segunda-feira, 4 de maio de 2020

Na contramão do Pop

Uma das características da cultura de massa é o alto grau de uniformidade em seus produtos, o que resulta em perda de diversidade. Para chegar à maior quantidade possível de pessoas, são criados elementos uniformes que na música pop, por exemplo, é reconhecível pela similaridade entre os artistas. Elementos sonoros nas músicas, figurinos, videoclipes e outros produtos podem ser muito parecidos.
Nos anos 1960 muitas pessoas, em especial artistas de comunidades e áreas suburbanas nos EUA que passavam por problemas sociais sérios, encontraram nas artes uma maneira de expressar o que estavam vivendo. Diferentemente do pop, eles procuravam novas maneiras de criar arte e as produções eram caracteristicamente locais. Suas letras eram críticas buscando um espaço que a sociedade parecia negar. 

Leia a letra a seguir, depois responda.

Rapper Emicida durante apresentação em Festival de Música em Paulínia (SP), 2011.

Não escolhi fazer rap não, na moral
O rap me escolheu por que eu aguento ser real
Como se faz necessário, tiuzão
Uns rima por ter talento, eu rimo porque eu tenho uma missão
Sou porta-voz de quem nunca foi ouvido
Os esquecido lembra de mim porque eu lembro dos esquecido, hã
Tipo embaixador da rua
Só de ver o brilho no meu olho os falso já recua
"Triunfo" trecho do rap de Emicida



* Você conhece essa música?
* Que assunto é abordado nela?
* Você conhece o rap?
* Quais são as características desse gênero musical?

O rap é um gênero musical surgido dentro de um contexto específico, o do movimento hip-hop. De origem nas periferias de Nova Iorque, nos Estados Unidos, nos anos 1970, entre as comunidades jovens afrodescendentes e latinas, o hip-hop começou como movimento popular relacionado às questões raciais, sociais e políticas dessas comunidades, como manifestação de resistência e afirmação cultural, manifestando-se em diferentes linguagens artísticas.
Tornou-se um estilo de vida de muitos jovens dessas comunidades, que se encontravam nas chamadas block parties (festas de quarteirão).

Integrantes do movimento hip-hop em Nova York, na década de 1970.
B-boys dançando break no centro de São Paulo, nos anos 80. Abaixado, Nelson Triunfo, um dos ícones do movimento Hip Hop no Brasil.

Por haver nesses bairros muitas disputas entre gangues, um dos precursores do hip-hop, Afrika Bambaataa (1957), contribuiu para que esses grupos passassem a resolver suas diferenças por meio da dança e da música.
Surgiu, então, dentro das block parties (festas de quarteirão) as chamadas battles (batalhas, em português), que são duelos, desafios entre diferentes grupos de hip-hop. Mas, em vez de usar violência, essas disputas são resolvidas de maneira artística, nas diferentes linguagens do hip-hop, em especial a dança e a música.
Essas batalhas são comuns até os dias de hoje. O hip-hop se espalhou por vários países, geralmente relacionado ao modo de vida nas periferias das grandes cidades. Um precursor que ajudou a disseminar o movimento hip-hop no Brasil foi Nelson Triunfo (1954). Ainda hoje ele é muito atuante nessas manifestações. O hip-hop é uma cultura urbana que engloba diversas manifestações artísticas , que se organizaram em quatro pilares principais: o rap e o DJing na música, o grafite nas artes visuais e o b-boying na dança, que no Brasil é mais conhecido como breakdance.

Nelson Triunfo

Artista realizando o DJing em toca-discos (turntables).

Um dos grupos de rap pioneiros do gênero no Brasil é o Racionais MCs.
 Na foto, o líder, Mano Brown, no centro, comanda show em São Paulo (SP). 2012.
O rap é o gênero das canções e se baseia em letras faladas e cantadas de maneira rítmica. Embora tenha trechos cantados, a grande maioria dos versos é falada, com ênfases rítmicas, às vezes pela letra, outras relacionadas com a batida. As letras das canções de rap têm elementos de fala, prosa, poesia e canto.
Quem canta rap é chamado de rapper ou MC, da expressão "Mestre de Cerimônias". Muitos desses artistas usam MC antes de seus nomes como título. Além das canções com letra, o rap também é conhecido por criação livre de versos em enfrentamento de improviso ao vivo de MCs.
Já o DJing inclui criar novas músicas e sonoridades por meio da manipulação de gravações feitas com os toca-discos ou turntables, em inglês. Um dos efeitos mais conhecidos é o scratching, que consiste em girar o disco para frente e para trás.




Outro elemento muito presente nas músicas de hip-hop é o beatbox.


Os rappers também são caracterizados por suas vestimentas e estilos próprios, como o de segurar o microfone mais à frente do rosto.
Capa do CD interativo Buiu Beatbox
* Já tinha ouvido esse tipo de som?
* Como acha que é feito?
* Consegue reproduzi-lo?


Quando chegou ao Brasil, o hip-hop influenciou muitas manifestações urbanas, em especial nas periferias. Na música, ganhou sotaque nacional com elementos locais - artistas e grupos misturaram a nova sonoridade com elementos brasileiros de música popular.
Um dos gêneros que se destacou de vários outros que surgiram do hip-hop é o funk carioca. Ele surgiu no Rio de Janeiro, no fim da década de 1980. Diferentemente do funk estadunidense, dos anos 1960, esse funk brasileiro estava musicalmente mais próximo de estilos do hip-hop. Isso incluia a temática principal, em que as letras tratavam de questões locais das comunidades, denunciando dificuldades vividas pela população local. Mas o gênero cresceu muito nos últimos anos, envolvendo vários estilos conforme o local de origem, gerando novas sonoridades e temáticas nas canções, mas mantendo a batida clássica pelo qual é reconhecido.

Capa do CD Funk Brasil (1989), de DJ Marlboro, um dos primeiros do funk carioca.


PESQUISA

Primeiro faça um breve resumo do que você aprende/entendeu sobre hip-hop e rap.
Depois pesquise o ORFEU MESTIÇO e fale sobre sua relação com o hip-hop.

DESAFIO

Criar um rap sobre o momento em que estamos vivendo de quarentena e Covid19. Consegue?
Pode ser por escrito, mas se gravar ou filmar vai ser melhor ainda!


FONTES:

HABILIDADES:
(EF09AR16) Analisar criticamente, por meio da apreciação, usos e funções de diferentes gêneros da música popular brasileira e estrangeira em seus contextos de produção e circulação, relacionando essas práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética a partir do século XX.
(EF09AR19) Identificar e analisar diferentes estilos musicais em gêneros da música popular brasileira e estrangeira, contextualizando-os no tempo e no espaço, de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical.
(EF09AR23) Explorar e criar improvisações, composições, trilhas sonoras e arranjos, entre outros, utilizando vozes, sons corporais, instrumentos acústicos ou eletrônicos, convencionais ou não convencionais, outros materiais sonoros e/ou recursos da tecnologia digital, expressando ideias musicais de maneira individual, coletiva e colaborativa.

Um comentário:

Obrigada pelo comentário, responderei assim que possivel.