quinta-feira, 25 de junho de 2020

Gêneros Musicais Brasileiros - MPB (Música Popular Brasileira)

No Brasil, a população possui uma relação intensa com a música. O povo brasileiro, de forma geral, é bastante musical, apreciando essa forma de arte em seu dia a dia e nos momentos de lazer. 
O país é muito diverso e heterogêneo culturalmente, e apresenta distintos estilos musicais dependendo da região. Entretanto, alguns se destacam e fazem sucesso em todo território. 
Confira a história, as principais características e os maiores representantes dos principais gêneros musicais do Brasil. Hoje falaremos da MPB (Música Popular Brasileira):

MPB (Música Popular Brasileira)

Festival da Record (1967) foi importante para revelar novos talentos. Aqui, Caetano Veloso apresenta a música Alegria, Alegria
A MPB - sigla para Música Popular Brasileira - é um dos gênero musicais mais apreciados no Brasil e também internacionalmente. Surgiu em meados da década de 1960 como um desdobramento da bossa nova e apresentava influência de diversos estilos musicais, na busca de criar um genuinamente nacional.
Com o Golpe Militar de 1964, esse tipo de música também se constitui um forte instrumento de luta contra a repressão. Com um conteúdo contestador, as músicos se posicionavam de maneira contrária às injustiças sociais e à ditadura imposta no país.
Os artistas Chico Buarque, Caetano Veloso e Gilberto Gil, nomes muito importantes na história da MPB e no contexto sócio-político da época, foram obrigados a se exilar.
Outros artistas notáveis são Elis Regina, Djavan, Milton Nascimento, Gal Costa, Maria Bethânia e muitos outros.

Leia mais sobre esse gênero musical, pesquisando: Músicas da Ditadura Militar, MPB - Música Popular Brasileira, Bossa Nova e Tropicalismo.

Pra Não Dizer Que Não Falei Das Flores, de Geraldo Vandré, é uma das músicas da MPB que marcaram época a ponto de ser reconhecida como um dos hinos contra a ditadura. Escute:



Responda:

1 - Você já conhecia este gênero musical?
2 - Alguém em sua casa já conhecia? Quem, mãe, pai, vó, vô, tios?
3 - Pergunte para alguém que já conhecia este gênero musical o que ela acha sobre ele. Gosta? Gostava mais das musicas antigas ou gosta mais das atuais?
4 - Depois de ouvir a musica acima, faça um desenho do que sentiu ouvindo-a.


(EF04AR13) Contextos e Práticas - Identificar e apreciar gêneros musicais (populares e eruditos) próprios da cultura de diferentes países.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário, responderei assim que possivel.