É provável que você já tenha ouvido falar sobre e mais provável ainda que já tenha visto alguma animação feita com a técnica chamada de Stop Motion. Ela é bastante usada por gigantes do entretenimento como a Disney e também na criação de animações caseiras e não tão pomposas.
Usada tanto em desenhos animados quanto em filmes com atores reais, esta técnica é bastante difundida no meio cinematográfico e há alguma décadas faz parte da rotina criativa de diversas pessoas ao redor do mundo.
Mas que raios é o Stop Motion?
Stop Motion (que poderia ser traduzido como “movimento parado”) é uma técnica que utiliza a disposição sequencial de fotografias diferentes de um mesmo objeto inanimado para simular o seu movimento. Estas fotografias são chamadas de quadros e normalmente são tiradas de um mesmo ponto, com o objeto sofrendo uma leve mudança de lugar, afinal é isso que dá a ideia de movimento.
Cientificamente falando, o Stop Motion só é compreendido como movimentação pelo fenômeno da Persistência Retiniana. Ele provoca a ilusão no cérebro humano de que algo se move continuamente quando existem mais de 12 quadros por segundo. Na verdade, o movimento desta técnica cinematográfica nada mais é que uma ilusão de ótica.
E como isso tudo começou?
A história do Stop Motion remonta aos primórdios do cinema. O mágico e ilusionista francês George Mélies viu nesta arte uma ótima possibilidade para dar sequência aos seus truques misteriosos que encantavam a todos. A partir da técnica do Stop Motion ele alcançou o ápice de sua carreira cinematográfica com o filme Viagem à Lua, de 1902. No curta, a chegada na Lua de um foguete com tripulação humana é criada a partir desta técnica.
Ao longo do século XX a técnica foi sendo desenvolvida e aprimorada por diversos diretores de cinema e durante muito tempo foi a base para efeitos especiais em filmes com robôs e monstros, pois como ainda não existia toda esta tecnologia capaz de criar qualquer coisa a partir de um computador, os cineastas recorriam à movimentação quadro a quadro.
TEMPO PREVISTO: 4 AULAS
OBSERVAÇÃO - Lembre de identificar o vídeo, fazer uma pequena apresentação antes de iniciar a "história". Coloque o nome da escola, o seu nome e série e de um título.
AULA 1 - ler os textos e entender o que
é stop motion
AULA 2 - preparar o roteiro, o cenário
e separar os personagens
AULA 3 - fotografar
AULA 4 - editar o vídeoOBSERVAÇÃO - Lembre de identificar o vídeo, fazer uma pequena apresentação antes de iniciar a "história". Coloque o nome da escola, o seu nome e série e de um título.
Crie seu próprio Stop Motion
Para criar seu Stop Motion você precisará, primeiramente, de duas coisas: um celular ou computador com um programa para a edição de vídeo e um celular ou uma câmera fotográfica digital. Tendo isso, você precisará agora de personagens, que podem ser bonecos vendidos em lojas ou feitos com massa de modelar.
Dicas importantes:
- Planeje sua filmagem – procure elaborar um roteiro, espaço de movimentação dos personagens e cenário para não ter nenhuma surpresa durante a filmagem e acabar perdendo tempo e trabalho.
- Separe os personagens que utilizará (brinquedos que tenha em casa).
- Trilha sonora - pensar nos sons da sua animação, que sons poderá usar, sons do corpo, sons de objetos...
- Evite movimentar a câmera – quanto menos movimentar a câmera melhor será o resultado final.
- Aproveite recursos do editor – alguns efeitos de movimentação podem ser adicionados na edição, o que poupa trabalho e evita erros durante as filmagens.
Como fazer Stop Motion no Computador
Como fazer Stop Motion no Celular
Assista as produções de alguns de meus alunos de uns anos atras:
Para ver mais videos visite: https://youtu.be/nx_UtVbbK6o
Habilidades:
EF05AR15 - - Explorar e perceber elementos da natureza como fontes sonoras, considerando os elementos constitutivos da música.
EF05AR16 - - Experimentar e explorar formas de registro musical não convencional e procedimentos e técnicas de registro musical em áudio e audiovisual.
EF06AR02 - - Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais da dobradura, da gravura, do lambe-lambe e da animação, contextualizando-os no tempo e no espaço.
EF06AR03- - Analisar situações nas quais as modalidades das artes visuais se integram ao audiovisual (cinema, animações, vídeos etc.) e ao design gráfico (capas de livros, ilustrações de textos diversos etc.).
EF06AR05 - Experimentar e analisar lambe-lambe e animação como modalidades das artes visuais.
EF07AR26 - - Explorar diferentes elementos envolvidos na composição de acontecimentos cênicos do teatro de animação (personagens, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia) e reconhecer seus vocabulários.
EF07AR29 - - Experimentar, de maneira imaginativa na improvisação teatral e no jogo cênico, as construções de movimento (manipulação) e vocais de personagens do teatro de animação.
EF69AR35 - - Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.
Obrigatório fazer? Nem sei como editar, que adolescente tem brinquedos em casa?
ResponderExcluirSim, a atividade vale nota. Existem outras opções, faça desenhos por exemplo.
ResponderExcluirProfessora, eu tenho gatos, poderia fazer esse stop motin, meio que com roteiro de apresentação.???
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirN entendi
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