quinta-feira, 25 de junho de 2020

Gêneros Musicais Brasileiros - Samba

No Brasil, a população possui uma relação intensa com a música. O povo brasileiro, de forma geral, é bastante musical, apreciando essa forma de arte em seu dia a dia e nos momentos de lazer.
O país é muito diverso e heterogêneo culturalmente, e apresenta distintos estilos musicais dependendo da região. Entretanto, alguns se destacam e fazem sucesso em todo território.
Confira a história, as principais características e os maiores representantes dos principais gêneros musicais do Brasil. Hoje falaremos do Samba:

Samba
Roda de Samba - obra do artista Carybé

O samba é um tipo de música inteiramente brasileiro, criado sobretudo pelos negros a partir de influências africanas no período colonial.

Por bastante tempo foi visto como uma cultura inferior, marginalizada por conta de suas origens. Entretanto, como sempre fez parte da identidade do povo brasileiro, esse estilo de música (e de dança também) resistiu e segue forte no país, sendo que hoje o samba de roda baiano e o samba carioca foram elevados a patrimônio imaterial brasileiro.

Ao longo dos anos esse gênero musical também sofreu várias subdivisões, resultando em:
  • Samba de Roda
  • Pagode
  • Samba de Partido Alto
  • Samba-enredo
  • Samba-canção
  • Samba-exaltação
  • Samba de Breque
  • amba de Gafieira

São muitos os cantores e compositores que fazem samba. Alguns nomes importantes desse gênero são: Arlindo Cruz, Alcione, Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Beth Carvalho, Paulo César Pinheiro, Clara Nunes, entre outros. 

Agora escute uma música de Arlindo Cruz:


Responda:

1 - Você e sua família já conheciam estas 8 subdivisões do samba?
2 - Vocês curtem o samba? 
3 - Curtem alguma subdivisão específica do samba? Qual(s)?
4 - Depois de ouvir a musica acima, faça um desenho ou grave um vídeo sambando.

(EF04AR13) Contextos e Práticas - Identificar e apreciar gêneros musicais (populares e eruditos) próprios da cultura de diferentes países.
(EF04AR11) Explorar, criar e improvisar movimentos dançados de modo individual, coletivo e colaborativo, a partir das manifestações da dança presentes na cultura brasileira, utilizando-se dos elementos estruturantes da dança.

FONTE: 
https://www.todamateria.com.br/generos-musicais-brasileiros/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário, responderei assim que possivel.