segunda-feira, 27 de abril de 2020

Formas de analisar a figura humana

REPRESENTAÇÕES DO CORPO HUMANO NA ARTE

O Nascimento de Vênus - têmpera sobre tela, 1,72 m x 2,78 m, 1483 - Sandro Botticelli - Galleria degli Uffizi, Florença
San Marcos - mármore, 2,48 m., 1411-13 - Donatello, Or San Michele, Florença

Fernando Botero. Frank Lloyd e sua família em Paradise Island. 1972

Tarsila do Amaral e A Negra e o Antropofagia


Cópia de uma pintura mural no túmulo de Setos I onde foi aplicada a lei da frontalidade.

Performance


A companhia brasileira de dança Grupo Corpo durante apresentação

Musical Infantil: "Viagem pelo Corpo Humano"

Julian Siebert

Tatuando
Depois de observar as imagens acima, responda:

* De quais épocas parecem ser as imagens?
* O que elas apresentam?
* Por que o corpo é uma questão presente na arte em diferentes épocas e culturas?
* Como podemos pensar a representação do corpo na nossa sociedade? 
* Hoje, como as pessoas são representadas na TV, internet, desenhos animados, histórias em quadrinhos, jogos de videogame, revistas e jornais?
* Escolha uma das imagens acima, a que você mais gostou, e tente representá-la através de um desenho (ou um poema).

MAPA DO CORPO

O que podemos transmitir com o nosso corpo?
Pegue seu caderno de desenho (se não tiver, use uma folha de sulfite ou outro caderno) faça o desenho do contorno de um corpo humano e em seguida cole no interior da silhueta imagens retiradas de jornais, revistas, encartes ou outro material gráfico. Pode usar imagens e palavras que expressem ações e/ou sentimentos, de forma a montar um atlas diferente do corpo humano.

FONTES:
                        https://wsimag.com/pt/arte/20228-fernando-botero-e-o-seu-estilo-unico
                        https://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_da_frontalidade
                        https://www.culturagenial.com/tipos-de-arte/
                        https://portaltattoo.com/
                        https://www.bhtattoo.com.br/evento.aspx

HABILIDADES:
(EF15AR07E) Conhecer, pesquisar e identificar lugares, artistas, artesãos e profissionais das diferentes categorias do sistema das artes visuais. 
(EF15AR25G) Pesquisar e apreciar obras de diferentes linguagens artísticas consideradas como patrimônio Cultural material e imaterial do Brasil.
(EF15AR25H) Pesquisar, conhecer e valorizar diferentes elementos constitutivos do contexto sociocultural local, nacional e internacional, entre eles, diversas matrizes estéticas e culturais, cultivando vocabulários e repertórios das diferentes linguagens artísticas. 

5 comentários:

Obrigada pelo comentário, responderei assim que possivel.