terça-feira, 9 de novembro de 2010

MATERIALIDADE

Em todo trabalho de arte sempre há a combinação de materiais.
Cada material é uma matéria que dá consistência física à obra de arte. O corpo, o movimento, do/no corpo, como o Mamoré, a parafina e o feltro, ou, som e o silencio, são matérias que deixam de ser o que são quando sujeitas à pratica artística, perdendo sua crueza de matéria pela passagem para o simbólico.
Matérias são peles sobre a carne da obra.
“Separar a matéria de sua obra é impossível. A matéria é insubstituível: a obra nasce como a adoção de uma matéria e triunfa como matéria formada.” (Pareyson)
Quando tratamos de materialidade nas artes, seja em qualquer eixo artístico, tratamos principalmente do que podemos ver, perceber e fazer para que a arte ou obra de arte possa existe em um contexto visível e apreciável.

Assim tratamos de três peças fundamentais para que tudo se torne possível, o suporte, a ferramenta e a matéria.

O suporte à podemos assim exemplificar, como o que suporta, segura, serve de sustentação para a obra de arte. Nas artes visuais o suporte mais comum é a tela de pintura, pois ela suporta o desenho, a pintura. No eixo música, o principal suporte para o som é a pessoa que segura e toca o instrumento ou sustenta a voz que faz então a melodia. Já no eixo dança como no teatro também temos como principal suporte o corpo do artista, que dá para a arte a possibilidade do gesto.

A ferramenta à é sem dúvida nenhuma uma arma que se utiliza para a criação, assim, como o exemplo de suporte para as artes visuais foi a tela, temos como ferramenta o pincel, que é o que vai servir para que a obra de arte seja realizada, na música a ferramenta são os instrumentos musicais ou as cordas vocais, no teatro e na dança as ferramentas podem ainda ser o corpo dos artistas, uma vez que elas são o que sustentam  (suporte) mas o que fazem a rate acontecer também.

A matéria à pode ser considerada propriamente o que chamamos de material para a arte, sendo assim, é o que se utilizou para que a obra de arte pudesse ser realizada e finalizada, assim a matéria para o nosso exemplo de artes visuais são as tintas, para a música seria a melodia, os sons e para o teatro e a dança, as formas corporais e os gestos.

Basicamente seria assim que poderíamos definis a materialidade nas artes, de uma forma simples.

TABELA DE EXEMPLOS


SUPORTE
FERRAMENTA
MATÉRIA
ARTES VISUAIS
tela
papel
pincel
lápis
tinta
grafite
TEATRO
O corpo do artista
O corpo do artista
Formas corporais e gestos
DANÇA
O corpo do artista
O corpo do artista
Formas corporais e gestos
MÚSICA
Pessoa que toca ou canta
Instrumentos musicais e cordas vocais
Sons e melodia

5 comentários:

Patricia David disse...

Muito boa a matéria, excelente, tudo bem esmiuçado de fácil entendimento.

Anônimo disse...

Amei me ajudou no trabalho

Unknown disse...

Outras características importantes das transformações na materialidade

Unknown disse...

Excelente essa página,trabalhar com base artística.

Unknown disse...

Boa