sexta-feira, 26 de junho de 2020

Teatro

Tragédia e comédia, símbolo do teatro
A origem do teatro refere-se às primeiras sociedades primitivas que acreditavam nas danças imitativas como favoráveis aos poderes sobrenaturais para o controle dos fatos indispensáveis para a sobrevivência.
Em seu desenvolvimento, o teatro passa a representar lendas referentes aos deuses e heróis.
O teatro apareceu na Grécia Antiga, no séc. IV a.C., em decorrência dos festivais anuais em consagração a Dionísio, o deus do vinho e da alegria.
A palavra teatro significa uma determinada arte, bem como o local físico em que tal arte se apresenta.
A implantação do teatro no Brasil ocorreu em razão do empenho dos jesuítas em catequizar os índios.
Por Patrícia Lopes


O Teatro Infantil

No contexto da infância, o teatro é uma atividade que tem tomado grande espaço não somente na escola, como também entre as alternativas de lazer e entretenimento.
No Brasil, o teatro infantil passou a despertar o interesse de um número maior de pessoas a partir da década de 1970. O teatro trabalha com uma linguagem múltipla. Não é mais somente a palavra presa ao papel, mas outros recursos também passam a ser explorados nesse gênero textual.
Cenário, figurino, iluminação, música, expressão corporal, enfim, os recursos utilizados no teatro conseguem chamar a atenção das crianças, envolvendo-as por completo, principalmente para aqueles que ainda não dominam totalmente a leitura e a escrita, o que torna acessíveis as mais variadas histórias.


Assista esta pequena peça de teatro e em seguida escreva:

1 - Qual o nome da peça?
2 - Que história acontece?
3 - Você gostou da peça?
4 - Já assistiu uma peça ao vivo? Como foi?
5 - Gostaria de participar de uma peça?


(EF05AR18) Reconhecer e apreciar o teatro infantil presente em diferentes contextos, aprendendo a ver e a ouvir histórias dramatizadas e cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório ficcional.

FONTE: LOPES, Patrícia. "Teatro"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/artes/teatro.htm. Acesso em 26 de junho de 2020.


4 comentários:

  1. maravilhoso, infelizmente não posso trabalhar com os meus alunos sou professora da zona rural ribeirinha. nem todos tem acesso a internet pra assistir o vídeo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma pena. A desigualdade social em nosso país ainda é muito grande, infelizmente.

      Excluir

Obrigada pelo comentário, responderei assim que possivel.