sexta-feira, 1 de abril de 2011

A beleza

"A beleza natural é uma coisa bela; a beleza artística é a bela representação de uma coisa." (Kant)
A beleza não é um valor universal, o que é belo para você pode não ser para outra pessoa, de outra idade, outra cultura, outro sexo ou outro temperamento.
Aquilo que o emociona num determinado dia, pode não parecer tão belo alguns dias depois, quando você estiver em outro estado de espírito, ou tiver visto ou ouvido outras coisas.
A melhor maneira de se apreciar a arte é estar atento para o prazer que ela transmite e tentar perceber o que o causa e de onde vem esse prazer.
A beleza está condicionada a diferentes critérios, conforme o tempo, o lugar, o sexo, a idade e o grupo ao qual pertencemos. E arte e o belo não são, portanto, conceitos universais.
O prazer do belo depende também de nosso estado de espírito. Se estamos alegres, ficamos mais sensíveis às obras que nos transmitem alegria, ou o contrário, reproduzindo nosso humor.
"Somos insensíveis à beleza porque não respeitamos a verdade e a bondade." (Herbert Read, 1962)
Atividade:

Texto reflexivo: Você entendeu o que é beleza? O que é beleza pra você?

4 comentários:

  1. dois momentos que gostaria de discutir: quando a beleza é condicionada e quanto a beleza universal. o belo pode ser clássico, da realidade e comunicação . temos conceitos universal e individual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu concordo com você, contudo, o que pude entender o texto trata de uma beleza subjuntiva, refere-se a forma como você olha uma determinada obra de arte. Esta obra pode lhe transmitir repulsa, mas, mesmo assim ter sua belesa. Isto depende de como você se encontra ao observa-la.

      Excluir
    2. Excelente! É isso mesmo, estamos falando de uma beleza que depende do ponto de vista e sentimento individual e não do padrão de beleza estabelecido pela sociedade.

      Excluir

Obrigada pelo comentário, responderei assim que possivel.