sexta-feira, 26 de junho de 2020

Dança

A Dança é a arte de mexer o corpo, através de uma cadência de movimentos e ritmos, criando uma harmonia própria.
Não é somente através do som de uma música que se pode dançar, pois os movimentos podem acontecer independente do som que se ouve, e até mesmo sem ele.
A história da dança retrata que seu surgimento se deu ainda na Pré-História, quando os homens batiam os pés no chão. Aos poucos, foram dando mais intensidade aos sons, descobrindo que podiam fazer outros ritmos, conjugando os passos com as mãos, através das palmas.
O surgimento das danças em grupo aconteceu através dos rituais religiosos, em que as pessoas faziam agradecimentos ou pediam aos deuses o sol e a chuva. Os primeiros registros dessas danças mostram que elas surgiram no Egito, há dois mil anos antes de Cristo.
Nas cortes do período renascentista, as danças voltaram a ter caráter teatral, que estava se perdendo no tempo, pois ninguém a praticava com esse propósito. Praticamente daí foi que surgiram o sapateado e o balé, apresentados como espetáculos teatrais, onde passos, música, vestuário, iluminação e cenário compõem sua estrutura.
No século XVI surgiram os primeiros registros das danças, em que cada localidade apresentava características próprias. No século XIX surgiram as danças feitas em pares, como a valsa, a polca, o tango, dentre outras. Estas, a princípio, não foram aceitas pelos mais conservadores, até que no século XX surgiu o rock’n roll, que revolucionou o estilo musical e, consequentemente, os ritmos das danças.
Assim como a mistura dos povos foram acontecendo, os aspectos culturais foram se difundindo.
O maracatu, o samba e a rumba são prova disso, pois através das danças vindas dos negros, dos índios e dos europeus esses ritmos se originaram.
Para saber um pouco mais sobre as danças brasileiras, acesse: https://alicearteducacao.blogspot.com/2020/06/dancas-brasileiras.html.

Conheça agora os 8 estilos de dança mais praticados no mundo

Há muitos tipos de dança, como você deve saber. Jazz, salsa, salsa cubana, hip-hop, balé, tango, funk, dança de salão, dança do ventre, para citar apenas alguns.
Se relacionarmos todas as danças típicas às épocas e culturas do mundo, vamos escrever uma bíblia sem fim.
Por isso, aqui você vai encontrar os 8 tipos de dança mais conhecidos da atualidade e saber o que eles representam, quais seus principais benefícios e características.
"A dança é uma das formas mais belas e profundas da expressão corporal; ela ultrapassa o certo e o errado, sendo imensamente singular que transgride padrões e estilos, podendo haver combinações e muita mescla em suas composições." Analu Silva
1 – Balé Clássico

Marcado pela busca da técnica perfeita e muita destreza, o balé clássico é um dos tipos de dança mais conhecidos pelo mundo.

Para se tornar bailarino profissional é preciso muitos anos de dedicação. A média é de mínimo de 8 anos de formação para mulheres e 6 anos para homens, visto que depende muito da aptidão de cada um.

As mulheres levam mais tempo porque a competição é muito maior do que para os homens.

Hoje, muitas academias oferecem aulas de balé adulto, para quem deseja praticar de forma despretensiosa.

Além de ser lindo, o balé também é um ótimo exercício para quem quer um trabalho corporal completo e diferenciado.



2 – Jazz



Desenvolvido a partir de danças africanas, o jazz ganhou fama nos Estados Unidos e foi base para construção do Jazz Musical, muito utilizado em coreografias do gênero do teatro musical.

Outros estilos surgiram a partir do jazz tradicional (jazz lyrical) como o pop jazz, jazz moderno e o contemporâneo, jazz street e por aí vai.

Ainda que a base seja clássica, o jazz permite movimentos muito mais soltos, com músicas populares, animando quem dança e quem assiste.




3 – Dança Contemporânea




A dança contemporânea é conhecida como um segmento da dança moderna. Essa é uma boa opção para quem gosta de explorar diferentes formas, planos e ritmos do corpo.

O estilo de dança contemporâneo é ótimo para aumentar a consciência corporal e força muscular através de movimentos que fogem do comum.

Além disso, o gênero contempla muitas expressões artísticas como dramaturgia original, uso de tecnologia, performance e artes plásticas.






4 – Sapateado


O sapateado é vibrante e desafiador. O sapateador aprende passos que emitem sons dos sapatos.

Muito estiloso, é a opção perfeita para quem quer melhorar o ritmo, a coordenação motora e ainda se divertir muito.

5 – Flamenco

Nascido de perseguição política e religiosa, o flamenco deu voz ao espírito de desespero, de luta, de esperança, e orgulho dos expulsos durante a Inquisição espanhola (1492).
Apesar da incerteza sobre os detalhes exatos de sua origem, as linhas viajantes do flamengo se podem traçar o norte de África (Mouros e Árabes), Espanha (Espanhol cristãos), Oriente Médio (judeus) e Índia (ciganos).
O flamenco, em geral, consiste de três elementos artísticos: música, dança e a guitarra (violão). Além disso, muitas vezes, há membros que tocam palmas.
A relação entre os artistas é semelhante à do jazz (gênero musical), há uma estrutura básica que há que seguir, mas no fundo é uma forma improvisada.
O canto é o centro da expressão. O cantor interpreta fisicamente as palavras e a emoção do cantor através de seus ouvidos.
Seus movimentos, incluem movimentos de percussão de pés e intrincados movimentos de mãos, braços e corpo.

6 – Dança de Rua

A Dança de Rua tem grande influência da cultura do hip-hop (África), e é uma das modalidades de dança mais representativas em eventos, competições e espetáculos de dança.
A modalidade Dança de Rua surgiu, no Brasil, no Festival de Dança de Joinville em meados dos anos 90, permanecendo até hoje no cenário artístico.
Depois surgiram outros estilos de dança derivados como locking, popping, house e freestyle, entre outros.
A dança de rua move multidões e atrai muitos jovens pelo desafio que representa e pelo caráter socializador. Assim, um grande movimento acontece em torno do hip hop, junto à MCs, Djs, grafiteiros e bboys.


7 – Stiletto


O stiletto é uma modalidade que surgiu há pouco tempo em homenagem as divas do pop.
As aulas são feitas de salto alto e as coreografias esbanjam sensualidade. Praticado por homens e mulheres, o stiletto tem conquistado os brasileiros e pode ser encontrado em diversas academias. Faz carão e se joga!

8 – Dança Africana

A dança tradicional africana está ligada com as práticas curativas rituais e espirituais.
Ela desempenha um papel integral na socialização, expressão e comunicação. Ajuda a construir e manter um sentido saudável “do eu”.
Os músicos experientes usam tambores-de-sabre senegalês, tocados com a mão e um pedaço de pau, para executar complexas peças polirrítmicas, fundindo-se sem esforço com o corpo do bailarino que pode girar, saltar, girar ou se soltar de forma energética e graciosa.
O estilo é bastante enérgico, o ritmo é intenso e todo o corpo fica envolvido durante os movimentos.
Lembrando que há muitos estilos de dança africana diferentes, advindo regiões, tradições e culturas distintas.
É possível aprender movimentos básicos do estilo popular, mas tradicionalmente a dança é livre e parte do centro do corpo em direção às extremidades. Sendo que o contato com o chão é um fator importante, pois traz o “enraizamento” e a força que advém da terra.
“A dança é a arte dos movimentos, sendo uma linguagem do corpo e, para compreendê-la e interpretar seu sentido, se faz necessária uma vivência na dança, pois só se pode decifrá-la sentindo-a, deixando-a tomar conta do ser, do sentimento e da emoção.”  Analu Silva 

Atividade (3 aulas):

1 - Leia o texto atentamente e responda:

a) O que é dança? (responda com suas palavras)
b) Além dos 8 estilos, mais praticados no mundo, citados no texto, há outros que você conheça? Quais?
c) Para criar uma dança é realmente necessário que haja música?

2 - Escolha um estilo de dança citado acima, pesquise um pouco mais sobre ele, assista alguns vídeos e me conte o que achou.

3 - Escolha um estilo de dança citado acima (pode ser o mesmo que escolheu para a atividade 2, ou pode ser outro) e grave um vídeo seu tentando praticar a dança escolhida.


(EF05AR08) Experimentar, identificar e apreciar formas distintas de manifestações tradicionais e contemporâneas da dança, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório corporal.
(EF05AR09) Estabelecer relações entre as partes do corpo e destas com o todo corporal na construção do movimento dançado.
(EF15AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo-se suas matrizes indígenas, afri - canas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.
(EF06AR10) Explorar elementos constitutivos do movimento dançado nas danças folclóricas paulistas e brasileiras, abordando, criticamente, o desenvolvi - mento dessas manifestações da dança em sua história tradicional e contemporânea.

FONTES: BARROS, Jussara de. "Dança"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/artes/danca.htm. Acesso em 26 de junho de 2020.
https://balletfitonline.com/8-estilos-de-danca/

4 comentários:

Obrigada pelo comentário, responderei assim que possivel.