terça-feira, 8 de agosto de 2023

TEATRO DE SOMBRAS surgimento

    O teatro de sombras é uma arte milenar que surgiu no sudeste da Ásia e é muito importante culturalmente na China, Indonésia, Malásia, Tailândia e Camboja. Constitui uma linguagem do teatro de animação, como o teatro de marionetes, de bonecos e de máscaras.
    Suas técnicas são relativamente simples: através de uma tela branca, onde um foco de luz se acende, sombras de silhuetas de figuras humanas, animais ou objetos, ao vivo ou recortadas em papel, são projetadas, remetendo o espectador a um mundo de fantasia.

O que é hysbris?

    O teatro de sombras chinês, um dos mais tradicionais do mundo, tinha como tema a vida cotidiana, trazendo os seus acontecimentos para a encenação e reforçando valores como amizade, solidariedade, respeito à autoridade e à natureza, além de ser muito comum em rituais religiosos.
    Há dúvidas de quando ele foi introduzido na Europa, mas sabe-se que no século XVIII, na Itália, alguns padres católicos o utilizaram como recursos para a educação religiosa.


FONTE:
https://www.spescoladeteatro.org.br/noticia/o-que-e-teatro-de-sombras

HABILIDADES:
(EF04AR18) Reconhecer e apreciar o teatro de sombras presente em diferentes contextos, aprendendo a ver e a ouvir histórias dramatizadas e cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório ficcional.
(EF15AR26) Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário, responderei assim que possivel.