quarta-feira, 17 de junho de 2020

Arte, política e sociedade


Cena do espetáculo Tempo suspenso, da Cia. Artesãos do Corpo (2016).

Cena do espetáculo Baque, da Cia. De Danças de Diadema (2001).


Observe as imagens e responda:

1 – O que cada uma das imagens mostra?
2 – Há algo em comum entre as duas?
3 – Quais situações você diria que estão sendo representadas em cada uma delas?
4 – Quais elementos presentes nas imagens lhe fazem pensar em uma situação ou outra?
5 – Para você, quais sentimentos as imagens evocam? Por quê?
6 – Você relaciona as imagens a situações da realidade atual? Quais e por quê?

Dança e realidade

Os artistas podem ter muitas motivações para realizar seus trabalhos. Para alguns, a arte é uma expressão profundamente pessoal e subjetiva. Em certas épocas e culturas, as manifestações artísticas podem  também estar ligadas a um pensamento dominante sobre o que é ou não considerado arte, e o que o artista pensa ou sente é pouco visível em suas obras, porque elas são a expressão da visão do mundo de determinado grupo social. Para outros artistas, porém, em diferentes épocas e culturas, a arte é manifestação do que pensam  e veem no mundo, uma forma de assumir uma posição crítica frente à realidade social e política que os cerca. Eles relacionam sua arte a estas situações de diferentes maneiras, algumas vezes para lançar luzes sobre o assunto, outras procurando transformar a realidade de forma mais direta.

Movimento: dança e migração

A preocupação em abordar temas da realidade, do ser humano e suas relações em sociedade, seus problemas e conflitos, pode ser encontrada na arte em vários períodos, mas são mais presentes em épocas e culturas em que a arte é concebida como parte da sociedade, e não algo fora ou distante dela. Na dança, por exemplo, por muito tempo prevaleceu um ideal ligado a temas mais etéricos, ou seja, relacionados ao sublime, ao celeste e ao delicado. Aos poucos, os artistas adquiriram liberdade expressiva e passaram a relacionar a dança a temáticas cotidianas, próximas à vida das pessoas. Nesse sentido, alguns artistas e obras passam a lidar com temas sociais, abordando questões de cunho político, fazendo da dança também um campo de reflexão sobre as relações humanas.
  
Cena do espetáculo Baque, da Companhia de Danças de Diadema (2001).


Observe a imagem e responda:

7 – Como você percebe os elementos presentes na imagem?
8 – Você a associa a situações cotidianas? Quais?
9 – Compare a segunda imagem desta aula, em que o homem bebe água em uma bacia, com esta. Você vê alguma relação entre as duas?

O espetáculo mostrado nessas imagens chama-se Baque, de 2001, e é da Companhia de Danças deDiadema, região metropolitana de São Paulo. O grupo é subsidiado pela prefeitura da cidade de Diadema, tem 22 anos e 26 obras em seu repertoria. Essas obras são de diversos coreógrafos de diferentes lugares do Brasil. O coreógrafo de Baque se chama Mário Nascimento e, apesar de ser de São Paulo, tem a própria companhia em Minas Gerais, a Cia. Mário Nascimento.
Baque faz um estudo coreográfico acerca do que seria o instante da vida de um migrante no seu novo lugar, um homem que, em função da fome e da sede, se muda para um grande centro urbano do Brasil. As bacias de alumínio são utensílios comuns em regiões do Nordeste do país e fazem referência direta às migrações de pessoas do Nordeste provocadas pela seca, muito comuns especialmente no século 20, fazendo com que metrópoles como São Paulo e Rio de Janeiro recebessem um contingente enorme de migrantes, os chamados retirantes. Baque retrata o choque de processo de adaptação do migrante, da assimilação dos novos costumes em conflito com os hábitos trazidos de seu local de origem, que dificilmente chega a abandonar completamente. Essa mistura de experiencias gera a formação de uma nova maneira de existir para o migrante e dá às metrópoles características peculiares, a partir dessas fusões culturais. Essa temática é o ponto de partida da criação do espetáculo: a do baque que sente uma pessoa ao se deslocar de seu lugar de origem para um lugar desconhecido e diferente. Para abordar essas diferenças, as escolhas coreográficas do espetáculo variam em sua dinâmica, passando por momentos de grande brutalidade a outros de muita fragilidade.



Atividade – Histórias de migração – entrevista

Você fara uma entrevista com algum migrante, pode ser da família ou não. Faça as seguintes perguntas e acrescente as que quiser se achar necessário.
1 – De que cidade ou país você veio?
2 – Quais as razoes que impeliram a saída de seu lugar de origem?
3 – Como foram seus primeiros momentos no lugar escolhido?
4 – Você guarda costumes de seu local de origem?
5 – Adquiriu outros costumes no novo local? Quais?
6 – Foi bem recebido pelos moradores locais quando chegou à nova cidade ou país?
7 – Como se sente atualmente no local onde vive?

OBS.: Caso for entrevistar alguém que não more contigo, procure fazer via WhatsApp, telefone ou qualquer outro meio que não seja necessário sair de casa.

FONTES:
BOZZANO, Hugo Luis Barbosa. Janelas da Arte: 9º ano / Hugo Luis Barbosa Bozzano, Perla Frenda, Tatiane Gusmao. – 2. Ed. – Barueri [SP]: IBEP, 2018.

HABILIDADES:
9º (EF9AR10) Explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado nas diferentes manifestações da dança contemporânea, abordando, criticamente, o desenvolvimento da dança em sua história tradicional e contemporânea.

4 comentários:

Obrigada pelo comentário, responderei assim que possivel.