quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Improvisação

Atividade 1: Antes de iniciar a leitura da atividade, responda em seu caderno:

1 - O que é improvisação para você?
2 - Já assistiu algo que continha a improvisação? O que? Como foi?
3 - Você já realizou alguma atividade de improvisação? Onde? Conte-nos como foi esta experiência?
___________________________________________________________________________________________

Atividade 2: Copie em seu caderno de desenho o significado de improvisação e o texto abaixo:

 


Improvisação no teatro

Com o propósito de atingir uma criação com maior espontaneidade no teatro, as peças que utilizam este artifício simulam uma improvisação. Assim como, na música, os instrumentistas e cantores podem improvisar com liberdade em suas apresentações, no teatro de improvisação, os atores e atrizes agem de forma a inventar uma história.
Na história mundial do teatro, uma das peças de improvisação mais famosas chama-se L' Improm de Versalles, em português, O Improviso de Versalhes. De autoria de Moilère, a peça foi uma das pioneiras a utilizar o artifício da improvisação. A obra é citada como influência de autores contemporâneos e seu modelo é bastante utilizado como base para peças de improviso. Em meados do século XX, o gênero reaparece em uma obra de Pirandello, Esta Noite se Representa do Improviso, feita em 1920.

___________________________________________________________________________________________

Atividade 3: Assista abaixo uma apresentação teatral totalmente voltada para a improvisação:


___________________________________________________________________________________________

Atividade 4: Pesquise:

Realize uma pesquisa rápida, em seu caderno de desenho, sobre o grupo Barbixas. Procure quem são, desde quando fazem este tipo de apresentação, quantos artistas fazem parte do grupo, onde costumam se apresentar, etc. E procure por um outro grupo que trabalhe da mesma forma.

___________________________________________________________________________________________

Atividade 5: Colocando em prática!

Agora é a sua vez de improvisar, sozinho(a), ou com alguém da família, realize uma cena rápida de improviso, o tema da sua apresentação é: "Estudos a distância em tempo de Pandemia". Filme e me envie por WhatsApp, e-mail ou Google Classroom.




FONTES:


(EF07AR23) Explorar e criar improvisações e composições, entre outros, utilizando vozes, sons corporais, instrumentos convencionais ou não convencionais e/ou outros materiais sonoros, expressando ideias musicais de maneira individual, coletiva e colaborativa.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo seu site, você nos ajuda bastante com seus conteúdos. Sou professora de Arte e sempre pego algo aqui para enriquecer meu conteúdo. Muitíssimo obrigada.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, responderei assim que possivel.