A dança engloba manifestações dos mais diversos graus de acessibilidade. Há desde aquelas que poucas pessoas acompanham, por serem menos conhecidas e mais complexas de serem apreendidas, até aquelas que atingem muita gente e encantam pela sua capacidade de interação e energia, causando impulsos imediatos em quem as vê ou mesmo dança. Uma dessas danças que mobilizou nos últimos anos o interesse de muita gente é o passinho, que surgiu nas comunidades periféricas do Rio de Janeiro como dança de rua e se espalhou por diferentes lugares.
Batalha do passinho |
Espetáculo de abertura dos Jogos Olímpicos 2016, Maracanã, Rio de Janeiro (RJ). |
OBSERVE AS IMAGENS:
* Elas têm algo em comum?
* Qual é a principal diferença entre elas?
* Em que local as danças estão sendo executadas?
* Observe o cenário da segunda imagem. Ela lhe remete a algum local ou situação?
O passinho surgiu no Rio de Janeiro em meados dos anos 2000. Apesar de os bailes funk serem considerados o local de nascimento da dança, as primeiras manifestações ocorreram em uma pequena rua no bairro de Madureira, na cidade carioca. Esse local se tornou histórico para a reputação de muitos dançarinos desse estilo, que na época acontecia em competições informais chamadas "rodas", que se formavam todo sábado no bairro. Esses encontros acontecem até hoje , mesmo depois de a dança ter se tornado um fenômeno mundial, mantendo profunda conexão com suas raízes.
O primeiro grupo a incluir o passinho no seu repertório foi o Imperadores da Dança, de Anderson Santana, em 2006. Da pequena rua a dança se espalhou para os bailes, mas naquele momento ainda estava restrita à mesma população: habitantes das comunidades periféricas do Rio de Janeiro. Os bailes funk são festas que ocorrem nessas comunidades entre a população mais jovem. Neles, a dança é preponderante, até por ser um meio para amenizar a rivalidade entre as diferentes comunidades da cidade. Em 2008, um dançarino chamado Beiçola do Jacarezinho postou na internet um vídeo em que executava o passinho com seus colegas (assim como Madureira, Jacarezinho também é uma comunidade do Rio de Janeiro, o que demonstra o vínculo da dança e dos dançarinos com o local ao qual pertencem). Gravada por uma câmera digital durante um churrasco entre amigos, a postagem se espalhou rapidamente e incentivou jovens de outras comunidades a postarem seus vídeos também. A partir desse momento, as batalhas de dança deixaram de acontecer só nas ruas e bailes e passaram a acontecer também na internet. O passinho deixou de ser conhecido por apenas um grupo social e se tornou um fenômeno cultural do país. Em 2012, um grupo de dançarinos do passinho executou uma batalha na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres. Naquele momento a dança tomou dimensão internacional, ganhando representações diversas no trabalho de artistas famosos da cultura pop como Chris Brown, Beyoncé e Ricky Martin. Em 2015, a dança ganhou um novo espaço, o tradicional Teatro Municipal do Rio de Janeiro e um novo formato. Em caráter de espetáculo de dança, bailarinos de várias comunidades se unem em Na batalha, trabalho artístico que narra o cotidiano, muitas vezes violento, dos jovens das periferias das grandes cidades. Como diz reportagem sobre a apresentação:
Cena do espetáculo Na Batalha, de Raul Fernando e Júlio Ludemir, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro (2015). |
O passinho se espalhou pelo Brasil no rastro da inclusão digital das lan houses. Os meninos começaram dançando nos bailes e se desafiando em vídeos caseiros, disseminados via YouTube.
OLIVEIRA, Flávia; MIRANDA, André. Teatro Municipal recebe pela primeira vez espetáculo de passinho. O Globo, 30 maio 2015. Disponível em: <https://glo.bo/2KGC8h6> Acesso em: 30 out. 2018.
Tanto as outras danças d hip-hop como o passinho têm a característica de dissociar as partes do corpo durante o movimento. O passinho tem características muito específicas, sendo muito fácil detectar esse estilo de dança ao observá-lo. As pernas e os quadris são isolados do resto do corpo, sendo as partes protagonistas do movimento. O tronco, braços e cabeça se movem apenas em consequência dessas partes. A dança é caracterizadas por movimentos muito ágeis com os pés, facilitados pelos movimentos dos quadris. O passinho mistura elementos do break e do funk com elementos das danças tradicionais brasileiras, como o samba, o frevo e até o jogo de capoeira. Em sua forma tradicional não há coreografias, os dançarinos improvisam conforme a música durante as batalhas.O olhar fica fixo para os pés, acompanhando as partes do corpo que conduz os movimentos. Apesar de já existirem passos típicos desse estilo, o modo como eles são executados difere de dançarino para dançarino, rompendo com as noções de certo e errado. O passo básico é chamado "sabará", em que o pé direito pisa do lado, na frente, do lado e atrás, com o quadril acompanhando o movimento. O pé de base também acompanha, mexendo de um lado para o outro.
DESAFIO!
* Criar um passinho (cuidado com a letra da música que vai utilizar).
* Gravar/filmar e guardar pra me mostrar no retorno às aulas. (Se não for tímido pode publicar sua criação e me passar o link)
* Se não tiver como filmar, arrume uma maneira de "guardar" seu passinho. Pode ser por escrito, descrevendo passo-a-passo sua criação. Pode ser em forma de desenho, ou como lhe for mais conveniente. Mas faça!
DICA!
Sempre que for realizar uma atividade de Arte, seja no caderno de desenho 📖 ou no de pauta (lembrando que só é para usar o caderno de pauta caso não tenha recebido o de desenho 😉), primeiro coloque a data e o título da atividade em seguida faça um breve resumo (em forma de texto ou de tópicos) sobre o que aprendeu e depois responda as questões (quando houver) copiando as perguntas. No caso do vídeo, escreva que a atividade foi a criação de um vídeo e diga onde está gravado para ter facilidade de acessá-lo quando necessário.
FONTES:
https://www.youtube.com/watch?v=iumrbMK8LzI
HABILIDADES:
(EF09AR09) - Contextos e práticas - Pesquisar e apreciar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança, diferenciando autores, grupos, épocas e culturas.
(EF09AR10) - Elementos da linguagem - Identificar e explorar o movimento em seus diferentes aspectos expressivos, dialogando com respeito e sem preconceito, sobre o desenvolvimento das formas da dança em sua história tradicional e contemporânea.
(EF09AR12) - Processos de criação - Investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios.
(EF09AR13) - Processos de criação - Investigar brincadeiras, jogos, danças coletivas e outras manifestações da dança contemporânea de diferentes matrizes estéticas e culturais, como também fatos, notícias, temáticas e situações atuais, como referência para a criação e a composição de danças autorais, individualmente e em grupo.
(EF69AR31) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.
(EF69AR32) Analisar e explorar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas.
HABILIDADES:
(EF09AR09) - Contextos e práticas - Pesquisar e apreciar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança, diferenciando autores, grupos, épocas e culturas.
(EF09AR10) - Elementos da linguagem - Identificar e explorar o movimento em seus diferentes aspectos expressivos, dialogando com respeito e sem preconceito, sobre o desenvolvimento das formas da dança em sua história tradicional e contemporânea.
(EF09AR12) - Processos de criação - Investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios.
(EF09AR13) - Processos de criação - Investigar brincadeiras, jogos, danças coletivas e outras manifestações da dança contemporânea de diferentes matrizes estéticas e culturais, como também fatos, notícias, temáticas e situações atuais, como referência para a criação e a composição de danças autorais, individualmente e em grupo.
(EF69AR31) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.
(EF69AR32) Analisar e explorar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas.
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