Será que existe um lugar/espaço certo ou específico para dançar?
Se formos analisar bem existem lugares específicos para executar algumas danças, o que não significa que não se pode dançá-las em outros espaços. A dança é livre. A dança liberta. E exatamente por este motivo que ela pode ser executada em qualquer lugar, à qualquer momento, no ritmo que quiser, com quem quiser...
"Há alguém por aí que não goste de dançar? Mesmo no escuro do quarto? Não tem de ser bailarino, pode ser no seu estilo e ritmo. Não se preocupe com os olhares e se jogue na pista, seja lá onde ela for! No palco, na rua, debaixo do chuveiro ou em frente ao espelho. Não importa, arrisque seus passos, sacuda o corpo e tenha certeza de que a dança faz bem ao corpo e à alma. O espírito fica leve, se liberta."
Podemos dizer que existem espaços convencionais e espaços não convencionais para executar a dança.
Espaços convencionais são aqueles que normalmente são utilizados para apresentações tradicionais, como os palcos de teatros ou de arena (cercados de cadeiras) ou salões.
Palco italiano - planta baixa |
Sala em formato de arena do teatro Tuca, em Perdizes |
Já os espaços não convencionais são aqueles em que a dança simplesmente acontece, pode ser qualquer lugar, qualquer meeeesmo. Dá uma olhadinha nestes espaços onde a dança pode ser executada, abaixo:
Rua |
Praça |
Praia |
Escola |
Prédio |
Água |
Parque |
Casa |
Fácil né?
ATIVIDADE:
Agora em seu caderno de desenho, copie as questões abaixo e responda-as:
1 - Explique rapidamente, com suas palavras, o que entendeu sobre espaço convencional e não convencional para a dança.
2 - Diga se os espaços a seguir são convencionais ou não convencionais:
A) Sala de aula =
B) Teatro Municipal de São Paulo =
C) Pátio da escola =
D) Rua =
E) Sala de casa =
F) Parque Ibirapuera =
G) Teatro Bibi Ferreira =
H) Quadra de esportes =
I) Banheiro =
J) Arena do teatro Tuca =
3 - Agora represente através de um desenho o espaço para dança que você mais achou interessante, pode ser convencional ou não convencional.
HABILIDADES:
EF06AR14 - Analisar e experimentar diferentes elementos das danças folclóricas paulistas e brasileiras (coreografia, figurino e trilha sonora) e espaços (convencionais e não convencionais) para composição cênica e apresentação coreográfica, individual e coletiva.
EF09AR14 - Analisar e experimentar diferentes elementos da dança contemporânea (coreografia, figurino, trilha sonora, cenário, iluminação etc., incluindo o recurso a tecnologias digitais) e espaços (convencionais e não convencionais) para composição cênica e apresentação coreográfica, individual e coletiva.
Fontes:
https://www.uai.com.br/app/noticia/saude/2016/04/24/noticias-saude,190290/nao-importa-o-ritmo-o-lugar-o-horario-nem-os-olhares-dancar-faz-bem.shtml
https://www.spescoladeteatro.org.br/noticia/o-palco-italiano
https://www1.folha.uol.com.br/saopaulo/2018/11/1984603-imponentes-e-com-plateias-numerosas-veja-teatros-que-entraram-para-a-historia-da-cidade.shtml
https://saudebrasil.saude.gov.br/eu-quero-me-exercitar-mais/videos/os-beneficios-fisicos-da-pratica-das-dancas-urbanas-sao-muitos
https://corpoescoladedanca.com/2012/05/01/comemoracao-dia-mundial-da-danca/
https://odia.ig.com.br/saquarema/2020/01/5852232-vem-dancar-na-praia.html
https://pioneiro.com.br/noticias/confira-como-foi-a-festa-junina-do-pioneiro-2019/
https://www.archdaily.com.br/br/901968/danca-vertical-uma-nova-forma-de-explorar-a-arquitetura
https://br.pinterest.com/pin/135037688797955609/
https://www.istockphoto.com/br/foto/dan%C3%A7a-ao-ar-livre-gm481511413-37498824
https://www.nit.pt/fora-de-casa/esta-a-chegar-a-2-a-edicao-do-festival-que-vai-meter-a-casa-toda-a-mexer
Boa Noite, gostaria de saber se posso utilizar essa habilidade do 9º ano no planejamento do 6º ano ? obrigada por postar esse conteúdo, tem me ajudado bastante.
ResponderExcluirSim
Excluir