sexta-feira, 24 de abril de 2020

O estudo do corpo humano na arte

Você já notou que o corpo humano é muito estudado pelos artistas?
Observe as obras abaixo, com atenção:

Homem Vitruviano - Leonardo Da Vinci




Desenhos das dissecções do "Velho"


O Útero – o desenho anatômico mais famoso do artista

A lição de anatomia do Dr. Tulp (1632) - Rembrandt Harmenszoon van Rijn

Agora observe imagens do corpo humano, usadas normalmente nas aulas de ciências:







O ensino de Arte é multidisciplinar. Para que um artista execute determinada obra, são necessários conhecimentos de diferentes áreas, como Química, Matemática, Física, Sociologia, entre outras. Muitos artistas que estudavam desenho ou pintura da anatomia humana utilizavam corpos de cadáveres para praticar. Essa era uma forma de entender a estrutura e o movimento do corpo. 
Os desenhos de Leonardo da Vinci são registros desse tipo de estudo, pois ele foi, também, um estudioso de ciências e engenharia. Já a pintura citada de Rembrandt foi feita por encomenda da Associação de Cirurgiões de Amsterdã, na Holanda. Na época, diferentes pessoas ou associações contratavam pintores para que realizassem obras sobre suas profissões. O quadro retrata uma aula de anatomia do dr. Nicolaes Tulp, que aparece na imagem de chapéu, e representa a dissecação de um cadáver. As aulas de anatomia aconteciam então em auditórios e reuniam muitas pessoas curiosas para aprender sobre o corpo humano. 

O que você sabe a respeito do funcionamento do corpo humano?

* Que partes do corpo você reconhece nos desenhos de Leonardo da Vinci e quais são as funções? 
* Que tipo de atividade você faz, que usa o corpo? 

A Vênus de Willendorf
Uma das primeiras representações do corpo humano na arte que se tem conhecimento são as Vênus do período paleolítico, entre elas, a Vênus de Willendorf, uma pequena escultura tida como uma representação humana de proporções irreais da anatomia feminina.

Escultura de mármore Laocoonte e seus filhos atualmente exposta no Museu do Vaticano. Imagem: Epoch Times.
No período renascentista com a influência do greco-romano antigo e os estudos sobre perspectiva, a principal característica é demarcada pela anatomia bem representada. Parte disso advém dos padrões artísticos grego que buscavam retratar a figura do ser humano com extrema complexidade, algo facilmente encontrado nas esculturas dessa época. A exemplo disso cabe ressaltar a escultura chamada de Laocoonte e seus filhos que data do período helenístico onde se é possível encontrar um estudo extraordinário dos músculos e do movimento do corpo humano, expressões faciais bem representadas e carregadas de sentimentos.

O discóbolo, de Míron (século V a.C.)


Discóbolo (Lançador de discos) é uma famosa estátua do escultor grego Mirón - produzida em torno de 455 a.C. - que representa um atleta momentos antes de lançar um disco.
Mirón representa o corpo em seu momento de máxima tensão, esse esforço porém, não é refletida  na face  do atleta. Outras  características da escultura são a harmonia, o balanceamento e a simetria das proporções corporais. Assim como tantas outras obras gregas, perdeu-se o original feito de bronze e restaram apenas cópias romanas.

AGORA É A SUA VEZ!

Agora é a sua vez de fazer um desenho do corpo humano e pra isso você vai usar um MODELO VIVO. Como assim?! Bom, como você está em casa de quarentena, irá pedir para alguém da família ficar parado numa determinada posição (a escolha de vocês), e irá desenhá-la. Capriche e guarde o desenho para o retorno às aulas, coloque a data.

* O que achou da atividade?
* Como foi a experiência de desenhar outra pessoa? Gostaria de ser o modelo vivo de alguém?


HABILIDADES
(EF69AR02A) Conhecer e explorar diferentes estilos visuais de obras de arte de autores, épocas e culturas , contextualizando-as ao seu contexto sociocultural .
(EF69AR03A) Conhecer e analisar como as modalidades das artes visuais interagem entre si e se integram a outras linguagens e modalidades.
(EF69AR07A) Dialogar sobre sua produção visual, explorando diferentes princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos e processos de criação.
(EF69AR31A) Conhecer e relacionar as práticas artísticas aos diferentes contextos socioculturais, por meio de projetos de pesquisa.

2 comentários:

Obrigada pelo comentário, responderei assim que possivel.