quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Teatro infantil

Se você ainda não assistiu as aulas sobre teatro do Centro de Mídias, assista-as logo abaixo:



O que é Teatro Infantil?

O conceito de teatro infantil pode fazer referência a diferentes ideias. Por um lado, o teatro infantil abarca obras escritas tendo as crianças como destinatários: ou seja, que aspiram a ser vistas pelo público infantil.
O teatro infantil, por outro lado, menciona os textos dramatúrgicos que são criados ou interpretados por adolescentes ou crianças. Um grupo de crianças, neste sentido, pode criar e representar os seus próprios trabalhos, constituindo-se em expoentes deste tipo de teatro infantil.
Relativamente ao teatro infantil que tem as crianças como receptores potenciais das propostas, desenvolve-se em duas fases diferentes. A mais comum é aquela que se conhece como teatro infantil por interiorização, com um adulto a escrever as obras consoante aquilo que acha que possa interessar às crianças. Nesse sentido, o escritor deve ter em conta a idade das crianças que pretende cativar, uma vez que os conteúdos têm de se adequar à maturidade intelectual e emocional do espectador.
O teatro infantil por apropriação, em contrapartida, surge quando as crianças adotam obras que, inicialmente, não os tinham como destinatários. Trata-se de obras pensadas para o público em geral mas que, tendo em conta determinadas características, acabam por abranger os mais novos.
A nível geral, pode-se dizer que o teatro infantil aposta em personagens caricatas, roupas coloridos e componentes musicais (canções, coreografias de danças, etc.). Muitas vezes, as obras têm uma moral da história para que os espectadores adquiram ou desenvolvam certos valores considerados positivos.

Como surgiu o Teatro Infantil no Brasil?

COMO SURGIU o TEATRO INFANTIL no BRASIL? | Atores da Depressão

Peça voltada para o público infantil

Teatro Infantil: Rapunzel (Peça Completa)


Assista também: https://www.youtube.com/watch?v=8zbMPPSdUlU

Peça realizada somente por crianças

Criança tem cada uma... - Temporada de Teatro Emilie 2015


Assista também: https://www.youtube.com/watch?v=YAY2rkv_gcg


Atividade

Represente, através de um desenho, o Teatro Infantil.




(EF05AR18) Reconhecer e apreciar o teatro infantil presente em diferentes contextos, aprendendo a ver e a ouvir histórias dramatizadas e cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório ficcional.
(EF05AR20) Experimentar o trabalho colaborativo, coletivo e autoral em improvisações teatrais e processos narrativos criativos em teatro infantil, explorando desde a teatralidade dos gestos e das ações do cotidiano até elementos de diferentes matrizes estéticas e culturais.

FONTES:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário, responderei assim que possivel.