sexta-feira, 29 de maio de 2020

Musica

Matrizes estéticas na música


Questões:

1 - O que é musica?

2 - Pesquise sobre musicas de matrizes africanas.

3 - O que você ouve? Quais musicas? Quais cantores?

Idiofones! O que são?

Idiofones são todos os instrumentos em que o som é produzido pelo corpo do instrumento, onde o elemento vibratório é o próprio corpo do instrumento.
Abaixo estão classificados os idiofones de acordo com a maneira como são postos em vibração:
  • Idiofones de Percussão – o som é obtido sujeitando o corpo a um choque. As formas podem ser variadas tanto placas, sinos e tubos. O mesmo acontecendo em relação aos materiais (Ex.: bambu, vidro, metal).
  • Percutidos – o som é obtido dependendo de sua mão, baqueta, pau ou objecto semelhante “corpo vibrante”. Já o som provém então da superfície onde se bate (Ex.: gongo).
  • Percussivos – o som é obtido batendo com o próprio instrumento numa superfície dura. O som provém então do objecto com que se bate (Ex.: clavas).
  • Idiofones de Concussão – dois corpos iguais ou semelhantes entrechocam-se, resultando no som da vibração de ambos. Podem ser usados cada um numa mão (Ex.: pratos) ou ambos na mesma (Ex.: castanholas).
  • Idiofones de Agitamento – podem ser constituídos por um recipiente contendo grânulos que se agitam (ex.: maracas), podem estar suspensos ou ainda presos num caixilho (Ex.: sistro).
  • Idiofones de Raspagem – um corpo flexível raspa outro de superfície canelada, dentada ou irregular. Ambos podem funcionar como corpo vibrante (Ex.: reco-reco).
  • Beliscados – o som é produzido pela flexão de uma lâmina (Ex.: berimbau).
  • Friccionados – o som é produzido por fricção do corpo vibrante (Ex.: violino de pregos, harmônica de vidro).

Aerofones


Instrumento musical flauta.Nos instrumentos aerofones, o som é produzido pela vibração de uma coluna de ar. Atualmente, são fabricados de madeira ou metal e a maioria é de sopro, ou seja, é o próprio instrumentista quem proporciona o sopro ou ar necessário, ainda que alguns, como o órgão ou o acordeom, sejam de fole mecânico.
O personagem do quadro toca uma flauta transversal.
Nesses instrumentos, o som é modificado encurtando ou alongando a coluna de ar por meio de orifícios que são tapados com os dedos, como na flauta, ou por tubos, válvulas ou varas.
A parte do instrumento por onde sopra o instrumentista chama-se bocal. Existem diferentes tipos de bocais. Nos metais, como o trompete, há um bocal sobre o qual o instrumentista põe diretamente os lábios. Nas madeiras pode haver embocadura de chanfro ou de palheta. O chanfro é uma abertura que corta o sopro produzindo o som, como nas flautas.
Os instrumentos de palheta podem ser de palheta simples, como o clarinete e o saxofone, ou dupla, como o oboé. A palheta dupla é formada de duas finas lâminas talhadas em madeira de cana. Em ambos os casos, a palheta, presa à boquilha, vibra, pondo por sua vez em vibração a coluna de ar no interior do instrumento.

Membranofones


Nesses instrumentos, o som é produzido pela vibração de uma membrana tensa, ao ser percutida, raspada ou friccionada. A membrana pode ser de couro ou de plástico. Pertencem a essa classe de instrumentos: tímpanos, tambores, bongôs, caixas, pandeiros etc.




Zumbidores ou Zunidores



Soam quando agitados no ar. É uma pequena tabua ovalada amarrada numa corda que, ao ser girada rapidamente, produz um zumbido forte. Em alguns grupos, esse instrumento tem uma relação direta com a morte e é proibida às mulheres ou crianças. Em outras, porem, ele é usado como brinquedo.
FONTE:












HABILIDADE: EF06AR16Analisar criticamente, por meio da apreciação, usos e funções de diferentes gêneros da música tradicional e da música folclórica local, paulista e brasileira em seus contextos de produção e circulação, relacionando essas práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário, responderei assim que possivel.