sábado, 6 de junho de 2020

Gêneros Musicais Brasileiros - Sertanejo

No Brasil, a população possui uma relação intensa com a música. O povo brasileiro, de forma geral, é bastante musical, apreciando essa forma de arte em seu dia a dia e nos momentos de lazer. 
O país é muito diverso e heterogêneo culturalmente, e apresenta distintos estilos musicais dependendo da região. Entretanto, alguns se destacam e fazem sucesso em todo território. 
Confira a história, as principais características e os maiores representantes dos principais gêneros musicais do Brasil. Hoje falaremos do Sertanejo: 

Sertanejo 

Os artistas Almir Sater, Renato Teixeira e Sérgio Reis são grandes nomes da música sertaneja raiz
O estilo de música sertaneja teve sua origem no Brasil a partir da década de 1910. Ela foi produzida por compositores do campo e da cidade utilizando principalmente a viola caipira. Chamada também de embolada ou moda de viola, esse gênero musical se segmentou em diversos tipos: 
  • Sertanejo raiz (ou música caipira)
  • Sertanejo romântico
  • Sertanejo dançante
  • Sertanejo universitário
Hoje em dia, o sertanejo universitário é o tipo de música mais ouvido no Brasil. Nos anos 90, esse gênero ganhou muita projeção com algumas duplas, como Chitãozinho e Xororó, Leandro e Leonardo, entre outros. A partir dessa época, outras duplas surgiram e consolidaram ainda mais o sertanejo no país. 
Recentemente, duplas de mulheres têm surgido e feito sucesso na cena da música sertaneja, trazendo também temas do universo feminino para esse estilo musical.

Responda:

1 - Você e sua família já conheciam estes 4 gêneros da música sertaneja?
2 - Vocês curtem algum destes gêneros? Qual?
3 - Curtiram alguma "live" sertaneja nestes dias de isolamento social? Qual(s)?

(EF04AR13) Contextos e Práticas - Identificar e apreciar gêneros musicais (populares e eruditos) próprios da cultura de diferentes países.

2 comentários:

Obrigada pelo comentário, responderei assim que possivel.