QUANDO QUEREMOS ESCUTAR MÚSICAS E NÃO TEMOS MÚSICOS PRESENTES, PODEMOS OUVIR GRAVAÇÕES MUSICAIS EM DIFERENTES APARELHOS, COMO CELULARES, COMPUTADORES, TOCADORES DE CD, RÁDIOS OU TELEVISÕES.
PARA OUVIR MÚSICA AO VIVO, PRECISAMOS ESTAR PRESENTE NAS APRESENTAÇÕES DOS MÚSICOS.
Show no Rio de Janeiro (RJ), foto de 2013 |
O músico Jonas Tatit. Foto de 2008. |
PROCURE O MÚSICO JONAS TATIT NA FOTO DO SHOW ACIMA. ELE APARECE TOCANDO VIOLÃO.
ALÉM DE APRESENTAR-SE COM OUTROS MÚSICOS, ELE É COMPOSITOR E TEM UM ESTÚDIO MUSICAL, UM ESPAÇO ESPECIALMENTE PLANEJADO PARA TRABALHAR COM GRAVAÇÕES DE SOM.
NO ESTÚDIO DE JONAS TATIT EXISTEM 3 SALAS PREPARADAS PARA MELHORAR A QUALIDADE DO SOM E EQUIPAMENTOS PARA GRAVAÇÃO.
O ESPAÇO É USADO POR OUTROS MÚSICOS, ALÉM DE JONAS, PARA GRAVAR E EDITAR CDS E DVDS.
Área de gravação do estúdio de Jonas Tatit. Foto de 2016 |
Sérgio Reze é baterista, está entre os músicos convidados a participar das gravações do estúdio. Foto de 2015. |
NO ESTÚDIO, JONAS TAMBÉM FAZ TRILHAS SONORAS PARA CINEMA, DESENHO ANIMADO E DANÇA.
AS TRILHAS DAS ANIMAÇÕES BRASILEIRAS ESCOLA PARA CACHORRO E PEIXONAUTA FORAM CRIADAS NESSE ESTÚDIO!
Série ESCOLA PARA CACHORRO, produzida de 2009 a 2011.
Desenho animado PEIXONAUTA.
NOS DESENHO ANIMADOS, O SOM É TÃO IMPORTANTE QUANTO A IMAGEM, PARA PARECEREM NATURAIS, A TRILHA SONORA E AS FALAS DAS PERSONAGENS DEVEM ESTAR EM PERFEITA SINCRONIA COM OS DESENHOS.
EM UM ESTÚDIO DE SOM, CONVIVEM INSTRUMENTOS TRADICIONAIS, COMO VIOLÃO, E EQUIPAMENTOS MODERNOS, COMO COMPUTADORES, GRAVADORES E MICROFONES ESPECIAIS.
Instrumentos e aparelhos eletrônicos fazem parte dos estúdios de gravação |
OS MÚSICOS COSTUMAM ANOTAR SUAS COMPOSIÇÕES EM PARTITURAS MUSICAIS, ASSIM PODEM SE LEMBRAR EXATAMENTE DE UMA MELODIA E PODEM CONVIDAR OUTROS MÚSICOS A TOCÁ-LAS.
NOS PROGRAMAS DE EDIÇÃO DE ÁUDIO PELO COMPUTADOR, AS VOZES E OS INSTRUMENTOS MUSICAIS COSTUMAS SER REPRESENTADOS POR ONDAS SONORAS, NA EDIÇÃO DAS GRAVAÇÕES, É POSSÍVEL CORTAR, COLAR, SOBREPOR E ALTERAR OS SONS!
IMAGEM DO ARQUIVO DE ÁUDIO REPRESENTADO POR ONDAS EM PROCESSO DE EDIÇÃO EM PROGRAMA DE COMPUTADOR |
ATIVIDADE:
DEPOIS DE LER TUDINHO E SABER UM POUCO MAIS SOBRE COMO E ONDE AS MÚSICAS SÃO FEITAS, AGORA VAMOS CURTIR O PRODUTO FINAL, OU SEJA, AS MÚSICAS.
VOCÊ VAI FAZER UMA LISTA COM AS 6 MÚSICAS PREFERIDAS DA SUA FAMÍLIA, PERGUNTE PARA CADA UM QUAL É A MÚSICA QUE MAIS GOSTA E ANOTE NA LISTA:
1-
2-
3-
4-
5-
6-
AGORA, PEDE A AJUDA DE UM ADULTO E MONTA UMA PLAYLIST COM ESTAS MÚSICAS, VOCÊ PODE USAR O TIVER AO SEU ALCANCE, PODE USAR O SPOTIFY, O DEEZER, O YOUTUBE OU ATÉ UM GRAVADOR MANUAL, VAI DEPENDER DO QUE VOCÊ E SUA FAMÍLIA TIVEREM À DISPOSIÇÃO.
DEPOIS COLOQUE AS MÚSICAS PARA TOCAR E BORA SE DIVERTIR UM POUQUINHO COM A FAMÍLIA. SERÁ QUE TODOS VÃO CURTIR AS MÚSICAS UM DO OUTRO, SERÁ QUE TODOS VÃO TENTAR DANÇAR?
E AI, ME CONTE COMO FOI:
a) TODOS SE DIVERTIRAM?
b) QUAL FOI A MÚSICA QUE A MAIORIA CURTIU MUITO?
c) TEVE ALGUMA QUE NEM TODOS CURTIRAM? QUAL?
d) O QUE VOCÊ ACHOU DESTA ATIVIDADE?
FONTES:
IAVELBERG, ROSA. Projeto presente: arte: manual do professor/Rosa Iavelberg, Tarcísio Tatit Sapienza, Luciana Mourão Arslan. - 5. ed. - São Paulo: Moderna, 2017.
JONAS Tatit. Disponível em: <https://www.jonastatit.com/>. Acesso em: 16 de Jul. 2020.
(EF15AR11) Criar e improvisar movimentos dançados de modo individual, coletivo e
colaborativo, considerando os aspectos estruturais, dinâmicos e expressivos dos elementos
constitutivos do movimento, com base nos códigos de dança.
EF02AR15 - Explorar e perceber o próprio corpo (palmas, voz, percussão corporal) como fonte sonora.
EF15AR26 - Explorar diferentes tecnologias e recursos
digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos,
gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.)
nos processos de criação artística.
Não consigo ouvir o vídeo.
ResponderExcluirQual deles, Peixonauta ou Escola para cachorro?
ExcluirEscola para cachorro
ExcluirOi Júlia, não sei o que pode ter acontecido, pois acabei de olhar e está rodando normal tanto o vídeo quanto o som.
Excluir