontece essa manifestação e sua história até os dias de hoje.
(Professora Iara Souza)
Responda as questões de acordo com o texto:
1 - O que é Folclore?
2 - Atualmente como tomamos conhecimento sobre manifestações culturais folclóricas?
3 - Quando realizamos um estudo histórico sobre as manifestações culturais folclóricas o que é importante saber para entendê-las?
4 - Escreva sobre uma das lendas citadas no texto.
segunda-feira, 10 de junho de 2013
Foto para impressão - autorretrato
Para você que vai trabalhar com o autorretrato e precisa imprimir sua foto, aqui vão algumas dicas:
1º abra o programa PAINT
2º clique em ABRIR
3º escolha a FOTO
4º selecione a ferramenta para RECORTAR a foto
5º selecione a parte a ser recortada ( só o ROSTO)
6º selecione EDITAR e em seguida COPIAR (ou simplesmente CTRL+C)
7º selecione ARQUIVO e NOVO
8º clique em NÃO
9º selecione EDITAR e COLAR (ou CTRL+V)
10º será colada somente a parte que você recortou da FOTO
11º caso sua foto esteja deitada, como no exemplo, clique em IMAGEM e IVERTER/GIRAR
12º e coloque a FOTO na posição correta
13º salve a imagem onde achar necessário
14º clique em IMPRIMIR
15º avance na 1ª tela
16º escolha a impressora correta e em AVANÇAR
17º selecione a 1º opção de impressão
18º clique em concluir pegue sua FOTO E VÁ DESENHAR!!!
Pronto agora é só você partir pro desenho.
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