Um objeto que pode ser usado para fazer música é chamado de instrumento musical. Um instrumento musical pode ser tão grande e complexo quanto um piano ou tão pequeno e simples quanto um apito ou um sino minúsculo. Os instrumentos musicais são encontrados em quase todas as culturas e períodos históricos. Cientistas encontraram tambores de argila e trompetes de búzios que foram usados por alguns dos primeiros seres humanos, milhares de anos atrás.
Assista a vídeo aula:
Copie e responda em seu caderno de desenho:
1 - Quais instrumentos musicais você conhece?
2 - Sobre as imagens apresentadas: A que família ou naipe pertencem os instrumentos 1, 2, 3, 4, 5 e 6?
3 - O piano, que tipo de instrumento é?
4 - E o violino? Que tipo de instrumento é?
5 - Você sabe o que é timbre?
6 - Sobre a música apresentada:
- Que música é essa?
- De onde você a conhece?
- Qual é o tipo de música?
Instrumentos musicais são objetos ou aparelhos construídos ou adaptados para produzir sons musicais. De forma geral, consideramos como sons musicais aqueles em que podemos manipular algum parâmetro sonoro: altura, duração, intensidade ou timbre.
Altura - é um termo utilizado para definir se um som é agudo ou grave. Sons altos são agudos e sons baixos são graves. O que faz um som ficar agudo ou grave é a frequência do som. Quanto maior a frequência, mais agudo (alto) é o som; e quanto menor a frequência, mais grave (baixo) é o som. Essa frequência corresponde aos ciclos (oscilações por segundo) da onda sonora. É importante não confundir altura do som com volume (ou intensidade) do som.
Duração - é o tempo que o som permanece em nossos ouvidos, isto é, se o som é curto ou longo. É a característica que revela o tempo de emissão de um som. Depende do tempo que duram as vibrações do objeto que os produz. As diversas durações são utilizadas em combinação com uma regularidade básica chamada de pulso ou pulsação. Essas variações são comumente chamadas de ritmo.Alguns sons possuem ressonância curta, isto é, continuam soando por um breve período de tempo, como o som dos tambores, e outros tem ressonância longa, como os sons dos sinos que permanecem soando por um período de tempo maior.
Intensidade - é um termo usado para definir se um som é fraco ou forte. Quando mexemos no botão de volume de um aparelho de som, estamos alterando a intensidade da música. É comum as pessoas dizerem que, aumentando o volume, o som fica mais “alto“, mas essa definição está incorreta, pois o volume não altera a frequência do som (não deixa mais agudo nem mais grave). Volume somente altera a intensidade.
Timbre - é o que diferencia dois sons de mesma frequência (mesma nota). Por exemplo, a nota Dó tocada no violão tem um som muito diferente da nota Dó tocada no teclado ou no violino. Isso significa que esses instrumentos possuem timbres diferentes.
Instrumentos de sopro
São aqueles que são soprados. Podem ser divididos em:
Madeira - são instrumentos com o corpo ou palhetas de madeira no bocal, por onde entra o ar e produz o som. São eles: flauta, saxofone, flauta de pã, etc.
Metais - são instrumentos com o corpo de metal. São eles: trompete, tuba, trombone, gaita, etc.
Instrumentos de percussão
São instrumentos que produzem sons através de batidas ou movimentos. São eles: atabaque, tambores, xilofones, ganzá, bateria, etc.
Instrumentos de fricção
São instrumentos que produzem sons através de fricção. São eles: reco-reco, afoxé, xequerê, cuíca, etc.
Instrumentos de cordas
São aqueles que criam sons através da vibração de suas cordas enquanto são tocados. Podem ser tocados de diferentes formas: dedilhadas, palhetadas, raspadas ou beliscadas, ou até batidas. Fazem parte deste grupo: bandolim, cavaquinho, harpa, berimbau, violão, ukulele, etc.
Instrumentos musicais acústicos - são instrumentos em que o som é repercutido por sua própria caixa de ressonância ou seu corpo. Dado que instrumentos eletrônicos são uma invenção muito recente na história da música, quase todos os instrumentos musicais são acústicos.
O termo “acústico” é um retrônimo, cunhado após o invento de instrumentos elétricos, como a guitarra elétrica e baixo elétrico.
(EF07AR21) Explorar e analisar instrumentos acústicos
(percussão, sopro, cordas e fricção) em práticas de
composição/criação, execução e apreciação musical,
reconhecendo timbres e características de instrumentos musicais diversos.
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Gostei! É uma grande ajuda para professores e alunos.
ResponderExcluirParabéns pela criatividade, tenho feito uso dos seus trabalhos.
ResponderExcluirParabéns Pró !Belo trabalho.
ResponderExcluirgostei muito ajuda muito
ResponderExcluirParabens pelo blog gostei do artigo muito bom
ResponderExcluirObrigada à todos! É sempre gratificante receber o retorno positivo de cada um.
ResponderExcluirparabéns artigo muito bom. me ajudou muito.
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho e pela disponibilização do mesmo na net.
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