terça-feira, 2 de junho de 2020

Música para ouvir, cantar e se emocionar

Antes de iniciar, tente lembrar quantas vezes, quando saiu de casa, você ouviu música. Não só as baladas do rádio, mas também as pílulas de sonolência na sala de espera do dentista. Ou o canto de alguém a seu lado no ônibus. É muito provável que você não tenha passado um único de seus últimos dias sem escutar alguns acordes. Às vezes nem nos damos conta, mas a música nos cerca por todos os lados. Há música para dançar, namorar, estudar. Música para enfrentar o trânsito, trabalhar, fazer ginástica e para relaxar no final do dia. Música para rezar, curar e memorizar. Para comunicar as emoções que não conseguimos transmitir só por meio de palavras. E música simplesmente para ouvir e curtir.

Assista a vídeo aula pelo link: https://www.pebsp.com/videos/7o-ano-artes-musica-para-ouvir-cantar-e-se-emocionar-11-05-2020/ (*pule direto para o minuto 4:46).

A) O que a música provoca em você?

B) Desafio musical:

Escolha uma música, pode ser clássica ou não, para relacioná-la as diferentes dimensões da sua vida e responda:
1 - Dimensão Social: Qual música você mais tem ouvido durante este isolamento social?
2 - Dimensão Histórica: Qual foi a primeira música que você aprendeu?
3 - Dimensão Cultural: Quais 'lives' de músicos você tem assistido?
4 - Dimensão Estética: Com qual música você mais se identifica atualmente?
5 - Dimensão Politica: Qual música estrangeira você mais têm ouvido?

Uso e função da música

Você ouve música com frequência? Talvez sua resposta seja sim, afinal poucas pessoas devem ter lhe visto sem fone de ouvido pendurado no pescoço. Ou talvez a resposta seja não, por algum motivo você não gosta de todo aquele ruído que chamam de música, e aceita facilmente trocar a música por uma sala silenciosa e um bom livro.

Mas o que é então, a música? Podemos dizer que ela é um conjunto de notas distribuídas num compasso, que possuem um objetivo geral, agradar sonoramente uma pessoa ou grupo que a escuta.
A música tem várias funções, a que sempre lembramos é a Marcha Nupcial, que anuncia com muito glamour a entrada da noiva. Mas ser musica é bem mais que isso. As vezes vivemos situações que não conseguimos explicar em palavras, mas através de uma musica os ouvintes são capazes de compreender. Há inúmeras formas de comunicar-se com as pessoas, e a música faz parte de uma delas.

Melodias
Melodia é uma sucessão de alturas, compostas ou não com um ritmo, que estabelece sentido musical.

Pode ser estabelecida por monotonia melódica, por graus conjuntos ou por intervalos diversificados. Escalas ou arpejos. Mas de fato é determinante que se estabeleçam frases. Que se perceba começo, meio e fim.
A melodia então está para a fala. Ou melhor, para a música que se desenvolveu com o discurso da palavra. É como propor um assunto. O assunto é o motivo. O sujeito é a forma que se demonstra o motivo. A sentença é a frase. O conjunto dessas questões compõe a melodia.

Qual a diferença entre gênero musical e estilo?

Gênero, estilo, ritmo... certamente você deve estar habituado com esses termos na música.
Mas, se olharmos atentamente, a linha parece tênue entre uma nomenclatura e outra em meio a tantas experimentações no mercado musical.
A hibridização de ritmos é cada vez mais comum, mas, será que estamos utilizando esses termos de maneira correta? 
Veja em seguida:

- Estrutura
Essa é a primeira parte que compõe a música. Aqui surgem os elementos de harmonia (a exemplo de um acorde) e melodia (sucessão de notas).

- Forma 
É a parte que a estrutura se organiza. Aqui surge o Ritmo que é a marcação do tempo de toda música.
Ele nos fornece o compasso no qual a harmonia e melodia trabalham em conjunto.

- Estilo Musical
Quando falamos em Estilo, falamos em englobar os elementos anteriores: estrutura e forma. Além disso, temos o importante toque da personalidade do artista.
Podemos falar de estilo diferente comparando guitarristas, saxofonistas diferentes, entre outros instrumentos.
O Estilo Musical também pode estar ligado à cultura.

- Gênero Musical
O entendimento de gênero como a soma dos aspectos anteriores dá uma noção mais ampla da sua função.
Podemos pensar no Gênero Musical como um universo à parte! Vamos pegar o Pop, por exemplo:
Dentro do gênero Pop, temos vários subgêneros, que podem também ser frutos da junção com outros gêneros e ou estilos musicais.
Temos assim: Pop Funk, Pop Eletrônico, Pop Rock... entre outros.
Além disso, os gêneros podem mudar a sua representação de acordo com cada local e cultura (adicionamos o estilo musical) e criamos novos gêneros.
Assim, podemos perceber que falar de música é um mundo infinito de possibilidades e criações.
Na era digital é um desafio delimitar ao certo qual gênero ou estilo adotado em determinadas músicas, mas, podemos enxergar esse momento como uma fase de reinvenção e criação de linguagens artísticas.

Musica Clássica

A música clássica é um gênero musical erudito que surgiu no Ocidente. Entre suas características estão a presença de orquestras com instrumentos como o violino e o piano e espetáculos solenes. Há quem ache o gênero difícil de entender, enquanto outros consideram que é relaxante, emociona, acalma ou até mesmo ajuda nos estudos. Seus principais compositores foram Mozart, Beethoven e Bach. Na música clássica brasileira, alguns dos nome mais conhecidos são Carlos Gomes e Heitor Villa-Lobos.

Sugestões:

Música tema do filma Star Wars


Música tema do filme Harry Potter


Música do Jogo original Tetris



Canto Coral

Coral. Foto: Pavel L Photo and Video / Shutterstock.com
Coral. Foto: Pavel L Photo and Video / Shutterstock.com
canto coral envolve tudo que se refere a um coro ou a uma capela, ou seja, a um conjunto de músicos vinculados ao recinto religioso da Igreja ou de um monarca. Não há um marco inicial confiável desta atividade, mas sim documentos que comprovam sua ancestralidade. Pode-se afirmar que vários destes textos antigos estabelecem uma ligação entre cerimônias de natureza espiritual, danças religiosas e o canto coral.

Um dos registros mais antigos, descobertos na Caverna de Cogul, na Espanha, aponta para a prática de cantos e danças em grupo na era neolítica, na pré-história. Choros, entre os gregos, define as várias atividades que integravam o conceito do drama grego na Grécia Antiga, cultivado por dramaturgos como Ésquilo, Sófocles, e Eurípedes e que englobavam a Poética, o Canto e a Dança.


Coral da música Trem Bala


Dimensões da vida



A música está presente nas diversas dimensões de nossas vidas pois ela tem a capacidade de expressar os nossos sentimentos, emoções, ideias e pensamentos.
Desta forma, a música serve para retratar eventos do passado, exaltando um determinado momento histórico ou ainda servir como crítica a algo. Isso pode ser observado quando analisamos músicas como Cálice de Chico Buarque, que foi escrita durante a época da ditadura militar brasileira e faz um trocadilho com o nome cálice e a expressão cale-se.
Contudo, a música pode apresentar um caráter apenas recreativo sendo amplamente usada como entretenimento.


Mais indicações:

Pedro e o Lobo

O lago dos Cisnes

Fantasia

https://reverb.com.br/tag/musica-classica
https://www.infoescola.com/musica/canto-coral/
https://brainly.com.br/tarefa/24799214#readmore

HABILIDADE:
EF07AR16
 Analisar criticamente, por meio da apreciação, usos e funções de diferentes gêneros da música clássica e do canto coral em seus contextos de produção e circulação, relacionando essas práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

2 comentários:

Obrigada pelo comentário, responderei assim que possivel.