quarta-feira, 29 de julho de 2020

Elementos constitutivos do movimento

Antes de tudo copie as perguntas e responda-as em seu caderno:

1. O que você entende por cultura popular? 
2. Você conhece os fatores de movimento? Quais? 
3. Você gosta de dançar? Quais estilos mais gosta? 
4. Você estuda ou já estudou dança? Dentro ou fora da sua escola? Fale um pouco sobre essas experiências. 
5. O que você entende por movimentos corporais? 
6. O que você entende por espaço e tempo na dança? 
7. Que tipo de dança você já dançou nas festas juninas da escola? 
8. Você conhece estas danças: Frevo, Catira, Xaxado, Chimarrita? Se não conhece, imagina como elas são? Saberia dizer quais as origens delas? 
9. Você considera a capoeira uma luta ou uma dança? Por quê? 

Agora, se você está no 6° ano, assista as videoaulas abaixo:

06/07 - 6º ano EF - Arte - Elementos constitutivos do movimento


13/07 - 6º ano EF - Arte - Elementos constitutivos do movimento


Assista também: 

Agora, se você está no 7° ano, assista as videoaulas abaixo:



06/07 - 7º ano EF - Arte - Elementos constitutivos da dança



13/07 - 7º ano EF - Arte - Elementos constitutivos do movimento dançado

Assista também: 

Elementos que compõem uma coreografia

A coreografia é a arte da composição estética dos movimentos corporais, cuja origem se dá quando surge a necessidade de apresentar uma ideia ou sentimento a um público, através de movimentos corporais expressivos, passando de ritualísticos para cênicos ou espetaculares. A arte de coreografar se desenvolveu, paralelamente com a arte teatral, quando vai deixando de ser um ato de catarse e de elo com o divino, para servir de diversão e propagação cultural.

O dançarino, coreógrafo e artista dedicado ao estudo e sistematização da linguagem do movimento, Rudolf Laban, através de seus estudos e notações, dividiu os fatores do movimento em 4 categorias, as quais iremos comentar na sequência. 

ESPAÇO – É no espaço onde a dança acontece. Os movimentos criados pelo corpo são influenciados pelo espaço e nele encontramos a cinesfera – que é o que determina a extensão dos movimentos do corpo, suas flexões e deslocamentos. 
FLUÊNCIA – É o movimento contínuo, uniforme e progressivo, que parte do tronco do corpo às extremidades dos membros, de forma controlada, mas fluente ao mesmo tempo. 
PESO – São forças utilizadas pelo corpo em relação aos movimentos. O peso dá o suporte à verticalidade, estabilidade e segurança. Existem duas qualificações para a denominação do peso que são “leves” (suaves) e “firmes” (resistentes). 
TEMPO – É o que define na dança os movimentos rápido, lento e moderado (ritmos métricos). Com ele é possível definir a duração, o ritmo, a pulsação etc.

Benefícios da dança

A dança ajuda na integração social, na concentração, na percepção espacial e na atenção, alem de ensinar a você a trabalhar de forma colaborativa e mais expressiva.
Praticando-a, você pode criar coreografias a partir de vivências do seu dia-a-dia.
Quem pratica dança conhece seu corpo e os limites do movimento,  e isso é fundamental para o crescimento, maturidade e consciência social.

Desafio!

Depois de assistir a tantas danças folclóricas nas videoaulas, você vai escolher uma delas para gravar um vídeo tentando representá-la.



(EF06AR10) Explorar elementos constitutivos do movimento dançado nas danças folclóricas paulistas e brasileiras, abordando, criticamente, o desenvolvimento dessas manifestações da dança em sua história tradicional e contemporânea.
(EF06AR11) Experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como elementos que, combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado.
(EF07AR10) Explorar elementos constitutivos do movimento dançado nas diferentes manifestações das danças clássica e moderna, abordando, criticamente, o desenvolvimento da dança em sua história tradicional e contemporânea.
(EF07AR11) Experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como elementos que, combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado.
(EF69AR35) Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.

FONTES:


5 comentários:

Obrigada pelo comentário, responderei assim que possivel.