Ao longo da história, os fenômenos e os efeitos relacionados à luz têm fascinado artistas que se expressam pelas mais variadas linguagens artísticas. O comportamento dos fenômenos luminosos pode ser o ponto de partida para experiências estéticas, sensações, reflexões e pesquisas artísticas.
Observe as obras abaixo:
|
0 a 9 (2011) - Kumi Yamashita |
|
A ronda noturna (1642) - Rembrandt |
|
As meninas (1656) - Velázquez |
|
Aviões de acrílico - Rashad Alakbarov |
|
Fragmentos (detalhe) - Kumi Yamasita |
|
Grito - Rashad Alakbarv |
|
Medusa (1597) - Caravaggio |
|
Narciso (1599) - Caravaggio |
|
O rei do pop - Rashad Alakbarov |
|
Teatro de sombras |
|
Tanwa Kankang/Shutterstock.com |
O fantoche de sombra (Nang Talung) é uma forma de entretenimento tradicional no sul da Tailândia.
Depois de observar atentamente todas as obras acima e refletir sobre elas, responda:
1. Enquanto observava, quais obras despertaram mais a sua atenção? Por quê?
2. Para você, quais sensações e sentimentos uma obra com forte contraste de luz e sombra pode provocar?
3. Escolha uma das obras apresentadas nesta aula e responda: se você fosse o artista, mudaria algo? Se sim, qual seria a mudança e quais recursos seriam necessários para efetuá-la?
4. Você conhece outro artista ou outra obra que explore os fenômenos e os efeitos da luz? Faça uma pesquisa e apresente para os colegas.
Olá Professora Maria Alice! Parabéns pelo seu Blog! Me ajuda muito na preparação de minhas aulas!!!
ResponderExcluir