segunda-feira, 8 de maio de 2023

Elementos Estruturantes da Dança

TEXTO EXTRAIDO DO SITE: Secretaria da Educação PR
Fonte: Adaptado de Laban (1978)


MOVIMENTO CORPORAL

KINESFERA 

A kinesfera é tudo que podemos alcançar com todas as partes do corpo, perto ou longe, grande ou pequeno, com movimentos rápidos ou lentos etc. A Kinesfera ou Cinesfera é a esfera que delimita o limite natural do espaço pessoal, no entorno do corpo do ser movente. Esta esfera cerca o corpo esteja ele em movimento ou em imobilidade, e se mantém constante em relação ao corpo, sendo 'carregada' pelo corpo quando este se move.

                              


FLUXO 

Qualidade de Movimento que refere-se a tensão muscular com a qual se deixa fluir um movimento - fluência contínua e interrompida e seus graus de tensão.

Fluxo Livre 

Uma movimentação sem interrupções, onde o indivíduo está livre para se movimentar como quiser desde que seja sem pausa. EX: Correr em um parque, o fluxo de um rio.

Fluxo Conduzido Ou Controlado

É um estado de cuidado com o movimento, há uma maior tensão muscular para se possa controlar a intensidade desse movimento. Ex: escrever um texto com uma caneta em um papel, movimentos de taichi chuan.

Fluxo Interrompido

È o máximo da tensão para que se faça uma interrupção imediata do movimento, que origina movimentos quebrados. Ex: escovar os dentes.


GIROS

O giro vai depender do estilo de dança se é balé, street dance, contemporâneo, de qualquer forma é rotacionar o corpo no seu próprio eixo. Os giros trazem a experiência de equilíbrio estável e desequilíbrio.

GIRO NO BALÉ

SALTOS

Utilizando eixos verticais e horizontais; os saltos ou pulos são movimentos que deixam o corpo temporariamente sem suporte; ocorrem quando o corpo fica suspenso no ar, perdendo o contato com o chão ou outra base de sustentação em que o corpo se apoie. O salto pode ser visto com relação ao peso (leve ou forte) e com relação ao tempo (rápido ou lento). Os saltos podem ser executados de dois pés para dois pés, de dois pés para um pé, de um pé para dois pés, de um pé para o mesmo pé, ou de um pé para outro pé.

   


EIXO

fortalecimento das cadeias musculares principalmente do centro como eixo da movimentação, possibilitando o estudo da sustentação e equilíbrio.

 

PESO

Qualidade de Movimento que refere-se as mudanças de força utilizadas pelo corpo ao movimentar-se. Passivo, ativo, leve, pesado, transferência, contrapeso e suas graduações. Estabilidade e instabilidade.
Peso leve: Transmite uma sensação de leveza, ou de ausência de peso como por exemplo uma bailarina dançando na ponta dos pés, ou um carinho delicado no rosto de alguém querido.

Peso Pesado: Exige uma carga maior de força para ser executado, como por exemplo o bater do martelo de um operário, um elefante andando ou dar um soco em alguém

   


ESPAÇO


Pode ser a relação entre o corpo e o espaço (ambiente no qual esta), o corpo em relação ao seu próprio corpo ou em relação a um outro corpo e o corpo e um outro objeto.

NÍVEIS: (em relação à altura) alto, médio e baixo - de modo geral são movimentos possíveis do corpo utilizando os espaços acima da cabeça, na altura da cintura ou abaixo dela.

DIMENSÃO: é uma extensão entre duas direções opostas. É um elemento básico de orientação no espaço. São três as dimensões: amplitude (ou largura), comprimento (ou altura) e profundidade. É o que Laban chama de plano de mesa (largura), plano de porta (altura) e plano de roda (frente/trás).

DIREÇÃO: é a trajetória traçada no espaço. Devemos sempre ficar atentos para o que Laban chama de direção, que indica, na verdade, o sentido para onde o movimento segue, partindo sempre do centro do corpo. Direções (sentido; aonde se vai): Frente, trás, lado, diagonais, em cima, em baixo

Símbolos das direções espaciais

Fonte: LABAN, 1978


a) As seis direções dimensionais. As seis direções dimensionais são os elementos mais básicos para a orientação espacial:
• Frente, trás, direita, esquerda, cima , baixo.

b) As doze direções diametrais:
• Direita-alta
• Esquerda-baixa
• Esquerda-alta
• Direita-baixa
• Direita-frente
• Esquerda-trás
• Esquerda-frente
• Direita-trás
• Frente-alta
• Trás-baixa
• Trás-alta
• Frente-baixa

c) As oito direções diagonais:
• Alto-direita-frente
• Baixo-esquerda-trás
• Alto-esquerda-frente
• Baixo-direita-trás
• Alto-esquerda-trás
• Baixo-direita-frente
• Alto-direita-trás
• Baixo-esquerda-frente

DESLOCAMENTO

O deslocamento se dá quando você está utilizando por exemplo um palco ou uma cena, você se desloca para pontos específicos de uma coreografia. No caso da dança contemporânea não há um ponto central ou um sentido único ou predominantemente simétrico no espaço. O deslocamento pode ser feito de diferentes formas em uma dança. Saltando, andando, correndo, sendo carregado, se arrastando, girando, entre outras. Esses deslocamentos podem se dar por meio de “caminhos” retos ou curvos, e serem feitos individual ou coletivamente.

TEMPO

Velocidade em que são executados determinados movimentos pode ser rápido, moderado e lento. É uma qualidade bastante subjetiva, pois deve-se sempre ter um parâmetro de comparação para definir o que é rápido e o que é lento.

RÁPIDO: Quando mantém a sua aceleração constante ou um ritmo rápido sem alterações, por exemplo, um samba enredo, ou um carro correndo na estrada. 


LENTO: Mantém seu tempo lento, ou vai reduzindo a sua velocidade constantemente quase até parar, por exemplo, um adágio para a música clássica ou uma lagarta se deslocando em uma folha. 

MODERADO: É o meio termo entre o rápido e o lento, por exemplo um caminhada tranquila numa praça.



Referências:
BOURCIER, Paul. História da Dança no Ocidente. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
LABAN, Rudolf. Domínio do movimento. 5. ed. São Paulo: Editora Summus, 1978.
Fonte: http://www.arte.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=262#:~:text=O%20deslocamento%20pode%20ser%20feito,serem%20feitos%20individual%20ou%20coletivamente. (08/05/2023 as 08:10h)

quinta-feira, 27 de abril de 2023

INDICAÇÃO

 Galerinha linda do meu coração, saudades de todos vocês, hoje venho fazer uma indicação. Recebi uma linda mensagem de um colega do Mundo das Artes e ele me mostrou seu trabalho, deem  uma olhadinha, vale a pena: 




Trabalho ESTILOS MUSICAIS

 TRABALHO (CARTAZ)

- Estilo musical (sorteio)
- Explicação breve
- Desenho representativo
- QR Code com uma playlist do estilo sorteado
- Apresentação para a sala de aula




 




terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

CAPA CADERNO DE DESENHO 2023

Vamos iniciar o ano de 2023! E que venha cheio de novidades boas e positivas, um ano com muito aprendizado e trocas. Feliz 2023 à todos!





 

terça-feira, 26 de julho de 2022

História do Circo

O circo é uma manifestação artística e popular que consiste em um grupo de artistas, com habilidades distintas, que geralmente apresentam-se em shows itinerantes, ou seja, percorrendo várias cidades.

Essas companhias circenses costumam integrar malabaristas, contorcionistas, mágicos, palhaços e outros personagens que buscam divertir e surpreender o público.

Origem do Circo


O circo também foi retratado por pintores. À esquerda, O circo (1891), de Seurat. À direita, Circo (1932), de Portinari

Existem sinais de que as artes circenses já eram praticadas há 4 mil anos em várias civilizações da antiguidade, desde a China, Grécia, Egito e Índia.

Entretanto, foi no Império Romano que o circo se desenvolveu nos moldes parecidos ao que conhecemos hoje.

Tanto é que a palavra circo tem origem no latim circus, que significa "círculo" ou "anel". O termo remete às arenas romanas, lugares onde se praticavam esportes e lutas.

O primeiro grande circo que se tem conhecimento foi o Circus Maximus, construído por volta do século IV a.C. durante a Roma Antiga. A estrutura tinha capacidade para 150 mil pessoas e exibia corridas de carruagens, lutas de gladiadores, apresentações com animais ferozes e com pessoas com talentos incomuns.

Depois de um incêndio que o destruiu, o Circus Maximus foi substituído, em 40 a.C., pelo Coliseu. Essa nova arena também mostrava as mesmas apresentações, mas para um público menor.

Na imagem, interior do Coliseu

Depois de um incêndio, o Circus Maximus deu lugar ao Coliseu. 

Com a chegada da Idade Média e a queda do Império de Roma, começaram a surgir apresentações de artistas populares em espaços públicos, como praças, entradas de igrejas e feiras.

Segundo o professor de Artes Cênicas e Técnicas Circenses da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Luiz Rodrigues Monteiro:

Nasciam assim as famílias de saltimbancos, que viajavam de cidade em cidade para apresentar seus números cômicos, de pirofagia, malabarismo, dança e teatro.

Apesar de todo esse processo, foi apenas no século XVIII, na Inglaterra, que os circos ganharam características modernas, com picadeiros apresentando os tipos de artes circenses que conhecemos.

Um marco para a história do circo foi o Anfiteatro Real das Artes, criado pelo cavaleiro inglês Philip Astley, em 1768. Nesse anfiteatro havia shows com cavalos e entre uma apresentação e outra havia exibições de malabarismo e palhaçaria.

Esse modelo de apresentação agradou muito o público e passou a ser reproduzido em outros picadeiros, em todo o mundo.

O circo no Brasil


Trupe circense em Santa Catarina (1923). Fotógrafo: Claro Jannson

A história do circo no Brasil começou no século XIX. Foi nesse período que muitas famílias europeias vieram para o país e reuniram-se em guetos. Assim, compartilhavam a vida coletiva e manifestavam suas habilidades circenses.

O circo brasileiro está muito relacionado com as comunidades ciganas, que levavam uma vida nômade, sempre se mudando de lugar. Havia apresentações ao público com atrações como ilusionismo e doma de animais ferozes.

Os espetáculos eram feitos sempre respeitando o gosto e interesse dos espectadores. Por conta disso, o "palhaço" ganhou características diferentes do personagem europeu, que lá é mais calado, realiza mais mímicas e possui um humor sutil.

O artista Abelardo Pinto ficou conhecido como Palhaço Piolin, um dos mais famosos do Brasil

Aqui o palhaço já tem características mais efusivas, muito falante e geralmente utiliza humor sorrateiro.


Palhaços que fizeram muito sucesso no Brasil foram Piolin, Arrelia, Carequinha, Fuzarca e Torresmo.

FONTE:
https://www.todamateria.com.br/circo/
Laura Aidar
Arte-educadora e artista visual

O que o circo e o teatro têm em comum?

 

O teatro sempre atraiu multidões


Tanto o circo quanto o teatro são modalidades artísticas inseridas dentro das linguagens cênicas, as quais são as artes cuja principal matéria-prima para a obra é o próprio corpo do artista – cênico vem de cinética, área que estuda os movimentos dos objetos e dos corpos. Assim, teatro e circo têm em comum a participação ativa de seus artistas na realização dos espetáculos, com seus corpos, vozes e talentos gestuais. Além disso, tanto o teatro quanto o circo envolvem música, dança e apresentação de narrativas, que, no caso do teatro, é mais longa.

FONTE:
http://www.clickideia.com.br/portal/conteudos/c/47/23465

CAPA DO 3º BIMESTRE 2022


 

sexta-feira, 27 de maio de 2022

Trabalho sobre DANÇA

TRABALHO ARTE 2º BIMESTRE – DANÇA
PARA 6º, 7º, 8º e 9º ANOS



EM DUPLA ou TRIO - ENTREGA: 10/06



- CARTAZ (cartolina ou colorset com margem de 2 cm)


PESQUISA:

- cada dupla pesquisará sobre um estilo de dança (sorteio)

- no cartaz deve ter ao menos uma imagem, desenhada, do estilo de dança sorteado

- informações:

- nome do estilo (grande e claro)

- quando e onde surgiu

- qual a história deste estilo

USE LETRA BASTÃO PARA ESCREVER EM TODO O CARTAZ, LETRAS GRANDES E LEGÍVEIS

EXEMPLO:


1 - BALÉ

2 - DANÇA DE RUA

3 - FUNK

4 - FORRÓ

5 - SAMBA

6 - DANÇA CLÁSSICA

7 - DANÇA CONTEMPORÂNEA

8 - PASSINHO

9 - CARIMBÓ

10 - BUMBA-MEU-BOI

11 - FREVO

12 - MARACATU

13 - BAIÃO

14 - JONGO

15 - COCO

16 - CATIRA

17 - XOTE

18 - SALSA

19 - DANÇA DO VENTRE

20 - FLAMENCO

21 - TANGO

22 - CUMBIA

23 - VALSA

24 - FANDANGO

25 - CANINHA VERDE

26 - MANEIRO-PAU

27 - BREAKDANCE

28 - FREE STYLE

29 - POPPING

30 - LOCKING

31 - WACKING / PUNKING

32 - DANÇA URBANA VOGUE

33 - HOUSE DANCE

34 - UP ROCKING

35 - SCARE CROW

36 - ANIMATION

37 - KING TUT

38 - BOOGALOOING

39 - HIP HOP FREESTYLE

40 – JAZZ

41 – DANÇA DE SALÃO

42 – GAFIEIRA

43 – RUMBA

44 – BOLERO

45 – DANÇA DE RODA

46 – SAPATEADO

47 – DANÇA CIGANA

48 – STILETTO

49 – DANÇA AFRICANA

50 – YANGKO

51 – KATHAK

52 – DANÇA COUNTRY

53 – ZOUK

54 – ZUMBA

55 – POLE DANCE

56 – REGGAETON

57 – MERENGUE 

58 – ODISSI

segunda-feira, 9 de maio de 2022

CAPA DO 2º BIMESTRE

 Escreva 2º bimestre bem grande no centro da folha e faça muitos desenhos sobre DANÇA, somente sobre dança (há diversos estilos de dança que você pode representar, faça o máximo que puder.)



quarta-feira, 16 de março de 2022

INSTRUMENTOS MUSICAIS (1º ao 5º Ano)

VAMOS CONHECER ALGUNS INSTRUMENTOS MUSICAIS?

VOCÊ SABIA QUE OS INSTRUMENTOS MUSICAIS SÃO DIVIDIDOS EM FAMÍLIAS?

A MAIS CONHECIDA É A FAMÍLIA DOS INSTRUMENTOS DE CORDAS.

SÃO OS INSTRUMENTOS QUE PRODUZEM SONS POR CORDAS. NESTA FAMÍLIA ESTÃO O VIOLINO, VIOLONCELO, VIOLÃO, HARPA E O PIANO, POR EXEMPLO.

TAMBÉM TEMOS OS INSTRUMENTOS DE PERCUSSÃO, QUE SÃO OS INSTRUMENTOS MAIS RITMICOS. SEU SOM OCORRE QUANDO HÁ UMA AGITAÇÃO DE SEU CORPO OU BATIDA DE SUA MEMBRANA.

NESTA FAMÍLIA ESTÃO OS PRATOS, O TAMBOR, O TÍMPANO E O XILOFONE, POR EXEMPLO.

E AINDA OS INTRUMENTOS DE SOPRO, QUE SÃO DIVIDIDOS ENTRE MADEIRA E METAL.
ENTRE OS INSTRUMENTOS DE MADEIRA TEMOS  FLAUTA, FLAUTIM, OBOÉS, CLARINETES E FAGOTES, POR EXEMPLO.
E ENTRE OS DE METAL TEMOS  TROMPETE, TROMBONE E TUBA, POR EXEMPLO.  






FONTE:
https://www.escolavirtualdemusica.com.br/classificacao-dos-instrumentos-musicais/
https://www.sabra.org.br/site/conheca-os-instrumentos-do-naipe-de-madeira/
https://www.sabra.org.br/site/sopro/
https://www.youtube.com/watch?v=vlec9leF-sM

terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Estilo X Gênero Musical

❤ Estilo Musical

Quando falamos em Estilo, falamos em englobar estrutura e forma. Além disso, temos o importante toque da personalidade do artista.

Podemos falar de estilo diferente comparando guitarristas, saxofonistas diferentes, entre outros instrumentos.

O Estilo Musical também pode estar ligado à cultura.


Gênero Musical

O entendimento de gênero como a soma dos aspectos anteriores dá uma noção mais ampla da sua função.

Podemos pensar no Gênero Musical como um universo à parte! Vamos pegar o Pop, por exemplo:

Dentro do gênero Pop, temos vários subgêneros, que podem também ser frutos da junção com outros gêneros e ou estilos musicais.

Temos assim: Pop Funk, Pop Eletrônico, Pop Rock... entre outros.

Além disso, os gêneros podem mudar a sua representação de acordo com cada local e cultura (adicionamos o estilo musical) e criamos novos gêneros.





Fonte: https://www.mundodamusicamm.com.br/~mundodam/index.php/comunicacao/item/136-afinal-qual-a-diferenca-entre-genero-musical-e-estilo-veja-como-utilizar-os-termos.html

Experiência SILÊNCIO

 AGORA FAREMOS UMA EXPERIÊNCIA.

TODA A SALA FICARÁ EM SILÊNCIO ABSOLUTO POR 5 MINUTOS.

ABAIXE A CABEÇA, FECHE OS OLHOS E PRESTE ATENÇÃO EM TODOS OS SONS AO SEU REDOR.

AGORA ANOTE EM SEU CADERNO DE DESENHO:

1 – TODOS OS SONS QUE OUVIU.

2 – O QUE MAIS TE CHAMOU A ATENÇÃO E POR QUÊ?

3 – QUAL SOM MAIS TE INCOMODOU, FOI MAIS IRRITANTE?

4 – QUAL SOM MAIS TE AGRADOU?

5 – QUAL FOI O SOM MAIS ALTO QUE OUVIU?

6 – E O MAIS BAIXO?

Capa do 1º Bimestre

Escreva 1º bimestre bem grande no centro da folha e faça muitos desenhos sobre MÚSICA, somente sobre música (Notas musicais, instrumentos musicais, caixas de som, rádio, fones de ouvido, microfone, pessoas cantando ou tocando instrumentos, etc.)



 

Capa Arte

Capa do caderno, identificação do aluno, série e professor(a).

Escrever no topo da 1ª folha, seu nome completo, sua série e o nome do(a) professor(a), em seguida escreva ARTE bem grande no meio da folha e faça MUITOS desenhos sobre Arte (Teatro, Dança, Música, Desenho, Pintura, Escultura, Fotografia, Grafite, Design, etc.)


 

segunda-feira, 22 de novembro de 2021

TIPOS DE DESENHO - Artes Visuais

 O desenho faz parte das Artes Visuais.

Existem diversos tipos diferentes de desenho, vamos conhecer alguns deles:

DESENHO DE IMAGINAÇÃO

O desenho de imaginação consiste em reproduzirmos uma determinada situação, apenas usando a nossa capacidade imaginativa. a imaginação nos permite criar novas formas, imagens, histórias...
ATIVIDADE: Crie um desenho onde o Mundo seria perfeito para você, use bastante a sua imaginação. Escreva no topo da folha: Desenho de Imaginação - Mundo perfeito.

DESENHO DE MEMÓRIA

Desenho de memória é aquele baseado apenas em lembranças, em momentos que ficaram retidos em nossa memória. Na hora de desenhá-lo não podemos consultar nada, apenas buscar o que ficou registrado na memória.

ATIVIDADE: Primeiro escreva no topo da folha: Desenho de Memória - Meu quarto, e agora faça o desenho do seu quarto, procure lembrar de todos os detalhes possíveis e lembre-se que não pode olhar fotos, nem o próprio quarto, precisa estar num ambiente diferente. 

DESENHO DE OBSERVAÇÃO

Os desenhos de observação reproduzem objetos reais, tridimensionais. São desenhados como são vistos.

ATIVIDADE: Novamente, primeiro escreva no topo da folha o título da atividade: Desenho de Observação - Mesa com objetos. Esta atividade será realizada em sala de aula, onde montarei uma mesa com vários objetos para vocês desenharem.


HABILIDADES:
(EF01AR04) (EF02AR04) (EF03AR04) (EF04AR04) (EF05AR04)Experimentar desenho, pintura, modelagem e colagem por meio de técnicas convencionais e não convencionais, fazendo uso sustentável de materiais e instrumentos.
(EF06AR06) (EF07AR06) (EF08AR06) (EF09AR06) Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais.

FONTES:
https://pointdaarte.webnode.com.br/news/historia-do-desenho/
https://piquiri.blogspot.com/2014/02/desenho-de-memoria-e-de-observacao.html

quarta-feira, 3 de novembro de 2021

ARTES VISUAIS

Sendo uma das linguagens da Arte, as Artes Visuais são um conjunto de manifestações artísticas como: desenho, pintura, escultura, arquitetura, artesanato, fotografia, cinema, design, arte urbana, entre outros.

O conceito de arte visual está relacionado ao ato de visualizar - “ver” - por isso, integra as artes em que a fruição, ou seja, a apreciação, acontece por meio da visão.

DESENHO

Desenho é uma forma de manifestação da arte, onde o artista transfere para o papel imagens e criações da sua imaginação. É basicamente uma composição bidimensional (algo que tem duas dimensões) constituída por linhas, pontos e forma.

Para se aprofundar um pouco mais em desenho acesse: https://alicearteducacao.blogspot.com/2010/11/o-desenho.html.

PINTURA

Pintura é a técnica artística de aplicação de tinta pastosa sobre uma superfície, geralmente uma tela, mas pode ser também papel ou parede. O que difere o desenho da pintura, é que uma utiliza material seco e a outra, por sua vez, pigmentos líquidos.

ESCULTURA


A escultura é a arte de transformar matéria bruta (pedra, metal, madeira etc.) em formas espaciais com significado. Quando dizemos “formas espaciais”, queremos dizer formas em terceira dimensão, isto é, com volume (altura, largura e profundidade).
Das artes visuais, a escultura é uma das que mais estabelecem interação com o grande público. Isso porque, geralmente, elas são pensadas e produzidas com a finalidade de ocupar espaços públicos.

ARQUITETURA

A Arquitetura é um tipo de manifestação artística muito antiga e que reúne construções e/ou edificações que apresentam um propósito ou finalidade. É a arte e técnica de projetar uma edificação ou um ambiente de uma construção. É o processo artístico e técnico que envolve a elaboração de espaços organizados e criativos para abrigar diferentes tipos de atividades humanas.

FOTOGRAFIA


Consiste na técnica de captura de luz através de equipamento especifico para obtenção de uma imagem. Esse equipamento por sua vez, a câmera fotográfica, é instrumento de trabalho dos fotógrafos que para operá-las, são dotados de estudos e técnicas necessárias para saber usar os recursos da câmera para melhor aproveitamento do objeto a ser fotografado.
A fotografia desde sua existência ganhou o cotidiano do homem para registrar momentos importantes. Ela foi e continua sendo a única forma de eternizar algo que é importante, seja esse algo um lugar, um objeto, um momento especial ou até mesmo pessoas especiais. A fotografia foi um importante instrumento para gravar momentos sobre a história da humanidade.

CINEMA


O cinema compartilha com outras artes visuais o fato de ser uma linguagem. A linguagem cinematográfica, desde sua invenção passou por uma série de modificações que acompanharam o progresso da fotografia e de outras tecnologias. Os filmes também já possuíram diversos formatos: dos que possuíam apenas um minuto, ao preto e branco, sem falas, seguidos por filmes falados, coloridos e de longa duração. Entre os gêneros cinematográficos mais comuns podemos destacar os documentários, filmes de ficção, filmes de arte e vídeo-arte.

DESIGN

Sua etimologia não há uma tradução 100% certa, mas em um termo podemos descrever como o desenho industrial. No dicionário é dita como a disciplina que visa à criação de objetos, ambientes, obras gráficas, etc. e que sejam ao mesmo tempo funcionais, estéticos e conformes com os imperativos da produção industrial.
Um profissional de design é conhecido como designer. Este pode estar à frente de várias áreas de atuação, são elas:
- Design de produto - Também conhecido como design industrial, trabalha com a parte de desenho em objetos tridimensionais como foco no usufruto humano, exemplos simples são os móveis e eletrodomésticos.
- Design visual - É o design aplicado à comunicação que tem objetivo a transmissão de qualquer tipo de mensagem ao homem.
- Design de moda - Aplicado à concepção e produção de peças da indumentária. Não confundir com Estilismo cuja atividade foca mais em estilo e modismos.
- Design de interiores - Consiste na técnica de planejar e organizar espaços, escolhendo e/ou combinando os diversos elementos de um ambiente, estabelecendo relações estéticas e funcionais, em relação ao que se pretende produzir no cômodo.
- Design gráfico - Meio de estruturar e dar forma à comunicação impressa, onde se trabalha com imagem e texto. No design gráfico atual, trabalham-se também com as técnicas para o meio digital, na criação de sites, softwares e jogos.

GRAVURA



Gravura é o termo que designa, em geral, desenhos feitos em superfícies duras - como madeira, pedra e metal - com base em incisões, corrosões e talhos realizados com instrumentos e materiais especiais. Ao contrário do desenho, os procedimentos técnicos empregados na gravura permitem a reprodução da imagem. Nessa medida, uma gravura é considerada original quando resultado direto da matriz criada pelo artista, que com essa base imprime a imagem em exemplares iguais, numerados e assinados. Em função da técnica e do material empregados, a gravura recebe uma nomenclatura específica: litografia, gravura em metal, xilogravura, serigrafia etc.

HISTÓRIA EM QUADRINHOS



História em quadrinhos - ou HQ - é o nome dado à arte de narrar histórias através de desenhos e textos em sequência, normalmente na horizontal.
Essas histórias possuem os fundamentos básicos das narrativas: enredo, personagens, tempo, lugar e desfecho. No geral, apresentam linguagem verbal e não-verbal.

COLAGEM

Arte Colagem de um dos ícones do gênero Pop Art, o artista visual Richard Hamilton.

A colagem é um procedimento técnico artístico de utilizar várias matérias que podem, ou não, variar a textura, umas sobre as outras ou lado a lado, formando um motivo ou uma nova imagem.
A colagem como técnica tem surgimento datado da história antiga, entretanto teve seu valor artístico reconhecido a partir do século XX, com sua utilização no Cubismo, antes disso, era considerada ou brincadeira de criança, ou manifestação artística popular e desprovida de fundamentação crítica. A utilização de diversos materiais sobre um suporte, como madeira, pedaços de jornal e objetos, faz da colagem uma técnica que põe em questão os limites entre pintura e escultura.

MOSAICO


O mosaico é uma arte decorativa milenar que reúne pequenas peças de diversas cores para formar uma grande figura. Do grego, o termo mosaico (mouseîn) é relativo às musas.
Representam a colagem próxima de pequenas peças, formando um efeito visual (seja um desenho, figura, representação) que envolve organização, combinação de cores, de materiais e de figuras geométricas, além de criatividade e paciência.
Até hoje o mosaico é utilizado nas artes e pode ser formado por diversos tipos de materiais (tesselas) em formatos distintos: pedaços de vidro, plástico, papel, cerâmica, porcelana, pedras preciosas, mármore, granito, marfim, grãos, miçangas, conchas, azulejos, ladrilhos, dentre outros.

ARTE URBANA

A Arte Urbana (street art, em inglês) é um tipo de arte encontrada nos espaços urbanos. Manifesta-se por meio de intervenções, performances, grafite, teatro, dentre outras.

Exemplos de Arte Urbana

Diversas técnicas são utilizadas pelos artistas de rua, embora a intervenção “grafite” seja a mais conhecida. Segue abaixo alguns exemplos de arte urbana.




Grafite

Grafites são desenhos estilizados feitos geralmente com tinta sprays nas paredes de edifícios, túneis e ruas.
Há muitas técnicas de grafite e atualmente os trabalhos em 3d chamam a atenção dos críticos e das pessoas que circulam pela cidade.





Stencil

Parecido com o grafite, o stencil - em português estêncil - utiliza a técnica de recortar um papel rígido e usá-lo como molde. A tinta empregada geralmente é o spray, usada para fixar as ilustrações e desenhos nas ruas, postes e paredes.
Esse é um método mais prático no momento de se fazer as intervenções.





Poemas Urbanos


Poemas urbanos são qualquer manifestação literária que surge no ambiente urbano, seja nos bancos, paredes, postes.
É uma forma interessante de levar a linguagem literária para os locais de grande circulação de pessoas.



Arte em adesivos (Sticker Art)


Sticker art é o termo em inglês para a arte em adesivos. Esse tipo de manifestação utiliza a aplicação de adesivos pela cidade.
É uma forma rápida e discreta de intervenção no cenário urbano.






Cartazes "lambe-lambe"
Os cartazes são um tipo de intervenção urbana muito comum.
Também chamados de "cartazes lambe-lambe", eles são papéis impressos ou produzidos manualmente que são fixados com cola pelas ruas das cidades em postes, praças, muros ou edifícios.



Instalações Artísticas

São inúmeros os tipos de instalações artísticas como exemplos de arte de rua.
Podem ser produzidas utilizando objetos de materiais distintos e têm o intuito de provocar uma mudança no cenário já existente.





HABILIDADES:
(EF01AR01) Identificar e apreciar desenho, pintura, modelagem e colagem como modalidades das artes visuais, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
(EF02AR01) Identificar e apreciar desenho, pintura, modelagem e escultura como modalidades das artes visuais tradicionais e contemporâneas presentes na cultura local e paulista, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
(EF02AR02) Explorar e reconhecer elementos constitutivos do desenho, da pintura, da modelagem e da escultura em suas produções.
(EF03AR01) Identificar e apreciar desenho, pintura, escultura e gravura como modalidades das artes visuais tradicionais e contemporâneas presentes na cultura paulista, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
(EF03AR02) Explorar e reconhecer elementos constitutivos do desenho, da pintura, da escultura e da gravura em suas produções.
(EF04AR01) Identificar e apreciar pintura, colagem, gravura e histórias em quadrinhos como modalidades das artes visuais tradicionais e contemporâneas presentes na cultural brasileira, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
(EF04AR04) Experimentar pintura, colagem, histórias em quadrinhos e gravura por meio de técnicas convencionais e não convencionais, fazendo uso sustentável de materiais e instrumentos.
(EF05AR01) Identificar e apreciar desenho, pintura, fotografia e vídeo como modalidades das artes visuais tradicionais e contemporâneas presentes na cultura brasileira e de outros países, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
(EF06AR01) Pesquisar, apreciar e analisar dobradura, gravura, lambe-lambe e animação nas artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
(EF07AR01) Pesquisar, apreciar e analisar mosaico, escultura, muralismo e assemblage nas artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
(EF08AR01) Pesquisar, apreciar e analisar desenho, pintura, modelagem, escultura e outras modalidades produzidas por culturas indígenas (brasileiras e latinoamericanas) e africanas de diferentes épocas, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
(EF09AR01) Pesquisar, apreciar e analisar fotografia, grafite, escultura, intervenção e outras modalidades da arte pública contemporânea em obras de artistas brasileiros e estrangeiros e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

FONTES:
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