sexta-feira, 23 de julho de 2021

TEATRO - ELEMENTOS NECESSÁRIOS

Uma peça teatral não é feita apenas pelos atores que aparecem no palco, outras pessoas também participam de uma peça e, mesmo que não apareçam, são fundamentais para que o espetáculo se realize.

Estas pessoas são responsáveis pela cenografia, figurino, iluminação, maquiagem e sonoplastia. Vamos entender um pouquinho de cada um destes elementos agora.


Cenografia

Muito mais do que decoração e ornamentação, a cenografia é técnica, técnica de organizar todo o espaço onde as ações dramáticas são encenadas. A cenografia é parte importante do espetáculo, pois ela ambienta e ilustra o espaço/tempo materializando o imaginário e aproximando o público da representação. A cenografia cria e transforma o espaço cênico.
O cenógrafo é aquele que cria o cenário.

Se quiser saber um pouco mais sobre cenografia, assista ao vídeo abaixo:




Figurino

É um elemento importante da linguagem visual do espetáculo formado por, além das vestimentas, pelos acessórios. O figurino auxilia na compreensão do personagem, ele é carregado de simbologia e pode acentuar o perfil psicológico do personagem, objetivos e características da história. Os figurinos e acessórios utilizados em cena devem ser sempre coerentes com a época em que acontece a ação ou com o simbolismo que o diretor queira dar a ela.
O figurinista é o responsável pelas roupas e acessórios utilizados na peça teatral.

Criando figurinos


Iluminação

A iluminação pode dar ênfase a certos aspectos do cenário, pode estabelecer relações entre o ator e os objetos, pode enfatizar as expressões do ator, pode limitar o espaço de representação a um círculo de luz e muitos outros efeitos. A iluminação é muito importante para o teatro, pois através dela podemos ambientar a cena e ampliar as emoções nela exploradas. É fundamental que o iluminador conheça bem o texto e as marcações cênicas determinadas pelo diretor do espetáculo.
O iluminador é aquele que concebe e planeja a colocação das luzes em uma peça teatral.

O poder da iluminação cênica em seus projetos


Maquiagem

A maquiagem é parte da composição do espetáculo, é um instrumento fundamental que auxilia na criação do personagem e na transformação estética dos atores. O maquiador atua junto com toda a produção do espetáculo acompanhando sempre a concepção do mesmo, com vistas a ressaltar e/ou criar elementos que ressaltem aspectos importantes para a compreensão do personagem.
O maquiador é o responsável pela pintura do rosto ou do corpo dos atores e atrizes.

A importância da maquiagem na valorização da personagem teatral - Memória Técnica


Sonoplastia

A sonoplastia é um som ou conjunto de sons que auxilia a enfatizar as cenas e ou as emoções dos atores. O sonoplasta trabalha os elementos sonoros ajudando a envolver o público na construção de imagens e sensações. As músicas e sons utilizados devem estar intimamente ligados ao que acontece na cena, o sonoplasta deve estudar o texto e depois acompanhá-lo passo a passo.
O sonoplasta é aquele que compõe e faz funcionar os ruídos e sons de um espetáculo teatral.

Sonoplastia

ATIVIDADE

Depois de ler, assistir aos vídeos e entender cada um dos elementos necessários para se criar uma peça teatral, você vai criar um personagem e gravar uma cena. 

Pense primeiro em que personagem será esse, qual será a fala dele, que mensagem você quer passar, ou se quer só fazer uma brincadeira, algo simples e rápido.

Porém quero que pense também no cenário, na maquiagem, no figurino, na iluminação e na sonoplastia, por mais simples que sejam, quero que pense no que será mais adequado para a fala de seu personagem ganhe destaque.

DICAS PARA CRIAR PERSONAGENS | Projeto Ator 108



HABILIDADES:
(EF08AR26) Explorar diferentes elementos envolvidos na composição de manifestações cênicas de matriz indígena, africana e afrobrasileira (figurinos, adereços, maquiagem/visagismo, cenário e sonoplastia) e reconhecer seus vocabulários.
(EF08AR28) Investigar e experimentar diferentes funções teatrais (ator, figurinista, aderecista, maquiador/visagista, cenógrafo, iluminador, sonoplasta, produtor, diretor e assessor de imprensa etc.) em processos de trabalho artístico coletivos e colaborativos, e compreender as características desse processo de trabalho.
(EF09AR26) Explorar diferentes elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos do drama, do teatro contemporâneo e do cinema (figurinos, adereços, maquiagem/visagismo, cenário, iluminação e sonoplastia, incluindo o recurso a tecnologias digitais) e reconhecer seus vocabulários.
(EF09AR28) Experimentar diferentes funções teatrais (ator, figurinista, aderecista, maquiador/visagista, cenógrafo, iluminador, sonoplasta, produtor, diretor e assessor de imprensa etc.) em processos de trabalho artístico coletivos e colaborativos, e discutir os limites e desafios desse processo de trabalho.

FONTES:
http://www.arte.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=197
https://www.youtube.com/watch?v=gfX5BlUpJw8
https://www.youtube.com/watch?v=tFsNXH1hrUQ
https://www.youtube.com/watch?v=p8GP2y_UqDk&t=12s
https://www.youtube.com/watch?v=ZHbKx8srKGo
https://www.youtube.com/watch?v=r069uB2SFTg
https://www.youtube.com/watch?v=Nkf4EAJ14dg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário, responderei assim que possivel.