quarta-feira, 3 de novembro de 2021

ARTES VISUAIS

Sendo uma das linguagens da Arte, as Artes Visuais são um conjunto de manifestações artísticas como: desenho, pintura, escultura, arquitetura, artesanato, fotografia, cinema, design, arte urbana, entre outros.

O conceito de arte visual está relacionado ao ato de visualizar - “ver” - por isso, integra as artes em que a fruição, ou seja, a apreciação, acontece por meio da visão.

DESENHO

Desenho é uma forma de manifestação da arte, onde o artista transfere para o papel imagens e criações da sua imaginação. É basicamente uma composição bidimensional (algo que tem duas dimensões) constituída por linhas, pontos e forma.

Para se aprofundar um pouco mais em desenho acesse: https://alicearteducacao.blogspot.com/2010/11/o-desenho.html.

PINTURA

Pintura é a técnica artística de aplicação de tinta pastosa sobre uma superfície, geralmente uma tela, mas pode ser também papel ou parede. O que difere o desenho da pintura, é que uma utiliza material seco e a outra, por sua vez, pigmentos líquidos.

ESCULTURA


A escultura é a arte de transformar matéria bruta (pedra, metal, madeira etc.) em formas espaciais com significado. Quando dizemos “formas espaciais”, queremos dizer formas em terceira dimensão, isto é, com volume (altura, largura e profundidade).
Das artes visuais, a escultura é uma das que mais estabelecem interação com o grande público. Isso porque, geralmente, elas são pensadas e produzidas com a finalidade de ocupar espaços públicos.

ARQUITETURA

A Arquitetura é um tipo de manifestação artística muito antiga e que reúne construções e/ou edificações que apresentam um propósito ou finalidade. É a arte e técnica de projetar uma edificação ou um ambiente de uma construção. É o processo artístico e técnico que envolve a elaboração de espaços organizados e criativos para abrigar diferentes tipos de atividades humanas.

FOTOGRAFIA


Consiste na técnica de captura de luz através de equipamento especifico para obtenção de uma imagem. Esse equipamento por sua vez, a câmera fotográfica, é instrumento de trabalho dos fotógrafos que para operá-las, são dotados de estudos e técnicas necessárias para saber usar os recursos da câmera para melhor aproveitamento do objeto a ser fotografado.
A fotografia desde sua existência ganhou o cotidiano do homem para registrar momentos importantes. Ela foi e continua sendo a única forma de eternizar algo que é importante, seja esse algo um lugar, um objeto, um momento especial ou até mesmo pessoas especiais. A fotografia foi um importante instrumento para gravar momentos sobre a história da humanidade.

CINEMA


O cinema compartilha com outras artes visuais o fato de ser uma linguagem. A linguagem cinematográfica, desde sua invenção passou por uma série de modificações que acompanharam o progresso da fotografia e de outras tecnologias. Os filmes também já possuíram diversos formatos: dos que possuíam apenas um minuto, ao preto e branco, sem falas, seguidos por filmes falados, coloridos e de longa duração. Entre os gêneros cinematográficos mais comuns podemos destacar os documentários, filmes de ficção, filmes de arte e vídeo-arte.

DESIGN

Sua etimologia não há uma tradução 100% certa, mas em um termo podemos descrever como o desenho industrial. No dicionário é dita como a disciplina que visa à criação de objetos, ambientes, obras gráficas, etc. e que sejam ao mesmo tempo funcionais, estéticos e conformes com os imperativos da produção industrial.
Um profissional de design é conhecido como designer. Este pode estar à frente de várias áreas de atuação, são elas:
- Design de produto - Também conhecido como design industrial, trabalha com a parte de desenho em objetos tridimensionais como foco no usufruto humano, exemplos simples são os móveis e eletrodomésticos.
- Design visual - É o design aplicado à comunicação que tem objetivo a transmissão de qualquer tipo de mensagem ao homem.
- Design de moda - Aplicado à concepção e produção de peças da indumentária. Não confundir com Estilismo cuja atividade foca mais em estilo e modismos.
- Design de interiores - Consiste na técnica de planejar e organizar espaços, escolhendo e/ou combinando os diversos elementos de um ambiente, estabelecendo relações estéticas e funcionais, em relação ao que se pretende produzir no cômodo.
- Design gráfico - Meio de estruturar e dar forma à comunicação impressa, onde se trabalha com imagem e texto. No design gráfico atual, trabalham-se também com as técnicas para o meio digital, na criação de sites, softwares e jogos.

GRAVURA



Gravura é o termo que designa, em geral, desenhos feitos em superfícies duras - como madeira, pedra e metal - com base em incisões, corrosões e talhos realizados com instrumentos e materiais especiais. Ao contrário do desenho, os procedimentos técnicos empregados na gravura permitem a reprodução da imagem. Nessa medida, uma gravura é considerada original quando resultado direto da matriz criada pelo artista, que com essa base imprime a imagem em exemplares iguais, numerados e assinados. Em função da técnica e do material empregados, a gravura recebe uma nomenclatura específica: litografia, gravura em metal, xilogravura, serigrafia etc.

HISTÓRIA EM QUADRINHOS



História em quadrinhos - ou HQ - é o nome dado à arte de narrar histórias através de desenhos e textos em sequência, normalmente na horizontal.
Essas histórias possuem os fundamentos básicos das narrativas: enredo, personagens, tempo, lugar e desfecho. No geral, apresentam linguagem verbal e não-verbal.

COLAGEM

Arte Colagem de um dos ícones do gênero Pop Art, o artista visual Richard Hamilton.

A colagem é um procedimento técnico artístico de utilizar várias matérias que podem, ou não, variar a textura, umas sobre as outras ou lado a lado, formando um motivo ou uma nova imagem.
A colagem como técnica tem surgimento datado da história antiga, entretanto teve seu valor artístico reconhecido a partir do século XX, com sua utilização no Cubismo, antes disso, era considerada ou brincadeira de criança, ou manifestação artística popular e desprovida de fundamentação crítica. A utilização de diversos materiais sobre um suporte, como madeira, pedaços de jornal e objetos, faz da colagem uma técnica que põe em questão os limites entre pintura e escultura.

MOSAICO


O mosaico é uma arte decorativa milenar que reúne pequenas peças de diversas cores para formar uma grande figura. Do grego, o termo mosaico (mouseîn) é relativo às musas.
Representam a colagem próxima de pequenas peças, formando um efeito visual (seja um desenho, figura, representação) que envolve organização, combinação de cores, de materiais e de figuras geométricas, além de criatividade e paciência.
Até hoje o mosaico é utilizado nas artes e pode ser formado por diversos tipos de materiais (tesselas) em formatos distintos: pedaços de vidro, plástico, papel, cerâmica, porcelana, pedras preciosas, mármore, granito, marfim, grãos, miçangas, conchas, azulejos, ladrilhos, dentre outros.

ARTE URBANA

A Arte Urbana (street art, em inglês) é um tipo de arte encontrada nos espaços urbanos. Manifesta-se por meio de intervenções, performances, grafite, teatro, dentre outras.

Exemplos de Arte Urbana

Diversas técnicas são utilizadas pelos artistas de rua, embora a intervenção “grafite” seja a mais conhecida. Segue abaixo alguns exemplos de arte urbana.




Grafite

Grafites são desenhos estilizados feitos geralmente com tinta sprays nas paredes de edifícios, túneis e ruas.
Há muitas técnicas de grafite e atualmente os trabalhos em 3d chamam a atenção dos críticos e das pessoas que circulam pela cidade.





Stencil

Parecido com o grafite, o stencil - em português estêncil - utiliza a técnica de recortar um papel rígido e usá-lo como molde. A tinta empregada geralmente é o spray, usada para fixar as ilustrações e desenhos nas ruas, postes e paredes.
Esse é um método mais prático no momento de se fazer as intervenções.





Poemas Urbanos


Poemas urbanos são qualquer manifestação literária que surge no ambiente urbano, seja nos bancos, paredes, postes.
É uma forma interessante de levar a linguagem literária para os locais de grande circulação de pessoas.



Arte em adesivos (Sticker Art)


Sticker art é o termo em inglês para a arte em adesivos. Esse tipo de manifestação utiliza a aplicação de adesivos pela cidade.
É uma forma rápida e discreta de intervenção no cenário urbano.






Cartazes "lambe-lambe"
Os cartazes são um tipo de intervenção urbana muito comum.
Também chamados de "cartazes lambe-lambe", eles são papéis impressos ou produzidos manualmente que são fixados com cola pelas ruas das cidades em postes, praças, muros ou edifícios.



Instalações Artísticas

São inúmeros os tipos de instalações artísticas como exemplos de arte de rua.
Podem ser produzidas utilizando objetos de materiais distintos e têm o intuito de provocar uma mudança no cenário já existente.





HABILIDADES:
(EF01AR01) Identificar e apreciar desenho, pintura, modelagem e colagem como modalidades das artes visuais, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
(EF02AR01) Identificar e apreciar desenho, pintura, modelagem e escultura como modalidades das artes visuais tradicionais e contemporâneas presentes na cultura local e paulista, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
(EF02AR02) Explorar e reconhecer elementos constitutivos do desenho, da pintura, da modelagem e da escultura em suas produções.
(EF03AR01) Identificar e apreciar desenho, pintura, escultura e gravura como modalidades das artes visuais tradicionais e contemporâneas presentes na cultura paulista, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
(EF03AR02) Explorar e reconhecer elementos constitutivos do desenho, da pintura, da escultura e da gravura em suas produções.
(EF04AR01) Identificar e apreciar pintura, colagem, gravura e histórias em quadrinhos como modalidades das artes visuais tradicionais e contemporâneas presentes na cultural brasileira, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
(EF04AR04) Experimentar pintura, colagem, histórias em quadrinhos e gravura por meio de técnicas convencionais e não convencionais, fazendo uso sustentável de materiais e instrumentos.
(EF05AR01) Identificar e apreciar desenho, pintura, fotografia e vídeo como modalidades das artes visuais tradicionais e contemporâneas presentes na cultura brasileira e de outros países, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
(EF06AR01) Pesquisar, apreciar e analisar dobradura, gravura, lambe-lambe e animação nas artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
(EF07AR01) Pesquisar, apreciar e analisar mosaico, escultura, muralismo e assemblage nas artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
(EF08AR01) Pesquisar, apreciar e analisar desenho, pintura, modelagem, escultura e outras modalidades produzidas por culturas indígenas (brasileiras e latinoamericanas) e africanas de diferentes épocas, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
(EF09AR01) Pesquisar, apreciar e analisar fotografia, grafite, escultura, intervenção e outras modalidades da arte pública contemporânea em obras de artistas brasileiros e estrangeiros e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

FONTES:
https://www.todamateria.com.br/o-que-sao-artes-visuais/#:~:text=As%20artes%20visuais%20s%C3%A3o%20um,%2C%20arte%20urbana%2C%20entre%20outros.&text=Por%20sua%20import%C3%A2ncia%20e%20dimens%C3%A3o,superior%20em%20%E2%80%9CArtes%20Visuais%E2%80%9D.
https://brasilescola.uol.com.br/artes/desenho.htm
https://www.artesvisuais.net/pintura.php
https://brasilescola.uol.com.br/artes/escultura.htm
https://www.todamateria.com.br/o-que-e-arquitetura/
https://imagens-revista-pro.vivadecora.com.br/uploads/2019/07/O-que-faz-um-arquiteto.jpg
https://www.artesvisuais.net/fotografia.php
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ5tzbLdHaM2mQcn1IHms9nFxnIJidkWQVCww&usqp=CAU
https://comps.gograph.com/photographer_gg71680510.jpg
https://media.istockphoto.com/vectors/cinema-clipart-of-3d-realistic-objects-vector-id896395278
http://www.gonzaga.com.br/z1files/pub/130944176648453_Cinema-e-video-arte.pdf
https://www.artesvisuais.net/design.php
https://blogger.googleusercontent.com/img/proxy/AVvXsEgJeGg0VpYJ8PDx3JqdxOfxb2YqB3ofx2TFsjUexYtwegTSeieLQBYToh-J87GkQgOySPY64gPlNz-D-2JGcPYA4rSOlPdFSPAdmdHbR_zmv_XZFdasW-jHqIwo6WwnxjXrPWbhK5hs4G9A-ig5IJ9s1F9NM91ZSwO1lsa5M65MQ2tm2uMAd-FLYCpZ_g=
https://www.todamateria.com.br/arte-urbana/
https://network.grupoabril.com.br/wp-content/uploads/sites/7/2020/08/grafitehc_externa_001.jpeg?quality=70&strip=info&w=1024
https://c.wallhere.com/photos/1a/64/city_urban_streetart_love_stencil_heart_amor_heartbreak-864311.jpg!d
https://i.pinimg.com/originals/e8/42/44/e842441d36207cd1448e9656be5a925a.jpg
https://f.i.uol.com.br/fotografia/2018/09/06/15362762065b91b6ee8c831_1536276206_3x2_lg.jpg
https://img.elo7.com.br/product/original/36E7DAA/lambe-lambe-varios-tamanhos-3-cartazes-por-r-60.jpg
https://www.hypeness.com.br/1/2015/09/Instala%C3%A7oesUrbanas-7.jpg
https://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo4626/gravura
https://media.gazetadopovo.com.br/2019/09/06153348/Artista-Jo%C3%A3o-Utopia-fazendo-Xilogravura1-960x540.jpg
http://www.fapcom.edu.br/wp-content/uploads/2016/05/HQ-e-manga-825x542.jpg
https://www.todamateria.com.br/historia-em-quadrinhos/
https://www.infoescola.com/artes/colagem/
https://vivaculturarevistadigital.com.br/a-arte-colagem-encantadora-do-artista-visual-paulo-lionetti/
https://www.todamateria.com.br/o-que-e-mosaico/
https://static.todamateria.com.br/upload/oq/ue/o-que-e-mosaico-og.jpg
https://www.significados.com.br/arquitetura/
https://conceito.de/fotografia

5 comentários:

Obrigada pelo comentário, responderei assim que possivel.