sexta-feira, 29 de maio de 2020

Brasília, Cidade Planejada

A maioria das cidades se desenvolveu de maneira espontânea, na beira de um rio, à beira-mar, ou em um ponto estratégico de comércio. No entanto algumas cidades do mundo foram planejadas, isto é, projetadas e construídas em locais em que ainda não havia uma população assentada. No Brasil existem vários exemplos de cidades planejadas, como Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), Palmas (TO), Pelotas (RS) e Brasília (DF), entre outras.

Mapa de Brasília

Brasília o plano piloto

O Plano Piloto foi elaborado por Lúcio Costa para o concurso de 1957 para o projeto urbanístico da nova capital. Teve sua forma inspirada pelo sinal da cruz, mas um dos eixos foi depois arqueado para se adaptar ao relevo da região.[1] O formato da área é popularmente comparado ao de um avião, repare na imagem, suas asas amarelas, onde fica localizado os prédios dos Ministérios.

Atividade: É hora de aumentar seu repertório cultural, resgatar memórias. Faça as anotações em seu caderno. Faça um levantamento sobre a origem da cidade onde você mora, São Paulo. Pode ser na internet, livro ou depoimentos de moradores da cidade.

1 – Quando e como a cidade de São Paulo surgiu?
2 – A cidade de São Paulo é planejada?
3 – Cite alguns pontos turísticos da cidade como parques, museus, avenidas, cinemas, etc.

4 – Pesquise e escreva uma música ou poema que fale sobre a cidade de São Paulo.

By Professora Luciene - EMEF M`Boi Mirim I

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário, responderei assim que possivel.