sexta-feira, 29 de maio de 2020

A cidade é de todos?

Alguns artistas brasileiros que viveram no inicio do século XX, envolvidos com a estética modernista, voltaram seu olhar e interesse para as desigualdades sociais. Isso se deu especialmente a partir da década de 1930, quando o mundo vivia uma grave crise econômica e a arte passou a dar visibilidade às pessoas marginalizadas e as suas lutas. A sensibilidade dos artistas modernos para os dramas vividos por essas pessoas foi uma novidade estética no Brasil.

Observe as seguintes imagens e reflita sobre elas:

Morro Vermelho de Lasar Segall, 1926.
(Óleo sobre tela, 115cmx95cm)



Nascido na Lituânia e naturalizado brasileiro, Lasar Segall (1891-1957) revelou, em muitas pinturas e gravuras, seu olhar critico em relação à sociedade, retratando as pessoas que lutavam pela sobrevivência e eram vitimas de preconceito social, como prostitutas, negros e imigrantes. Nesta pintura, o artista trabalha as ideias de maternidade e raça, tendo como cenário um bairro pobre em que as ruas não tem calçamento e são de terra vermelha.


















Operários de Tarsila do Amaral, 1933.
(Óleo sobre tela, 4150cmX205cm)






A artista paulistana Tarsila do Amaral (1886-1973), produziu muitas obras retratando temas brasileiros. Na pintura reproduzida ao lado. A paisagem industrial de São Paulo esta associada aos retratos de negros, mestiços e imigrantes, que nela habitam e trabalham.








Abandono de Oswaldo Goeldi, 1937.
(Xilogravura em cores, 17,3cmX21,8cm)




O artista carioca Oswaldo Goeldi (1895-1961), conhecido principalmente por suas gravuras, representou a melancolia em muitas cenas em que personagens solitários e em situação de rua perambulam por regiões periféricas e vazias da cidade do Rio de Janeiro.










Faça a relação entre as obras e a cidadania, reflita respondendo as questões abaixo, respostas completas e no caderno.

1- Como as cidades são apresentadas nessas imagens?

2- Que habitantes da cidade estão presentes nessas imagens?

3- Você considera que as cidades e seus habitantes mudaram desde a época em que essas imagens foram feitas?

4- Existem pessoas em situação de rua em São Paulo? Qual a razão delas viverem nas ruas? Explique

5- Todas as pessoas podem circular por todos os espaços da cidade igualmente? Por exemplo em shopping Center? Ele é um espaço privado ou público?

By Professora Luciene - EMEF M`Boi Mirim I

7 comentários:

Obrigada pelo comentário, responderei assim que possivel.