quinta-feira, 25 de junho de 2020

Gêneros Musicais Brasileiros - Forró

No Brasil, a população possui uma relação intensa com a música. O povo brasileiro, de forma geral, é bastante musical, apreciando essa forma de arte em seu dia a dia e nos momentos de lazer.
O país é muito diverso e heterogêneo culturalmente, e apresenta distintos estilos musicais dependendo da região. Entretanto, alguns se destacam e fazem sucesso em todo território.
Confira a história, as principais características e os maiores representantes dos principais gêneros musicais do Brasil. Hoje falaremos do Forró:

Forró

Xilogravura retratando o forró

O estilo de música e de dança forró é uma manifestação cultural típica da região Nordeste e muito tocada na época das festas juninas e quadrilhas.

Apreciada em todo o Brasil, foi disseminada pelo país através dos migrantes nordestinos que saíam de seu lugar de origem em busca de melhores condições de vida, principalmente na década de 1960 e 1970.

Segundo o historiador e antropólogo Câmara Cascudo, o termo forró provém da palavra "forrobodó", que significa divertimento, farra.

O forró tem como base instrumental a zabumba, o triângulo e a sanfona; é subdividido nos ritmos xote, baião e xaxado. Com o tempo também se incluiu outros instrumentos e características a esse tipo de música, o que gerou ainda o forró universitário e eletrônico, surgidos na década de 1990.

Como representantes do forró tradicional temos os artistas Dominguinhos, Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro.

Agora escute uma música de Luiz Gonzaga e Fagner:

Luiz Gonzaga, Fagner - Abc do Sertão (Pseudo Vídeo)

Responda:

1 - O que você já sabia sobre o forró?
2 - Sua família tem o costume de escutar este gênero musical?
3 - Agora você vai representar este gênero musical tão presente em nossas festa juninas através de um belíssimo desenho.

(EF04AR13) Contextos e Práticas - Identificar e apreciar gêneros musicais (populares e eruditos) próprios da cultura de diferentes países.

FONTE: 
https://www.todamateria.com.br/generos-musicais-brasileiros/
https://www.youtube.com/watch?v=6pkB_tpcDWU

Um comentário:

Obrigada pelo comentário, responderei assim que possivel.