⇒ Para iniciar separe o material básico a ser utilizado
- Para um trabalho manuscrito o ideal é utilizar PAPEL ALMAÇO;
- A escrita dever ser feita com caneta de cor AZUL ou PRETA;
- Evite o uso de muitas cores e enfeites, utilize no máximo uma segunda cor para destaque dos títulos;
Observações importantes
- Observe o lado correto da folha de papel almaço, normalmente a parte de cima é alguns centímetros maior que a de baixo;
- Respeite as margens da folha;
⇒ Estrutura básica
- CAPA;
- ÍNDICE ou SUMÁRIO;
- INTRODUÇÃO;
- DESENVOLVIMENTO;
- CONCLUSÃO;
- BIBLIOGRAFIA.
⇒ CAPA
- Pode ser feita diretamente no PAPEL AMAÇO ou numa FOLHA DE SULFITE A4 BRANCA;
- Deve ser limpa, clara e sem muitas cores e enfeites;
- Contendo:
1 - o nome completo da escola - na parte superior central da folha;
2 - o título/tema do trabalho, no centro da folha, bem grande, com destaque;
3 - o nome completo do aluno, o número de chamada, a série, a matéria e o nome do(a) professor(a) - na parte inferior direita da folha;
4 - a data em que o trabalho foi realizado - na parte inferior central da folha.
- Introdução ou apresentação é aonde você diz de maneira breve, e causando a curiosidade do leitor, todos os assuntos que serão tratados em sua pesquisa.
⇒ DESENVOLVIMENTO
- Esta é a parte mais importante do trabalho; é aqui que você vai expor sua pesquisa;
- Primeiramente, para um bom trabalho, você deve pesquisar em mais de um "lugar"; busque pesquisar o assunto que seu professor solicitou em vários sites diferentes, em livros, revistas, jornais, entre outros, quanto mais fontes melhor. Leia tudo com atenção e faça uma seleção do que achar mais interessante ao seu trabalho;
- É importante lembrar que você não deve fazer uma simples cópia daquilo que encontrar, mas uma redação com o apanhado das partes mais relevantes.
- Também é importante organizar esta parte do trabalho;
- Separe os assuntos por títulos de acordo com os assuntos solicitados;
⇒ CONCLUSÃO
- Aqui é a parte para se finalizar o trabalho, conclui-lo.
- Nos trabalhos escolares é comum que os alunos utilizem este espaço para resumir todo o assunto já escrito no trabalho, porém não é isso que esperamos, queremos saber, de fato, o que o aluno realmente compreendeu com toda a pesquisa realizada.
- O ideal portanto é escrever tudo o que ficou gravado em sua mente, de uma maneira rápida e simples.
⇒ BIBLIOGRAFIA
- Aqui você fará uma lista de todas as suas fontes de pesquisa.
BOA SORTE!
OBS.: Muitas pessoas tem me perguntado se pode escrever TRABALHO DE ... no lugar do tema. Como costumo explicar aos meus alunos, em sala de aula, quando comprarmos um livro não encontramos LIVRO escrito na capa, justamente porque todos sabemos que aquele objeto é um livro, e funciona da mesma forma com o trabalho, o professor que pediu o trabalho sabe que é um trabalho, e você também, portanto coloque o TEMA pesquisado no centro da capa.
⇒ ÍNDICE ou SUMÁRIO
- Indicação da localização (através dos números de página) de cada título, tema ou subtitulo;⇒ INTRODUÇÃO
- Introdução ou apresentação é aonde você diz de maneira breve, e causando a curiosidade do leitor, todos os assuntos que serão tratados em sua pesquisa.
⇒ DESENVOLVIMENTO
- Esta é a parte mais importante do trabalho; é aqui que você vai expor sua pesquisa;
- Primeiramente, para um bom trabalho, você deve pesquisar em mais de um "lugar"; busque pesquisar o assunto que seu professor solicitou em vários sites diferentes, em livros, revistas, jornais, entre outros, quanto mais fontes melhor. Leia tudo com atenção e faça uma seleção do que achar mais interessante ao seu trabalho;
- É importante lembrar que você não deve fazer uma simples cópia daquilo que encontrar, mas uma redação com o apanhado das partes mais relevantes.
- Também é importante organizar esta parte do trabalho;
- Separe os assuntos por títulos de acordo com os assuntos solicitados;
- Aqui é a parte para se finalizar o trabalho, conclui-lo.
- Nos trabalhos escolares é comum que os alunos utilizem este espaço para resumir todo o assunto já escrito no trabalho, porém não é isso que esperamos, queremos saber, de fato, o que o aluno realmente compreendeu com toda a pesquisa realizada.
- O ideal portanto é escrever tudo o que ficou gravado em sua mente, de uma maneira rápida e simples.
⇒ BIBLIOGRAFIA
- Aqui você fará uma lista de todas as suas fontes de pesquisa.
Suas dicas são ótimas obrigado
ResponderExcluirpode por favor colocar trabalho de geografia
ExcluirNão, escreva o tema do trabalho...
ExcluirEstava muito em duvida na estrutura do meu trabalho mas isso ajudou muito
ExcluirAmei ficou fácil entendimento e fácil execução. Obrigada
ResponderExcluirQue bom, fico feliz!
ExcluirBom d++++
ResponderExcluirMuito obrigado!Com certeza,farei um ótimo trabalho com essas dicas!
ResponderExcluirMuito obrigado pela sua ajuda me ajudou bastante obs:10 muito obrigado mesmo
ResponderExcluirMuito obrigado pela sua ajuda me ajudou bastante obs:10 muito obrigado mesmo
ResponderExcluirMuito obrigado pela sua ajuda me ajudou bastante obs:10 muito obrigado mesmo
ResponderExcluirMuito obrigado você mi ajudou D+
ResponderExcluircu
ResponderExcluirkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk verdade
ExcluirMuito bom vey
ResponderExcluirMais preciso de ajuda
ResponderExcluirParabéns
ResponderExcluirDesculpe, quanto as medidas necessárias nas folhas do formato A4
ResponderExcluirNão sei se entendi direito a sua pergunta. Se você usar a folha que sugeri, que é o papel almaço, ele já vem com as margens definidas. Agora de estiver falando de sulfite A4, pode dar margem nos quatro lados de 2cm que fica bom.
ExcluirXxgbxc m
ResponderExcluirinteressante kkkk
Excluiroi professora bom dia eu já entregue a pesquisa da hereditariedade no dia 12/03/2020 eu até
ResponderExcluireu entreguei na sua sala de aula.Mas no Google sala de aula mostra pendente mas por que eu entreguei
na escola
Então fique tranquilo, assim que tiver oportunidade de ir até a escola eu lhe atribuirei a nota devida no Google Classroom.
ExcluirProfessor no título do trabalho posso colocar por exemplo "trabalho de português" ou não posso de jeito nenhum fazer isso?
ExcluirNão é recomendado, o ideal é colocar o tema central do trabalho.
Excluir*professora, perdão
ResponderExcluirOie, eu simplesmente ameii, parabéns professora, me ajudou mtt ヽ(✿゚▽゚)ノ
ResponderExcluirFico feliz em ajudar!
ExcluirObrigada em compartilhar seu trabalho...
ResponderExcluiras folhas sao escritas na vice e versa?
ResponderExcluirMuito o o obrigado ajudou muito .
ResponderExcluirCom relação a introdução, na capa não podemos escrever na parte de trás da folha, no sumário também não, é necessário que fique limpo a parte de trás, e na introdução? Pode escrever o conteúdo na mesma folha da introdução, ou se não pode na mesma folha, pode escrever na parte de trás?
ResponderExcluirDepende daquilo que seu(a) professor (a) pediu. Eu prefiro que não seja utilizada a parte de trás de nenhuma folha, o trabalho fica mais "limpo".
ExcluirMuito legal, ajudou d+
ResponderExcluirMt bom
ResponderExcluirMuito boa essa dica vou fazer hoje o trabalho de português e essas dicas vão me ajudar bastante a fazer a estrutura do trabalho valeu a professor
ResponderExcluirO meu professor mandou-nos fazer um trabalho manuscrito em grupo com dois temas diferentes e isso está me complicando será que podes me ajudar fazendo uma representação da capa?
ResponderExcluirDescupa a demora, provavelmente você já entregou este trabalho. Mas no caso de dois temas diferentes você pode escrever os dois na capa, de um tamanho um pouco menor se fosse um tema só, e separa-los pela letra E. Exemplo: Arte Bizantina E Arte Contemporânea. Ou Jogos matemáticos E Desafios mentais.
ExcluirBoa tarde eu queria , professora o tema do nosso trabalho por que eu não consigo me-lembrar
Excluir