quinta-feira, 28 de maio de 2020

Brincadeiras e Brinquedos

Leia: Brincadeiras e Brinquedos por Cândido Portinari (1903-1962)







Um dos maiores artistas brasileiros do século XX retratou com grande emoção a cultura, a infância, as mazelas e as questões sociais do Brasil, contribuindo para que a cultura brasileira fosse reconhecida em âmbito internacional. Cândido Portinari nasceu no interior de São Paulo numa cidadezinha chamada Brodowski em 30 de dezembro de 1903. Filho de imigrantes italianos teve uma infância pobre numa fazenda de café. Desde muito cedo já expressa gosto pela arte, começando a pintar com nove anos de idade.

Obras de brincadeiras e brinquedos feitos por Cândido Portinari




Meninos brincando, 1955 

Palhacinhos na gangorra, 1957 

Cambalhota, 1958

Menino com pião, 1947 

Futebol, 1935 

Meninos soltando pipas, 1947

Atividade: Faça uma entrevista com um adulto, e coloque as respostas em seu caderno.

1 – Onde brincavam?

– Quais eram os brinquedos de sua época, e de que eram feitos?

3 – Como eram as brincadeiras, cite algumas?

4 – Desenhe em uma outra folha de seu caderno ou sulfite, a brincadeira que você mais gostou, pinte bem colorido, pode ser lápis de cor, canetinha, giz de cera ou tinta guache.

TIRE UMA FOTO DA SUA ATIVIDADE E ME ENVIE.

By Professora Luciene - EMEF M`Boi Mirim I

FONTE: https://www.infoescola.com/biografias/candido-portinari/

(EF15AR24) Caracterizar e experimentar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais.

Cores quentes e frias

ARTE




By Professora Luciene - EMEF M`Boi Mirim I

Ilustração de textos

1. Leia ou escute a música abaixo, em seguida faça um desenho no seu caderno ou numa folha sulfite, o que você entendeu da música. Não esqueça de pintar.



OUÇA AQUI



By Professora Luciene - EMEF M`Boi Mirim I

(EF04AR13) Identificar e apreciar gêneros musicais (populares e eruditos) próprios da cultura de diferentes países. Contextos e práticas 

domingo, 10 de maio de 2020

Feliz dia das mães!!!

Em tempos de Pandemia 
que o dia das mães seja de mais Amor 
e menos comercio.

Aproveitemos nossas mães diariamente!

Abracemos nossas mães diariamente!

E que esta quarentena nos ensine que
mais vale uma mãe em casa sem presente nenhum
do que uma mãe distante com um buque de rosas, ou qualquer outro "presente" que o dinheiro possa comprar.

Que seu maior presente seja a presença!


terça-feira, 5 de maio de 2020

Das comunidades brasileiras para o mundo

A dança engloba manifestações dos mais diversos graus de acessibilidade. Há desde aquelas que poucas pessoas acompanham, por serem menos conhecidas e mais complexas de serem apreendidas, até aquelas que atingem muita gente e encantam pela sua capacidade de interação e energia, causando impulsos imediatos em quem as vê ou mesmo dança. Uma dessas danças que mobilizou nos últimos anos o interesse de muita gente é o passinho, que surgiu nas comunidades periféricas do Rio de Janeiro como dança de rua e se espalhou por diferentes lugares.

Batalha do passinho

Espetáculo de abertura dos Jogos Olímpicos 2016, Maracanã, Rio de Janeiro (RJ).
OBSERVE AS IMAGENS:

* Elas têm algo em comum?
* Qual é a principal diferença entre elas?
* Em que local as danças estão sendo executadas?
* Observe o cenário da segunda imagem. Ela lhe remete a algum local ou situação?

O passinho surgiu no Rio de Janeiro em meados dos anos 2000. Apesar de os bailes funk serem considerados o local de nascimento da dança, as primeiras manifestações ocorreram em uma pequena rua no bairro de Madureira, na cidade carioca. Esse local se tornou histórico para a reputação de muitos dançarinos desse estilo, que na época acontecia em competições informais chamadas "rodas", que se formavam todo sábado no bairro. Esses encontros acontecem até hoje , mesmo depois de a dança ter se tornado um fenômeno mundial, mantendo profunda conexão com suas raízes.
O primeiro grupo a incluir o passinho no seu repertório foi o Imperadores da Dança, de Anderson Santana, em 2006. Da pequena rua a dança se espalhou para os bailes, mas naquele momento ainda estava restrita à mesma população: habitantes das comunidades periféricas do Rio de Janeiro. Os bailes funk são festas que ocorrem nessas comunidades entre a população mais jovem. Neles, a dança é preponderante, até por ser um meio para amenizar a rivalidade entre as diferentes comunidades da cidade. Em 2008, um dançarino chamado Beiçola do Jacarezinho postou na internet um vídeo em que executava o passinho com seus colegas (assim como Madureira, Jacarezinho também é uma comunidade do Rio de Janeiro, o que demonstra o vínculo da dança e dos dançarinos com o local ao qual pertencem). Gravada por uma câmera digital durante um churrasco entre amigos, a postagem se espalhou rapidamente e incentivou jovens de outras comunidades a postarem seus vídeos também. A partir desse momento, as batalhas de dança deixaram de acontecer só nas ruas e bailes e passaram a acontecer também na internet. O passinho deixou de ser conhecido por apenas um grupo social e se tornou um fenômeno cultural do país. Em 2012, um grupo de dançarinos do passinho executou uma batalha na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres. Naquele momento a dança tomou dimensão internacional, ganhando representações diversas no trabalho de artistas famosos da cultura pop como Chris Brown, Beyoncé e Ricky Martin. Em 2015, a dança ganhou um novo espaço, o tradicional Teatro Municipal do Rio de Janeiro e um novo formato. Em caráter de espetáculo de dança, bailarinos de várias comunidades se unem em Na batalha, trabalho artístico que narra o cotidiano, muitas vezes violento, dos jovens das periferias das grandes cidades. Como diz reportagem sobre a apresentação:
Cena do espetáculo Na Batalha, de Raul Fernando e Júlio Ludemir, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro (2015).

 O passinho se espalhou pelo Brasil no rastro da inclusão digital das lan houses. Os meninos começaram dançando nos bailes e se desafiando em vídeos caseiros, disseminados via YouTube.
OLIVEIRA, Flávia; MIRANDA, André. Teatro Municipal recebe pela primeira vez espetáculo de passinho. O Globo, 30 maio 2015. Disponível em: <https://glo.bo/2KGC8h6> Acesso em: 30 out. 2018.




Tanto as outras danças d hip-hop como o passinho têm a característica de dissociar as partes do corpo durante o movimento. O passinho tem características muito específicas, sendo muito fácil detectar esse estilo de dança ao observá-lo. As pernas e os quadris são isolados do resto do corpo, sendo as partes protagonistas do movimento. O tronco, braços e cabeça se movem apenas em consequência dessas partes. A dança é caracterizadas por movimentos muito ágeis com os pés, facilitados pelos movimentos dos quadris. O passinho mistura elementos do break e do funk com elementos das danças tradicionais brasileiras, como o samba, o frevo e até o jogo de capoeira. Em sua forma tradicional não há coreografias, os dançarinos improvisam conforme a música durante as batalhas.O olhar fica fixo para os pés, acompanhando as partes do corpo que conduz os movimentos. Apesar de já existirem passos típicos desse estilo, o modo como eles são executados difere de dançarino para dançarino, rompendo com as noções de certo e errado. O passo básico é chamado "sabará", em que o pé direito pisa do lado, na frente, do lado e atrás, com o quadril acompanhando o movimento. O pé de base também acompanha, mexendo de um lado para o outro.

DESAFIO!

* Criar um passinho (cuidado com a letra da música que vai utilizar). 
* Gravar/filmar e guardar pra me mostrar no retorno às aulas. (Se não for tímido pode publicar sua criação e me passar o link)
* Se não tiver como filmar, arrume uma maneira de "guardar" seu passinho. Pode ser por escrito, descrevendo passo-a-passo sua criação. Pode ser em forma de desenho, ou como lhe for mais conveniente. Mas faça!

DICA!

Sempre que for realizar uma atividade de Arte, seja no caderno de desenho 📖 ou no de pauta (lembrando que só é para usar o caderno de pauta caso não tenha recebido o de desenho 😉), primeiro coloque a data e o título da atividade em seguida faça um breve resumo (em forma de texto ou de tópicos) sobre o que aprendeu e depois responda as questões (quando houver) copiando as perguntas. No caso do vídeo, escreva que a atividade foi a criação de um vídeo e diga onde está gravado para ter facilidade de acessá-lo quando necessário. 

FONTES:
https://www.youtube.com/watch?v=iumrbMK8LzI

HABILIDADES:
(EF09AR09) - Contextos e práticas - Pesquisar e apreciar  diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança, diferenciando autores, grupos, épocas e culturas. 
(EF09AR10) - Elementos da linguagem - Identificar e explorar o movimento em seus diferentes aspectos expressivos, dialogando com respeito e sem preconceito, sobre o desenvolvimento das formas da dança em sua história tradicional e contemporânea.
(EF09AR12) - Processos de criação - Investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios.
(EF09AR13) - Processos de criação - Investigar brincadeiras, jogos, danças coletivas e outras manifestações da dança contemporânea de diferentes matrizes estéticas e culturais, como também fatos, notícias, temáticas e situações atuais, como referência para a criação e a composição de danças autorais, individualmente e em grupo.
(EF69AR31) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.
(EF69AR32) Analisar e explorar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas.

segunda-feira, 4 de maio de 2020

Na contramão do Pop

Uma das características da cultura de massa é o alto grau de uniformidade em seus produtos, o que resulta em perda de diversidade. Para chegar à maior quantidade possível de pessoas, são criados elementos uniformes que na música pop, por exemplo, é reconhecível pela similaridade entre os artistas. Elementos sonoros nas músicas, figurinos, videoclipes e outros produtos podem ser muito parecidos.
Nos anos 1960 muitas pessoas, em especial artistas de comunidades e áreas suburbanas nos EUA que passavam por problemas sociais sérios, encontraram nas artes uma maneira de expressar o que estavam vivendo. Diferentemente do pop, eles procuravam novas maneiras de criar arte e as produções eram caracteristicamente locais. Suas letras eram críticas buscando um espaço que a sociedade parecia negar. 

Leia a letra a seguir, depois responda.

Rapper Emicida durante apresentação em Festival de Música em Paulínia (SP), 2011.

Não escolhi fazer rap não, na moral
O rap me escolheu por que eu aguento ser real
Como se faz necessário, tiuzão
Uns rima por ter talento, eu rimo porque eu tenho uma missão
Sou porta-voz de quem nunca foi ouvido
Os esquecido lembra de mim porque eu lembro dos esquecido, hã
Tipo embaixador da rua
Só de ver o brilho no meu olho os falso já recua
"Triunfo" trecho do rap de Emicida



* Você conhece essa música?
* Que assunto é abordado nela?
* Você conhece o rap?
* Quais são as características desse gênero musical?

O rap é um gênero musical surgido dentro de um contexto específico, o do movimento hip-hop. De origem nas periferias de Nova Iorque, nos Estados Unidos, nos anos 1970, entre as comunidades jovens afrodescendentes e latinas, o hip-hop começou como movimento popular relacionado às questões raciais, sociais e políticas dessas comunidades, como manifestação de resistência e afirmação cultural, manifestando-se em diferentes linguagens artísticas.
Tornou-se um estilo de vida de muitos jovens dessas comunidades, que se encontravam nas chamadas block parties (festas de quarteirão).

Integrantes do movimento hip-hop em Nova York, na década de 1970.
B-boys dançando break no centro de São Paulo, nos anos 80. Abaixado, Nelson Triunfo, um dos ícones do movimento Hip Hop no Brasil.

Por haver nesses bairros muitas disputas entre gangues, um dos precursores do hip-hop, Afrika Bambaataa (1957), contribuiu para que esses grupos passassem a resolver suas diferenças por meio da dança e da música.
Surgiu, então, dentro das block parties (festas de quarteirão) as chamadas battles (batalhas, em português), que são duelos, desafios entre diferentes grupos de hip-hop. Mas, em vez de usar violência, essas disputas são resolvidas de maneira artística, nas diferentes linguagens do hip-hop, em especial a dança e a música.
Essas batalhas são comuns até os dias de hoje. O hip-hop se espalhou por vários países, geralmente relacionado ao modo de vida nas periferias das grandes cidades. Um precursor que ajudou a disseminar o movimento hip-hop no Brasil foi Nelson Triunfo (1954). Ainda hoje ele é muito atuante nessas manifestações. O hip-hop é uma cultura urbana que engloba diversas manifestações artísticas , que se organizaram em quatro pilares principais: o rap e o DJing na música, o grafite nas artes visuais e o b-boying na dança, que no Brasil é mais conhecido como breakdance.

Nelson Triunfo

Artista realizando o DJing em toca-discos (turntables).

Um dos grupos de rap pioneiros do gênero no Brasil é o Racionais MCs.
 Na foto, o líder, Mano Brown, no centro, comanda show em São Paulo (SP). 2012.
O rap é o gênero das canções e se baseia em letras faladas e cantadas de maneira rítmica. Embora tenha trechos cantados, a grande maioria dos versos é falada, com ênfases rítmicas, às vezes pela letra, outras relacionadas com a batida. As letras das canções de rap têm elementos de fala, prosa, poesia e canto.
Quem canta rap é chamado de rapper ou MC, da expressão "Mestre de Cerimônias". Muitos desses artistas usam MC antes de seus nomes como título. Além das canções com letra, o rap também é conhecido por criação livre de versos em enfrentamento de improviso ao vivo de MCs.
Já o DJing inclui criar novas músicas e sonoridades por meio da manipulação de gravações feitas com os toca-discos ou turntables, em inglês. Um dos efeitos mais conhecidos é o scratching, que consiste em girar o disco para frente e para trás.




Outro elemento muito presente nas músicas de hip-hop é o beatbox.


Os rappers também são caracterizados por suas vestimentas e estilos próprios, como o de segurar o microfone mais à frente do rosto.
Capa do CD interativo Buiu Beatbox
* Já tinha ouvido esse tipo de som?
* Como acha que é feito?
* Consegue reproduzi-lo?


Quando chegou ao Brasil, o hip-hop influenciou muitas manifestações urbanas, em especial nas periferias. Na música, ganhou sotaque nacional com elementos locais - artistas e grupos misturaram a nova sonoridade com elementos brasileiros de música popular.
Um dos gêneros que se destacou de vários outros que surgiram do hip-hop é o funk carioca. Ele surgiu no Rio de Janeiro, no fim da década de 1980. Diferentemente do funk estadunidense, dos anos 1960, esse funk brasileiro estava musicalmente mais próximo de estilos do hip-hop. Isso incluia a temática principal, em que as letras tratavam de questões locais das comunidades, denunciando dificuldades vividas pela população local. Mas o gênero cresceu muito nos últimos anos, envolvendo vários estilos conforme o local de origem, gerando novas sonoridades e temáticas nas canções, mas mantendo a batida clássica pelo qual é reconhecido.

Capa do CD Funk Brasil (1989), de DJ Marlboro, um dos primeiros do funk carioca.


PESQUISA

Primeiro faça um breve resumo do que você aprende/entendeu sobre hip-hop e rap.
Depois pesquise o ORFEU MESTIÇO e fale sobre sua relação com o hip-hop.

DESAFIO

Criar um rap sobre o momento em que estamos vivendo de quarentena e Covid19. Consegue?
Pode ser por escrito, mas se gravar ou filmar vai ser melhor ainda!


FONTES:

HABILIDADES:
(EF09AR16) Analisar criticamente, por meio da apreciação, usos e funções de diferentes gêneros da música popular brasileira e estrangeira em seus contextos de produção e circulação, relacionando essas práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética a partir do século XX.
(EF09AR19) Identificar e analisar diferentes estilos musicais em gêneros da música popular brasileira e estrangeira, contextualizando-os no tempo e no espaço, de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical.
(EF09AR23) Explorar e criar improvisações, composições, trilhas sonoras e arranjos, entre outros, utilizando vozes, sons corporais, instrumentos acústicos ou eletrônicos, convencionais ou não convencionais, outros materiais sonoros e/ou recursos da tecnologia digital, expressando ideias musicais de maneira individual, coletiva e colaborativa.

quinta-feira, 30 de abril de 2020

Desenhar pensando na ecologia

HOJE, MUITOS DESIGNERS CRIAM OBJETOS PENSANDO EM CONTRIBUIR PARA PRESERVAR O MEIO AMBIENTE.
O ECODESIGN TRABALHA COM MATERIAIS E TECNOLOGIA QUE NÃO DEVASTEM A NATUREZA; PROPÕE REDUZIR O LIXO REAPROVEITANDO RESÍDUOS INDUSTRIAIS.
VAMOS CONHECER ALGUNS EXEMPLOS DE DESIGN ECOLÓGICO.

CADEIRAS GÊMEAS, 2007. EUGÉNIO GARGIONI E PAOLA TRAVERSA. MADEIRA EM MULTICAMADAS, 42X42X99 cm. COLEÇÃO PARTICULAR.

UMA EMPRESA ITALIANA PROJETOU ESSAS CADEIRAS ECOLOGICAMENTE CORRETAS APROVEITANDO RESTOS DE MADEIRA. ELAS SÃO FEITAS COM CASCA DE CARVALHO, UMA ESPÉCIE DE ÁRVORE.

REPARE QUE FORAM PROJETADAS PARA SE ENCAIXAREM UMA NA OUTRA E OCUPAREM MENOS ESPAÇO. ALÉM DISSO, O INTERIOR OCO PERMITE GUARDAR COISAS EMBAIXO DO ASSENTO.

JUAN MUZZI E VÁRIOS QUADROS DA BICICLETA URBANA ECOLOGICAMENTE CORRETA ,
PRODUZIDA COM GARRAFAS PET RECICLADAS. FOTO DE 2016.
O DESIGNER URUGUAIO JUAN MUZZI, QUE VIVE NO BRASIL, CRIOU UMA BICICLETA COM O QUADRO FEITO DE GARRAFAS PET RECICLÁVEIS.
LEIA SEU DEPOIMENTO:
"Há uma economia de 96% de energia na fabricação deste modelo ecológico. Além disso, evita-se a extração de matéria-prima da natureza, como minério."
(TERESA ORRÚ. A ARTE DE TRANSFORMAR EMBALAGENS PLÁSTICAS EM BICICLETAS ECOLÓGICAS. JORNAL DE JUNDIAÍ, 22 jan. 2013.)

OBSERVE ALGUNS OBJETOS FEITOS COM MATERIAIS RECICLADOS.

BRINQUEDO RECICLADO PARA CRIANÇAS, FEITO COM FRASCO DE SHAMPOO VAZIO, SEM DATA.
BALANÇO EM FORMA DE CAVALO FEITO DE TIRAS DE PNEU, SEM DATA.
VASSOURA DE TIRAS DE GARRAFA PET. RIO DE JANEIRO. FOTO DE 2014.
PESQUISA

* VOCÊ CONHECE OUTROS OBJETOS FEITOS COM MATERIAIS RECICLÁVEIS?
* PESQUISE ALGUNS EXEMPLOS E OS DESENHE.

INVENTE E RECICLE

JÁ PENSOU EM TER UMA CORTINA FEITA DE SACOS DE BATATA FRITA, UM BALANÇO FEITO DE PNEU OU UMA VASSOURA FEITA DE GARRAFAS PLÁSTICAS?
PEÇA AJUDA À FAMÍLIA E CRIE UM PROJETO DE UM OBJETO FEITO COM MATERIAIS RECICLADOS.
* NO QUE PENSOU?
* QUE MATERIAIS USARÁ?
* DESENHE A VERSÃO DO OBJETO QUE PROJETOU.
* CRIE O OBJETO E GUARDE PARA APRESENTÁ-LO NA VOLTA ÀS AULAS.

HABILIDADES
EF03AR01
EF03AR02
EF03AR04
EF03AR07
EF15AR23
EF15AR24

FONTES:


Quem desenha as coisas que usamos?

BRINQUEDOS MECÂNICOS DE CHICO BICALHO







TODOS OS OBJETOS QUE USAMOS NO DIA A DIA FORAM CRIADOS POR ALGUÉM.

CHICO BICALHO CONCEBEU ESTES BRINQUEDOS PENSANDO NOS MOVIMENTOS QUE FARIAM E EM COMO SERIAM PRODUZIDOS. ESCOLHEU OS MATERIAIS DE QUE SÃO FEITOS, SUAS FORMAS, TAMANHOS E CORES.

1 - QUAL DELES VOCÊ ACHOU MAIS INTERESSANTE? POR QUÊ?
2 - VOCÊ CONHECE ALGUÉM QUE CRIA OBJETOS?

DESENHAR OBJETOS

OS TELEFONES CELULARES ATUAIS PODEM FOTOGRAFAR, FILMAR, GRAVAR SONS, SER USADOS PARA JOGAR, ENVIAR MENSAGENS ESCRITAS OU FAZER PESQUISAS. NÃO EXISTIAM APARELHOS ASSIM QUANDO SEUS AVÓS ERAM CRIANÇAS.

UMA DAS PROFISSÕES NECESSÁRIAS À CRIAÇÃO DE NOVOS OBJETOS É A DE DESIGNER. ESSE PROFISSIONAL CRIA OUTRAS FORMAS PARA OS OBJETOS E COISAS QUE USAMOS NO COTIDIANO, CUIDANDO DO EQUILÍBRIO ENTRE SUAS FUNÇÕES E SUA QUALIDADE ESTÉTICA.

  ESTÉTICA É A ÁREA DO SABER QUE TRATA  DAS DIFERENTES MANEIRAS DE PERCEBER AS QUALIDADES DAS FORMAS ARTÍSTICAS.

DESENHE UM OBJETO QUE ADMIRA

VOCÊ JÁ TEVE OU ADMIROU ALGUM OBJETO, UM BRINQUEDO, UMA CANECA, UMA ROUPA OU UM MÓVEL QUE TENHA UM VISUAL INCRÍVEL OU ALGUMA QUALIDADE ESPECIAL? DESENHE-O

VOCÊ JÁ REPAROU QUANTOS TIPOS DE CADEIRA EXISTEM NO MUNDO?

TODAS AS CADEIRAS SERVEM PARA SENTAR, MAS SUAS FORMAS E OS MATERIAIS DE QUE SÃO FEITAS PODEM VARIAR MUITO POR QUESTÕES LIGADAS A SEU USO OU PRODUÇÃO: AS NECESSIDADES DE QUEM A ENCOMENDOU, A TECNOLOGIA DISPONÍVEL, O CUSTO ETC.

1 - CADEIRA DE BARBEIRO
2 - CADEIRA DE BAR

3 - CADEIRA DE PRAIA
4 - CADEIRA DE BALANÇO DE BEBÊ
5 - CADEIRA DE BEBÊ PARA CARRO
6 - CADEIRA DE BALANÇO


7 - CADEIRA DE DENTISTA
8 - CADEIRA DE ESCRITÓRIO
9 - CADEIRA DE COZINHA
10 - CADEIRA DE RODAS
11 -  CADEIRA ESCOLAR
12 - CADEIRA GAMER


 OBSERVE AS CADEIRAS ACIMA E AS DESCREVA

NOME DA CADEIRA
MATERIAL DE É FEITA
PRA QUE SERVE
1


2


3


4


5


6


7


8


9


10


11


12




ESTE BANCO FOI FEITO PELOS INDÍGENAS MENAICO, DE MATO GROSSO.

BANCO DE MADEIRA ZOOMÓRFICO
DO POVO MEINACO, MATO GROSSO (MT)
* COMO VOCÊ SE SENTARIA NELE?
* ELE PARECE TER FORMA DE QUE?

ESTA CADEIRA COM DESIGN BRASILEIRO FOI PROJETADA EM 1920 E PRODUZIDA INDUSTRIALMENTE EM SANTA CATARINA

CADEIRA CIMO, DÉCADA DE 1920.
 MUSEU DA CASA BRASILEIRA. SÃO PAULO (SP)
* EM QUE LOCAL VOCÊ A COLOCARIA?
* POR QUE?

O ARTISTA BRASILEIRO FLÁVIO DE CARVALHO PROJETOU A CADEIRA ABAIXO
CADEIRA FDC1, 1939, PROJETADA POR FLÁVIO DE CARVALHO.
AÇO CARBONO E COURO NATURAL, 80X79X59cm. COLEÇÃO PARTICULAR
* QUE DIFERENÇAS VOCÊ NOTA EM RELAÇÃO ÀS CADEIRAS COMUNS?
* ONDE VOCÊ COLOCARIA ESTA CADEIRA? POR QUÊ?

PESQUISAR DESENHANDO

AGORA DÊ UMA VOLTA NA SUA CASA E OBSERVE SE HÁ DIFERENTES TIPOS DE CADEIRA. SE HOUVER, DESENHE-AS E ESCREVA UM POUCO SOBRE SUAS DIFERENÇAS.

HABILIDADES
EF03AR01
EF03AR02
EF03AR04
EF03AR07
EF15AR23
EF15AR24

FONTES: