quarta-feira, 22 de abril de 2020

Tradições do Brasil

OBSERVAÇAO: Leia os textos, observe as imagens e copie em seu caderno de desenho somente as questões (respondendo-as). 


TRADIÇÕES DO BRASIL

Bumba-meu-boi, década de 1990.
J. Borges. Xilogravura, 66 X 48 cm.
Memorial J. Borges, Bezerros (PE).
PRIMEIROS CONTATOS

O Brasil é um país rico em festas populares, como a representada pelo artista J. Borges nesta imagem. O Bumba meu boi é uma festa baseada em uma lenda, uma história tradicional contada pelo povo.
1 - Você já esteve em alguma festa popular?
2 - Conhece alguma lenda? Qual?

A FESTA DO BOI

O Bumba meu boi é uma festa popular que conta a história do roubo de um boi muito bonito, festejada com apresentações, músicas e danças. Suas personagens são retratadas por artistas brasileiros, como o ceramista Manuel Eudócio.

O Bumba meu boi aquece as ruas no centro histórico de São Luís (MA). Foto de 2015.
Cavalo marinho e boi (do conjunto do Bumba meu boi), sem data.
Manuel Eudócio. Cerâmica policromada, 24 e 19 cm de altura. Coleção particular.
Leia o texto a seguir:

A história que envolve a dança é a seguinte: Um rico fazendeiro possui um boi muito bonito, que inclusive sabe dançar. Pai Chico, um trabalhador da fazenda, rouba o boi para satisfazer sua mulher Catarina, que está grávida e sente uma forte vontade de comer a língua do boi. O fazendeiro manda seus empregados procurarem o boi e quando o encontra, ele está doente. Os pajés curam a doença do boi e descobrem a real intenção de Pai Chico, o fazendeiro o perdoa e celebra a saúde do boi com uma grande festividade.
O bumba meu boi possui diversas denominações em todo o Brasil. No Maranhão, Rio Grande do Norte e Alagoas a dança é chamada de bumba meu boi, no Pará e Amazonas, boi-bumbá, em Pernambuco, boi-calemba, na Bahia, boi-janeiro, etc.

Bumba Meu Boi (vídeo)

Nesse vídeo é comentado a história do Bumbá Meu Boi Bumbá e seus diferentes nomes, dependendo da região do Brasil. Apresenta os três ritmos e suas características conhecidas como sotaques. Comenta também sobre suas lendas, figurinos e outras características desse folclore brasileiro.
Idioma: Português
Palavras-chave: Dança. Bumba meu boi. Folguedos. Dança dramática.
Duração: 07min10s
* Todas as informações contidas nesse vídeo referem-se ao período de sua edição.

Observe a imagem do Bumba meu boi feita pelo artista brasileiro Cândido Portinari:

Bumba-meu-boi (1959) - Cândido Portinari
óleo sobre madeira, 32,5 X 32,5 cm. Coleção particular.

3 - Você encontra nela alguma das personagens mencionadas no texto anterior?

Observe a imagem do Bumba meu boi criada pelo gravurista brasileiro Airton Marinho:

Cazumbá, 2009. Airton Marinho.
Xilogravura, sem data. Coleção particular.
O artista destacou em primeiro plano a figura do boi e a do homem com uma estrela no peito. Quem você acha que é a figura principal? Por quê?

4 - Repare nas roupas das personagens. Como são os desenhos delas?
5 - Na imagem, alguém está vestido de boi? Como será a postura do corpo dessa pessoa dentro da fantasia?
6 - Você pode representar com seu corpo essa postura?

O gravurista Airton Marinho imprime uma de suas obras. Sem data.
Leia o texto:

[...] A música é um elemento fundamental no Bumba meu boi. O canto normalmente é coletivo, acompanhado de matracas, pandeiros, tambores e zabumbas, embora se encontrem, em raros casos, instrumentos mais sofisticados, como trombones, clarinetas etc.



A voz também é um instrumento

Cada instrumento musical tem um som próprio característico.
* Você conhece o som dos instrumentos citados no texto acima? Pesquise cada um deles na internet e ouça o som que faz.
Nossas vozes também têm sua identidade: cada um fala e canta de maneira pessoal.
* Vamos falar e ouvir como os outros falam ou cantam? Escolha uma frase de um texto ou de uma canção que você aprecia e fale ou cante para a família.

7 - Depois de aprender tudo isso sobre a tradicional festa do Bumba-meu-boi, faça um desenho representando-a. Seja o artista da vez!




HABILIDADES
(EF15AR23) Reconhecer e experimentar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas.
(EF15AR14) Perceber e explorar os elementos constitutivos e as propriedades sonoras da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musical.

4 comentários:

  1. 𝑎𝑐ℎ𝑒𝑖 𝑒𝑠𝑠𝑎 𝑡𝑎𝑟𝑒𝑓𝑎 𝑚𝑢𝑖𝑡𝑎 𝑙𝑒𝑔𝑎𝑙 𝑒 𝑖𝑛𝑡𝑒𝑟𝑒𝑠𝑠𝑎𝑛𝑡𝑒

    ResponderExcluir
  2. Parabéns. Excelente material. Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  3. Muito rico, este material. Obrigada!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, responderei assim que possivel.