Caçando nos pântanos, c. 1350 a. C. - Pintura mural |
O TUMULO DE NEBAMUN
Cena da vida de Nebamun, túmulo de Nebamun, c.1350 aC |
Nebamun foi um oficial do antigo Egito. Em volta de seu tumulo havia uma grande pintura de parede. A imagem o mostrava com sua família caçando aves nos pântanos do rio Nilo. Esse tipo de cena, que retrata o morto fazendo algo que apreciava, era muito comum nos túmulos egípcios. Nebamun queria essa pintura em seu tumulo para que tivesse muitos pássaros e peixes a capturar na outra vida – o lugar onde os mortos viviam.
LIVRO DOS MORTOS
Juízo Final de hunefer Papiro Egípcio Repro Pintura Gigante 65.5" X 30.5" |
Os egípcios antigos muitas vezes eram enterrados com seu próprios Livro dos Mortos, a fim de passar a salvo pelo Mundo Subterrâneo e renascer para uma nova vida. O livro continha uma serie de textos, incluindo encantamentos, e pequenas ilustrações, as vinhetas, que eram muito importantes porque mostravam o que aconteceria na outra vida.
O PAPIRO
Os egípcios antigos foram os primeiros a fazer papel, usando papiro, uma planta que havia nas margens do rio Nilo. O papiro também era usado para fazer cordas e cestos.
Para fazer papel, retirava-se a casca verde dos talos de papiro, que então eram costados em tiras longas. As tiras eram achatadas e algumas delas, colocadas na horizontal sobre um pano de algodão.
Depois, outras tiras eram dispostas por cima, na vertical. Isso dava uma textura entrecruzada ao papel. Então, ele era comprimido e o suco natural que saia da planta agia como cola, selando as tiras e produzindo uma folha de papel.
FONTE: Arte para crianças - Publifolhinha
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo comentário, responderei assim que possivel.