sexta-feira, 29 de maio de 2020

Imagem e imaginação

Imagens e narrativas

Como as imagens podem contar histórias? Há limitações no que uma única imagem é capas de narrar sozinha, como nas manifestações das artes visuais que são estáticas: uma pintura, uma escultura ou uma fotografia, por exemplo. Afinal, uma narrativa ocorre com um tempo, tem começo meio e fim, o que elas não têm.

História em quadrinhos

Quando uma narrativa é feita em forma de texto, sem imagens, o leitor precisa imaginar os personagens, seus gestos e suas expressões em cada momento. As histórias em quadrinhos, ou HQs, abreviação que também é usada para se referir a elas, são uma forma de arte que busca combinar esses dois elementos: imagens e texto.

Nas histórias em quadrinhos, as imagens são representadas em sequências de quadrinhos, combinadas com as falas e os pensamentos escritos dentro de balões desenhados, além de outros recursos para representar sons e gestos.

Modelo Charge do Snoopy, Tema: Amor

Desde que surgiram, há pouco mais de cem anos, as histórias em quadrinhos se tornaram uma forma muito popular de contar histórias para crianças, jovens e adultos. Colocar em sequência mais de uma imagem para contar uma história não é um recurso usado só pelos quadrinhos. Em outras épocas, esse recurso foi utilizado muitas vezes, em diferentes culturas.

Precursores das histórias em quadrinhos:

Antigo Egito a 3 mil anos

As aventuras de Nhô Quim, 1896

EM SEU CADERNO

Atividade 1: Responda às questões.

1- O que acontece nessa sequência de quadrinhos?

2- Como os sons são representados?

3- E os gestos, como são indicados?

Tirinha de “Macanudo”, de Linears

Atividade 2: Preencha os balões de acordo com a imagem.

Tirinha “Turma da Mônica”, por Maurício de Souza

Obs.: Pode copiar os desenhos se quiser, senão só coloque as respostas no caderno de Arte.

By Professora Luciene - EMEF M`Boi Mirim I

Boa aula!

3 comentários:

Obrigada pelo comentário, responderei assim que possivel.