Pintura rupestre no teto da caverna de Lascaux, na França, criada com tintas feitas a partir de carvão e pó de rochas coloridas. Foto de 2012. |
PRIMEIROS CONTATOS
Os seres humanos já faziam arte antes de inventarem a escrita!
Pinturas e desenhos feitos por povos que viveram há milhares de anos foram descobertos na grande caverna de Lascaux, na França, e também nas paredes rochosas da Serra da Capivara, no Brasil.
* O que mais chama a sua atenção nessa pintura?
* Quais são as cores mais usadas nela?
EXISTE ARTE RUPESTRE NO PIAUÍ
A arqueologia estuda como as pessoas viviam nas sociedades antigas, investigando os locais onde moravam e os objetos que usavam.
A arqueóloga Niède Guidon, nascida em São Paulo, vive no Piauí. A partir de uma expedição realizada na região em 1973, começou a estudar as imagens pintadas nas rochas da Serra da Capivara, confirmando que a arte rupestre brasileira é muito antiga. Ela comenta:
Niède Guidon, fotografada no Sítio Arqueológico do Veado, no Piauí, em 2005. |
[...] Foram 32 anos de muita dedicação. Neste tempo, foram descobertos vestígios concretos da presença do primeiro homem americano na região, datados com até 57 mil anos. [...]
Disponível em: http://mod.lk/guidon Acesso em: 23/04/2020
As descobertas dos arqueólogos motivaram a criação do Parque Nacional da Serra da Capivara para garantir a preservação e a possibilidade de visita às paredes de rochas cheias de imagens desses povos.
Pintura rupestre escolhida como símbolo do parque, situada na Toca do Boqueirão da Pedra Furada. Foto de 2014. |
* A menina observa a pintura. O que será que ela percebe na imagem?
* O que você acrescentaria nesta imagem?
* Imagine-se vivendo há 50 mil anos, sem livros, energia elétrica, televisão carro, telefone celular ou computador. Escreva a respeito de seus motivos para fazer arte rupestre e o tema que escolheria. (USE SEU CADERNO DE DESENHO, UTILIZE A QUANTIDADE DE "LINHAS" QUE PRECISAR)
VAMOS DESENHAR EM UMA PEDRA!
A atividade é fazer desenhos numa pedra, aproveitando seu contorno e suas manchas. Então para isso você precisará procurar alguma pedra com o tamanho suficiente para desenhar.
IMAGINE VOCÊ BRINCANDO HÁ 50 MIL ANOS!
Você pode apropriar-se de elementos de imagens rupestres para criar um trabalho contemporâneo.
Pense em como você brincaria com seu animal preferido se vivesse há 50 mil anos.
* Observe a imagem a seguir.
* Escolha as formas mais interessantes para incluir em seu desenho.
* Você pode modificá-la como quiser.
Pintura rupestre criada com tintas feitas a partir de carvão e pó de rochas coloridas na Toca do Boqueirão da Pedra Furada, no Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí. Foto de 2013. |
* Desenhe sua ideia com lápis de cera, lápis de cor ou canetas hidrográficas.
Para esta atividade veja se encontra em casa um papel tipo pardo, pode ser aqueles saquinhos de pão, algum papel que se pareça com a image a seguir. Amasse-o para ficar mais parecido.
* Quando terminar, guarde seu trabalho com cuidado, para fazermos uma bela exposição na volta às aulas.
HABILIDADES
(EF15AR04)
Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura,
colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo,
fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos
e técnicas convencionais e não convencionais.
(EF15AR06) Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, para alcançar sentidos plurais.
(EF15AR09) Estabelecer relações entre as partes do corpo e destas com o todo corporal na construção do movimento dançado.
(EF15AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.
(EF15AR06) Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, para alcançar sentidos plurais.
(EF15AR09) Estabelecer relações entre as partes do corpo e destas com o todo corporal na construção do movimento dançado.
(EF15AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.
muito bom.adorei
ResponderExcluirMUITO OBRIGADA, ME AJUDOU MUITO.
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