As máscaras da comédia e da tragédia são um símbolo tradicional do teatro que representam os gêneros teatrais da comédia e da tragédia, respectivamente. As máscaras da comédia são geralmente retratadas como sorridentes ou com expressões alegres, enquanto as máscaras da tragédia são geralmente retratadas com expressões sérias ou tristes.
As máscaras da comédia e da tragédia foram usadas originalmente no teatro antigo grego, onde eram usadas para ajudar os atores a se transformarem em personagens e para ampliar suas vozes, permitindo que pudessem ser ouvidos por toda a plateia. As máscaras também eram usadas para evidenciar as características e emoções de cada personagem.
Além disso, as máscaras da comédia e da tragédia são usadas como um símbolo universal do teatro em geral, representando os dois gêneros teatrais mais conhecidos e mais antigos. Elas também podem ser usadas para simbolizar ou representar de forma alegórica ideias ou temas mais amplos, como o bem e o mal, o riso e o choro, ou a vida e a morte.
Em resumo, as máscaras da comédia e da tragédia são um símbolo tradicional do teatro que representam os gêneros teatrais da comédia e da tragédia, respectivamente, e que também podem ser usadas para simbolizar ou representar de forma alegórica ideias ou temas mais amplos.
História das máscara de teatro
Em primeiro lugar, as máscaras gregas também instituíram o apogeu da civilização no século V a.C. Contudo, historicamente, as máscaras estavam presentes nos principais gêneros de interpretação do da Grécia Antiga. Sendo assim, os artefatos foram usados inicialmente nas celebrações a Dionísio, deus do vinho na mitologia grega. Posteriormente, passaram a ser usadas nas representações teatrais de tragédia e comédia.
Nas festas diosínicas, as celebrações duravam até seis dias e, assim, faziam procissões com fantasias e máscaras gregas. Além disso, cantos líricos também compunham os eventos.
Referente às encenações com gênero de tragédia, a natureza humana costumava ser o contexto com evidência ao domínio dos deuses sobre os destinos. Enquanto isso, na comédia, a crítica à política e à sociedade de Atenas eram os temas abordados. Não obstante, as máscaras de teatro, ou máscaras gregas, expressavam os sentimentos e emoções de tais apresentações.
Simbolismo das máscaras de teatro
As máscaras, primordialmente, durante muito tempo, simbolizavam os seres sobrenaturais e os antepassados. No entanto, cada cultura pode ter sua própria interpretação baseada em costumes.
Com variadas interpretações, as máscaras de teatro grego eram muito usadas para representar personagens femininos nas apresentações. Isso porque as mulheres não eram consideradas cidadãs e, portanto, também não podiam atuar. Sendo assim, elas também eram excluídas das funções importantes das cidades, e suas tarefas eram exclusivamente os afazeres domésticos e a procriação.
No Oriente, por exemplo, os adereços eram empregados nas danças sagradas. Mesmo que não identificassem a representação de sexo dos personagens, as máscaras encobriam a identidade dos respectivos intérpretes. Dessa forma, apenas olhos e bocas ficam expostos.
Com relação ao material de fabricação, as máscaras de teatro eram feitas com madeira, cortiça, tecido, argila ou couro. Ademais, muitas delas continham cabelos humanos e de animais como decoração. Além de representar as expressões do ator, as máscaras também serviam como megafone para que as pessoas pudessem ouvir melhor os diálogos da encenação.
É interessante destacar que as máscaras de teatro não eram compatíveis com os tamanhos do corpo. Por isso, era necessário aumentar o figurino. Dessa forma, alguns intérpretes usavam botas de saltos altos.
Outras representações
Semelhante aos elementos da cultura grega, os romanos também fizeram uso de máscaras de teatro. No entanto, eles as conceituavam de “personas” e “larvas”, que também indicavam as expressões emocionais e físicas. Diferente da do teatro grego, no teatro romano, os personagens usavam mais de uma máscara, de acordo com as cenas.
Contudo, na Idade Média, as máscaras eram muito usadas em festas profanas, incluindo nas interpretações com tons de mistérios. Esse evento vinha da igreja dominante, para intensificar seus dogmas.
Aliás, foi no Renascimento que as máscaras de teatro passaram a ser usadas pelas “farsas” nos castelos. Assim, os nobres ficavam no mesmo nível dos convidados. Logo depois, passaram a ser características da retomada do teatro popular na Europa com a Commédia Dell’Arte.
Dionísio e o Teatro |
Disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/
Máscaras do teatro grego |
Fonte:
https://teatrolimeira.com.br/2023/03/01/mascaras-o-simbolo-universal-do-teatro/
https://segredosdomundo.r7.com/mascaras-de-teatro/
https://www.caleidoscopio.art.br/o-ator-a-mascara-e-a-indumentaria/
https://www.tudoporemail.com.br/content.aspx?emailid=17272
https://teatronasaladeaula.com.br/a-mascara/
HABILIDADES:
(EF01AR18) Reconhecer e apreciar histórias dramatizadas e outras formas de manifestação teatral presentes em seu cotidiano(inclusiveas veiculadas emdiferentes mídias, como TV e internet, e em espaçospúblicos), cultivando a percepção, oimaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório ficcional.
(EF15AR24) Caracterizar e experimentar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas eculturais.
(EF15AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial,de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas eeuropeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.
(EF03AR03)Identificar e reconhecer as influências estéticas e culturais de diferentes povos indígenas e africanos nas manifestações artísticas visuais da cultura paulista, em diferentes épocas.
(EF69AR31) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.
(EF69AR32) Analisar e explorar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas.
(EF69AR34)Analisar evalorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especiala brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, e favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.
Parabéns pelo conteúdo. Me ajudou bastante. Obrigado.
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