segunda-feira, 22 de junho de 2020

O carnaval pelo mundo

Não é só no Brasil que o Carnaval é comemorado com uma grande festa. Enquanto aqui no Brasil as comemorações envolvem desfile de escolas de samba no Rio de Janeiro, trios elétricos em Salvador e carnaval de rua em Olinda, vários países manifestam a alegria típica dessa época em festas folclóricas ou cerimônias que se tornaram populares em suas cidades. Conheça aqui alguns países que celebram o Carnaval.


BRASIL
O Rio recebe um dos carnavais mais famosos do mundo. Foto: T Photography, Shutterstock

O carnaval chegou ao Brasil em meados do século XVII, sob influência das festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em alguns países, como a França, o carnaval acontecia em forma de desfiles urbanos, ou seja, os carnavalescos usavam máscaras e fantasias e saíam pelas ruas comemorando.
Certos personagens têm origem europeia, mas mesmo assim foram incorporados ao carnaval brasileiro como, por exemplo, rei momo, pierrô, colombina.
A partir desse período, os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos cortejos de automóveis (corsos) foram criados, mas só se popularizaram no começo do século XX.
As pessoas decoravam seus carros, fantasiavam-se e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades, dando origem assim aos carros alegóricos. O carnaval tornou-se mais popular no decorrer do século XX e teve um crescimento considerável que ocorreu devido às marchinhas carnavalescas (músicas que faziam o carnaval ficar mais animado).
A primeira escola de samba foi criada no dia 12 de agosto de 1928, no Rio de Janeiro, e chamava-se “Deixa Falar”, anos depois seu nome foi modificado para Estácio de Sá. Com isso, nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo foram surgindo novas escolas de samba. Organizaram-se em Ligas de Escolas de Samba e iniciaram os primeiros campeonatos para escolher qual escola era a mais bonita e a mais animada. A região nordeste permaneceu com as tradições originais do carnaval de rua, como Recife e Olinda. Já na Bahia o carnaval fugiu da tradição, conta com trios elétricos, embalados por músicas dançantes, em especial o axé.

ITÁLIA
Carnaval de Veneza - Veneza, Itália. Foto: Samot / Shutterstock.com
Carnaval de Veneza, cidade idílica localizada na Itália, é totalmente diverso da ideia que se tem desta festa. É uma celebração mítica e seduz um número infinito de visitantes que se concentram todos os anos nas cercanias da Praça São Marcos, apesar das baixas temperaturas e dos constantes prenúncios de marés altas que invadem sem maiores pudores as cercanias da Piazza.
Esta festa carnavalesca, que dura mais ou menos dez dias, tem uma feição muito pessoal, um movimento peculiar, distinto de qualquer outro Carnaval. Ao contrário de outras comemorações desta natureza, que nascem principalmente da mobilização popular, esta celebração é originalmente um ritual promovido pela elite financeira e cultural, embora seja igualmente dedicada ao prazer dos sentidos.
Ela se caracteriza pelo uso intensivo de máscaras e figurinos que tentam reproduzir o estilo dos nobres que viveram nos séculos XVII e XVIII, ou os modelos apresentados pelos personagens da Commedia Dell’Arte – representações teatrais muito comuns na Itália e por toda a Europa do século XVI até a metade do século XVIII, as quais celebrizaram os personagens até hoje tão cultuados, pierrôs, colombinas e arlequins.

SUÍÇA
Foto: Geraldo Hoffmann/swissinfo.ch - Fonte de pesquisa: wikipedia.org e lista10.org
Para quem achou que na Suíça só tinha os Alpes e os chocolates mais incríveis do planeta, acredite, a Suíça também tem um Carnaval de peso e para quem tem “a pala do 11:11”, sim, essa é a hora de início do carnaval suíço!
O carnaval na Suiça tem grande expressão em Basileia. A folia tem início na segunda-feira, antes da quarta de cinzas, aproximadamente às 4h da manhã, com o Morgestraich. Na ocasião, todas as luzes se apagam e várias pessoas desfilam com lanternas pelo centro da cidade ao som de músicas carnavalescas com flautas e tambores.
Carnaval da Suíça é comemorada o início da temporada carnavalesca no dia 11/11, a partir das 11h11 da manhã. Nesse dia, é celebrado o nascimento do Hoppeditz, um personagem que, de acordo com a tradição, surge de um pote de mostarda. O Hoppeditz participa das festas até a quarta-feira de cinzas do ano seguinte, quando é queimado e enterrado. Na quarta-feira de cinzas, na madrugada escura (inverno, norte dos Alpes. A iluminação pública é apagada e lanternas enormes ilustrando motivos políticos e sociais são iluminadas. Músicos com flautas piccolo e tambores passeiam pela cidade.

BOLÍVIA

O carnaval na cidade de Oruro na Bolívia é um carnaval folclórico que mistura tradições Andinas com católicas. Uma grande festa com muita cor e danças folclóricas. Marca o festival Ito, dos Urus. A cerimônia segue os costumes andinos tradicionais, baseados na invocação de Pacha Mama e do Tio Supay, sincretizados, respectivamente, nas figuras da Virgem Maria e o Demônio. A cerimônia Ito nativa, foi interrompida em meados do século XVII, pelos espanhóis (então comandantes das terras do Alto Peru), o que não impediu os Urus de continuar observando o seu festival, mascarado sob a forma de comemoração cristã. Eles comemoram em nome da Virgem Maria, que misteriosamente apareceu em uma das minas de prata mais ricas de Oruro. E é por isso que se chama carnaval de Oruro. São mais de 28000 dançarinos vestidos com diversas fantasias, percorrem mais de 4 km até chegarem a uma igreja, o "Sanctuario del Socavon", onde a festa termina.


ESLOVÊNIA 
Kurentis no Carnaval esloveno, são criaturas míticas do imaginário pagão que expulsam o Inverno e dão as boas-vindas à Primavera
O Carnaval da Eslovênia é feito pelos tradicionais desfiles de bufões com máscaras demoníacas. O Carnaval da cidade eslovena de Ptuj é uma mistura entre as celebrações ocidentais e o antigo paganismo eslavo.
A peculiaridade dessas festas de carnaval consiste em uma fusão entre o Carnaval da Europa ocidental, principalmente o veneziano e o austríaco, e o folclore local onde predomina a mitologia pagã eslava.
As celebrações do Carnaval oferecem diversos eventos culturais, etnográficos e lúdicos. Exemplos disso são, as festas de máscaras de crianças, um desfile internacional, competições, feiras e exposições com a participação de grupos nacionais e dos países vizinhos.
O Carnaval esloveno de Ptuj é celebrado desde o ano 1960.


FRANÇA

O carnaval de Nice é um dos mais importantes eventos da Riviera Francesa durante o inverno. Durante quinze dias a cidade vive no ritmo das festividades. Humor, ironia e poesia estão presentes nesta grande festa popular.
Os primeiros registros históricos do Carnaval em Nice datam de 1294. Nesse ano, o conde de Provence, Charles Anjou, escreveu que ele havia passado “os dias felizes do carnaval”. Mas a festa só começou verdadeiramente em 1873, quando foi transformada em um desfile, acrescentando máscaras, carros alegóricos e competições. Atualmente, o evento atrai mais de um milhão de pessoas do mundo todo e acontece em fevereiro.
O Carnaval em Nice é temático, anualmente o tema chave do Carnaval é modificado. A partir do tema escolhido, os artistas locais criam 18 carros alegóricos e os tradicionais bonecos em papel machê para o colorido desfile. Os temas para o evento já foram vários, como o Rei das Artes, o Rei do Cinema, o Rei do Riso, o Rei dos Loucos, o Rei do Circo, o Rei da Energia e muitos outros. Esse espetáculo é dividido em duas atividades principais, os desfiles e as batalhas de flores, ambos super interessantes. Além de toda animação da festa, o Carnaval oferece uma oportunidade maravilhosa para explorar a Riviera Francesa no inverno e conhecer os belíssimos pontos turísticos em Nice.
O carnaval se articula em torno de duas manifestações distintas: a Parada Carnavalesca, de dia ou de noite, e a Batalha de Flores.

COLÔMBIA
Os 'Lideres de la Tradición' interpretando sua dança durante o Carnaval de Barranquilla.

Com mais de 1 século de história, o carnaval de Barranquilla começou quando a cidade era ainda muito pequena. Hoje Barranquilla já tem mais de 2 milhões de habitantes, e seu carnaval cresceu proporcionalmente, sendo atualmente considerado o segundo maior do mundo (depois do brasileiro, que é considerado como uma grande festa só).
Com origens europeias e um forte tempero africano, misturados a um povo extremamente alegre e simpático, a festa colombiana é muito parecida com a do Brasil, com fantasias coloridas, carros alegóricos e muita cerveja.
As fantasias são as representações dos personagens que acompanham os reis do carnaval e participam dos desfiles. Alguns são patrimônio autóctono do imaginário da região, outros pertencem às criações recentes do imaginário popular. As fantasias mais antigas surgiram do imaginário mítico e histórico indígena, africano e europeu, como o Torito, a Marimonda, os Congos, os Diablos Arlequines, o Hombre Caimán, as Aves Coyongos, os Indios Farotos, os Negros del Cangurú, entre otros. Os demais são criações originais nascem de uma ideia original ou se incorporam por meio de redes de comunicação; alguns dos mais representativos são Maria Moñitos, Barriga de Trapo, Macho Man, os Gorilas, etc.


ESTADOS UNIDOS
New Orleans Celebrates Mardi Gras - Carnaval nos EUA
O evento, conhecido pelo termo francês Mardi Gras, é tradicionalíssimo e começou no século 19, lá pelo ano de 1889. Mais de 1 milhão de turistas costumam invadir a cidade no mês nessa época do ano – entre fevereiro e março.
No carnaval nos EUA, os blocos de rua são chamados de krewes. Funcionam mais ou menos como os do carnaval brasileiro: os grupos se reúnem, de forma voluntária, e trabalham durante todo o ano na organização dos desfiles. A diferença é que os membros pagam uma espécie de “anuidade” para participar da festa. Zulu e Rex são dois dos mais famosos blocos da cidade, que costumam sair pela Saint Charles Avenue – principal circuito do carnaval nos Estados Unidos.
Assim, mais de 50 agremiações saem às ruas – com máscaras, cores e fantasias. O caráter dos desfiles não é competitivo como o das escolas de samba no Brasil. O programa, que é bem familiar, reúne crianças, pais e idosos que se espremem nas calçadas em busca de um cantinho. Os desfiles começam logo cedo, nas primeiras horas do dia e, em alguns casos, vão até a noite. Quem quiser estender a festa mais ainda, madrugada adentro, deve procurar pubs ou casas noturnas locais, que promovem eventos particulares para os mais baladeiros.


CANADÁ 
Quebec recebe o maior Carnaval de inverno do mundo
O primeiro Carnaval no Canadá aconteceu no ano de 1894, porém no período das guerras mundiais e na crise de 1929 não houve esta grandiosa comemoração. Com a melhora do desenvolvimento econômico no ano de 1954, a festa voltou a ser lançada, época também em que houve a criação do representante do evento “Bonhomme”. No ano de 1955, o Carnaval tornou-se um grande atrativo para os turistas e continua o sendo até os dias atuais.
O Carnaval no Canadá é um evento muito familiar, no qual participam pessoas de todas as idades e gosto. Além disso, há inúmeras atrações, bebidas e comidas na festa. Porém, o mais alto ponto da festa é o desfile que acontece nas ruas da Haute Ville, que conta com a presença da mascote Bonhomme e das princesas do Carnaval, Duchesses.
Diferentemente do Carnaval no Brasil, você jamais encontrará alguém nu ou com pouca fantasia, justamente por causa da baixa temperatura. Caso contrário, o indivíduo teria uma hipotermia. Outra grande diferença é que as princesas do Carnaval somente são aprovadas após a realização de entrevistas e provas. Além disso, devem ter entre 18 e 35 anos de idade.
Mesmo com uma temperatura muito abaixo de zero, diversos foliões saem de suas casas ou hotéis para poder comemorar o Carnaval. Portanto, o frio não é motivo para impedir a alegria dos foliões, muito pelo contrário, todos aproveitam ao máximo, tudo que a festa tem a oferecer. Inclusive, o Carnaval de Quebec é o maior Carnaval de inverno do planeta e o terceiro mais famoso do mundo, perdendo somente para o Rio de Janeiro e Nova Orleans.
O Carnaval no Canadá possui uma mascote oficial denominado de Bonhomme. Na verdade, Bonhomme significa “Homem Bom”. Ele é considerado o embaixador e líder da festa. Inclusive, há algumas festas, que somente é possível entrar se tiver comprado a efígie da mascote, porém o valor cobrado é simbólico. 
O Carnaval de inverno é composto de inúmeras atrações, sendo que uma das mais tradicionais é o mergulho na neve. Os foliões mergulham somente com roupas de banho. Além disso, há desfiles, queima de fogos, competições esportivas e shows. 

INGLATERRA 
Paraiso 2008 by Randes Nunes

Quando você pensa em carnaval a primeira coisa que vem na cabeça é “Rio de Janeiro ou Salvador?” E certamente o Brasil é considerado o maior carnaval do mundo. Porém, você sabia que também existe carnaval na Inglaterra e que é o segundo maior carnaval depois do brasileiro?
Pois é! Surpreendente! O carnaval na Inglaterra não é na mesma época em que o nosso carnaval, mas vale a pena conhecer um pouco mais sobre esse evento que toma conta da terra da rainha!
Diferente do carnaval brasileiro que acontece em fevereiro, o carnaval inglês acontece em agosto, sempre no último final de semana do mês. As festas acontecem no feriado prolongado – em inglês, Bank Holiday.
Eu sei que parece estranho comemorar o carnaval em agosto, mas na Europa isso faz todo sentido. Agosto é o auge do verão no hemisfério norte e isso, por si só, já muda totalmente a atmosfera de qualquer cidade europeia. Agora imagina juntar o verão europeu com o carnaval? É muito bom!
O tradicional carnaval inglês acontece na cidade de Londres e se chama “Notting Hill Carnival”, pois é realizado no famoso bairro de Notting Hill. Desde o ano de 1966, as ruas do bairro se enchem de cor e musica durante três dias.

RESPONDA (2 aulas):

1 - Você imaginava que havia Carnaval em outros lugares do mundo?
2 - O que você achou desta novidade?
3 - Percebeu alguma semelhança dos outros carnavais com o nosso? Qual?
4 - Alem dos países acima, será que há outros que também comemoram o carnaval?
5 - Em qual dos países acima a festa se parece mais com a do Brasil?
6 - Se pudesse ir a um deste países, a qual iria?
7 - Pesquise e desenhe curiosidades sobre o país que escolheu.

(EF04AR08) Experimentar, identificar e apreciar formas distintas de manifestações tradicionais e contemporâneas da dança próprias da cultura popular de diferentes países, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório corporal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário, responderei assim que possivel.