quinta-feira, 23 de abril de 2015

Livro da vida

OBJETIVOS: Conhecer a si mesmo, perceber como a vida é constituída de pequenas coisas e que tudo o que acontece é importante.

CONTEÚDOS: Linha do tempo; organização racional e material; desenho; leitura e escrita; linguagens artísticas; materialidade; processo de criação.

MATERIAL: Folha de sulfite branca, E.V.A. colorido, espiral para encadernação, fotos, imagens impressas.

HABILIDADES:
(EF09AR06) Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais.
(EF69AR31) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.
(EF69AR32) Analisar e explorar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas.
(EF69AR35) Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.


PROCEDIMENTOS / METODOLOGIA: 

• CAPA - desenvolver de forma criativa a capa de seu livro, utilizando, de preferência, materiais não comuns ao nosso dia-a-dia. Apesar de ser a primeira coisa que vemos num livro, normalmente é uma das ultimas a ser feita, pois precisa ter a "cara" do livro.


• IMAGEM DO ANIMAL ESCOLHIDO - desenho, feito a mão (nada de imprimir imagem pronta) de um animal com quem você de identifica. OBS.: não é seu animal de estimação ou o animal que gostaria de ter. Entendera melhor nos próximos passos.


• ÍNDICE - lista dos temas abordados em seu livro e a indicação das paginas em se encontram:


• DEDICATÓRIA - breve texto dedicando seu livro a alguém:
OBS.: Não tem título, não escreva Dedicatória no topo da página.


• FRASE - utilize uma frase que você gosta, uma citação, pode ser um trecho de uma musica, de um poema, de um livro, um versículo bíblico... qualquer frase que te inspire e que pode inspirar outras pessoas:
OBS.: Assim como na dedicatória, não tem título, portanto não escreva Frase no topo da página.


• JUSTIFICATIVA DO NOME - aqui você vai fazer uma pesquisa com seus pais ou familiares e descobrir o motivo pelo qual você recebeu este nome:
OBS.: Se você não tem mais seus pais presentes, procure aluma informação com os familiares mais próximos ou se você for filho adotivo e não como fazer esta pesquisa, escreva um pouco sobre você e o motivo pelo qual não sabe o porquê recebeu este nome.


• SIGNIFICADO DO NOME - aqui você vai pesquisar na internet ou em livros qual o significado e origem do seu nome:


• ANIMAL COM QUE ME IDENTIFICO (CARACTERÍSTICAS) - lembra do desenho que era pra você fazer lá no inicio, do animal? Então, aqui você vai falar sobre este animal, vai pesquisar e descrever suas principais características: 


• PORQUE ME IDENTIFICO COM ESTE ANIMAL - continuando a falar sobre o mesmo animal, mas desta vez você vai explicar o porquê o escolheu. Com quais características deste animal que você se identifica?


• MEU SIGNO (SÍMBOLO, DESENHO E SIGNIFICADO) - aqui você vai falar sobre seu signo, pesquise na internet qual é primeiro, caso não saiba, e fale um pouquinho sobre ele, de forma resumida, coloque o símbolo e o desenho do mesmo. 

OBS. 1: esta página não é obrigatória, se você não acredita em signos apenas não a faça.
OBS. 2: você pode substituir esta página por uma crença, pode falar da religião que segue (caso siga alguma), contar um pouco de como é, como se sente, etc.


• MEU TIME / PORQUE TORÇO PRA ESTE TIME - pra qual time você torce? Bora falar um pouquinho sobre como você começou a torcer pra ele? Um pouquinho de historia. 
OBS. 1: esta página não é obrigatória, se você não torce pra nenhum time apenas não a faça.
OBS. 2: você pode substituir esta página por MEU ESPORTE FAVORITO, ou algo do tipo, e falar sobre o esporte que gostar, falar um pouquinho sobre como este esporte te conquistou, explicar um pouco sobre o esporte em si, algumas regrinhas, etc.


• MINHA MARCA / LOGOTIPO - Criatividade! Você sabe o que logotipo? Se não sabe, dá uma pesquisada antes de prosseguir. Aqui você vai criar a sua logomarca, algo que te represente. Faça o desenho e explique como chegou a ele:


• MEU LUGAR NO MUNDO - imagine que há no mundo um lugar perfeito! Daqueles sem defeito algum. Pronto, descreva-o para nós:


- agora desenhe-o:


• Páginas adicionais - qualquer assunto que queira colocar. Aqui é o espaço para você deixar o livro com a sua cara, conte tudo (o que gosta de fazer, de ler, de ouvir, de assistir, de estudar, enfim, tudo). Pode ser, como no meu exemplo abaixo, Coisas que gosto de fazer, ou Histórias interessantes sobre mim, ou Histórias de família, ou qualquer outro tema à sua escolha.






• MINHA PROFISSÃO - mas eu não tenho profissão!!!! Ok, sem problemas. Neste espaço você vai colocar um pouquinho da trajetória dos seus desejos profissionais. Lembra quando era bem pequenininho(a) e queria ser astronauta, ai depois você quis ser jogador(a) de futebol, ou professor(a)? Pois então, você vai nos contar um pouquinho sobre todos os desejos que já teve e como eles foram mudando com o tempo e por fim coloque qual o seu desejo profissional atual.


• LINHA DO TEMPO - agora vai começar a parte mais íntima e divertida. Esta pagina é como se fosse o índice da sua vida, faça uma linha (no formato que achar mais interessante) e coloque sobre ela pequenos pontinhos, que simbolizam os anos de sua vida, então coloque ao lado de cada ponto o ano correspondente, desde que nasceu ate o ano atual:


• CRONOLOGIA - agora você vai utilizar, ao menos uma página, para cada ano de sua vida. Começando pelo ano de seu nascimento. Escreva no topo da folha o ano, descreva abaixo um acontecimento importante que houve naquele ano e em seguida cole uma foto sobre o acontecimento descrito. Caso não tenha fotos do período em questão, faça um desenho representando o evento:
 




Depois de cada página de sua cronologia, você vai colocar uma página de FATOS HISTÓRICOS, ou seja, vai pesquisar o que aconteceu no Brasil ou no mundo de muito importante naquele ano e descrevê-lo: 



• ÁRVORE GENEALÓGICA -  nomes de seus familiares desde seus avós, porem você esta livre para colocar mais pessoas se quiser, bisavós, tataravós...


• ORGANIZAÇÃO E NUMERAÇÃO DAS PÁGINAS -  depois de realizar todas as partes de seu livro, individualmente, organize-as, colocando-as em ordem, siga a ordem disposta acima. Depois de organizar tudo você vai numerar as páginas iniciando da dedicatória. Preste atenção e numere todas as páginas no mesmo lugar, se numerar a primeira página do lado direito na parte de cima, numere todas do mesmo jeito.

DICAS IMPORTANTES:

1º - Separe as folhas de sulfite que vai utilizar e corte-as ao meio. Muito cuidado para não ficarem tortas ou serrilhadas;
2º - Faça uma folha com linhas para ter um padrão na hora de escrever. Coloque esta folha embaixo da folha em branco que vai escrever. Observe o exemplo abaixo das dicas.
3º - Separe duas canetas para usar em todo o seu livro. Uma azul e uma de outra cor a sua escolha. Utilize a caneta colorida para fazer os títulos e a azul para escrever os textos. E por que isso? Porque apesar de diversas canetas terem a mesma cor, nem sempre elas possuem o mesmo tom, e fica feio você começar com um tom de azul e ao longo do livro ir mudando.
4º - Como o livro será encadernado, você precisa deixar uma margem de mais ou menos 2 cm do lado esquerdo da folha, para que ao encaderna-lo seu texto não seja cortado.
5º - Lembre-se que este é um trabalho de ARTE, portanto quanto mais desenhos tiver, melhor. Desenhe muuuuito!
6º - Arrume um saquinho ou uma pasta, para organizar todas as suas folhas, pois você não as fará todas de uma vez, então vá guardando-as com cuidado. Quando tudo estiver pronto, junte tudo, organize e encaderne.

14 comentários:

  1. Parabéns pelas atividades!
    Muitas ideias boas em um único lugar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Fique a vontade para nos visitar sempre... :)

      Excluir
    2. Bom dia!
      Parabéns pela atividade. Vou compartilhar com meu alunos, pois consigo trabalhar aspectos da língua, produção de texto e arte.
      Sucesso para você sempre!

      Excluir
    3. Fico feliz em saber Silvana. É uma atividade que eles curtem muito, principalmente com o resultado final.

      Excluir
  2. Gostei mas acho muita matéria. Eryc . 9B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente por extensa a atividade, vocês tiveram 2 bimestres paras fazê-la...

      Excluir
  3. Ótimo material...vou trabalhar com os alunos de 1º ao 9ºano. Obrigada pela ideia.

    ResponderExcluir
  4. Descobri esse espaço e quero parabenizá-la pela iniciativa e generosidade em compartilhar um conteúdo tão bem elaborado e criativo. Gratidão.

    ResponderExcluir
  5. Esse espaço é perfeito, amooooooooo

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, responderei assim que possivel.