segunda-feira, 1 de junho de 2020

Stop motion

É provável que você já tenha ouvido falar sobre e mais provável ainda que já tenha visto alguma animação feita com a técnica chamada de Stop Motion. Ela é bastante usada por gigantes do entretenimento como a Disney e também na criação de animações caseiras e não tão pomposas.
Usada tanto em desenhos animados quanto em filmes com atores reais, esta técnica é bastante difundida no meio cinematográfico e há alguma décadas faz parte da rotina criativa de diversas pessoas ao redor do mundo.

Mas que raios é o Stop Motion?
Stop Motion (que poderia ser traduzido como “movimento parado”) é uma técnica que utiliza a disposição sequencial de fotografias diferentes de um mesmo objeto inanimado para simular o seu movimento. Estas fotografias são chamadas de quadros e normalmente são tiradas de um mesmo ponto, com o objeto sofrendo uma leve mudança de lugar, afinal é isso que dá a ideia de movimento.
Cientificamente falando, o Stop Motion só é compreendido como movimentação pelo fenômeno da Persistência Retiniana. Ele provoca a ilusão no cérebro humano de que algo se move continuamente quando existem mais de 12 quadros por segundo. Na verdade, o movimento desta técnica cinematográfica nada mais é que uma ilusão de ótica.

E como isso tudo começou?
A história do Stop Motion remonta aos primórdios do cinema. O mágico e ilusionista francês George Mélies viu nesta arte uma ótima possibilidade para dar sequência aos seus truques misteriosos que encantavam a todos. A partir da técnica do Stop Motion ele alcançou o ápice de sua carreira cinematográfica com o filme Viagem à Lua, de 1902. No curta, a chegada na Lua de um foguete com tripulação humana é criada a partir desta técnica.
Ao longo do século XX a técnica foi sendo desenvolvida e aprimorada por diversos diretores de cinema e durante muito tempo foi a base para efeitos especiais em filmes com robôs e monstros, pois como ainda não existia toda esta tecnologia capaz de criar qualquer coisa a partir de um computador, os cineastas recorriam à movimentação quadro a quadro.

TEMPO PREVISTO: 4 AULAS
AULA 1 - ler os textos e entender o que é stop motion
AULA 2 - preparar o roteiro, o cenário e separar os personagens
AULA 3 - fotografar
AULA 4 - editar o vídeo
OBSERVAÇÃO - Lembre de identificar o vídeo, fazer uma pequena apresentação antes de iniciar a "história". Coloque o nome da escola, o seu nome e série e de um título. 

Crie seu próprio Stop Motion

Para criar seu Stop Motion você precisará, primeiramente, de duas coisas: um celular ou computador com um programa para a edição de vídeo e um celular ou uma câmera fotográfica digital. Tendo isso, você precisará agora de personagens, que podem ser bonecos vendidos em lojas ou feitos com massa de modelar.

Dicas importantes:
  • Planeje sua filmagem – procure elaborar um roteiro, espaço de movimentação dos personagens e cenário para não ter nenhuma surpresa durante a filmagem e acabar perdendo tempo e trabalho.
  • Separe os personagens que utilizará (brinquedos que tenha em casa).
  • Trilha sonora - pensar nos sons da sua animação, que sons poderá usar, sons do corpo, sons de objetos...
  • Evite movimentar a câmera – quanto menos movimentar a câmera melhor será o resultado final.
  • Aproveite recursos do editor – alguns efeitos de movimentação podem ser adicionados na edição, o que poupa trabalho e evita erros durante as filmagens.

Como fazer Stop Motion no Computador

Como fazer Stop Motion no Celular


Assista as produções de alguns de meus alunos de uns anos atras:






Para ver mais videos visite: https://youtu.be/nx_UtVbbK6o

Habilidades:
EF05AR15 -  - Explorar e perceber elementos da natureza como fontes sonoras, considerando os elementos constitutivos da música.
EF05AR16 -  - Experimentar e explorar formas de registro musical não convencional e procedimentos e técnicas de registro musical em áudio e audiovisual.
EF06AR02 -   - Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais da dobradura, da gravura, do lambe-lambe e da animação, contextualizando-os no tempo e no espaço.
EF06AR03-   - Analisar situações nas quais as modalidades das artes visuais se integram ao audiovisual (cinema, animações, vídeos etc.) e ao design gráfico (capas de livros, ilustrações de textos diversos etc.).
EF06AR05 -  Experimentar e analisar lambe-lambe e animação como modalidades das artes visuais.
EF07AR26 -   - Explorar diferentes elementos envolvidos na composição de acontecimentos cênicos do teatro de animação (personagens, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia) e reconhecer seus vocabulários.
EF07AR29 -   - Experimentar, de maneira imaginativa na improvisação teatral e no jogo cênico, as construções de movimento (manipulação) e vocais de personagens do teatro de animação.
EF69AR35 -   - Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.

5 comentários:

  1. Obrigatório fazer? Nem sei como editar, que adolescente tem brinquedos em casa?

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  2. Sim, a atividade vale nota. Existem outras opções, faça desenhos por exemplo.

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  3. Professora, eu tenho gatos, poderia fazer esse stop motin, meio que com roteiro de apresentação.???

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Obrigada pelo comentário, responderei assim que possivel.