quarta-feira, 15 de abril de 2020

Mídia e cultura

LIVRO DIDÁTICO - JANELAS DA ARTE 
CAPITULO 2 - MÍDIA E CULTURA (páginas 48 a 52)


Leia a letra desta canção da banda brasileira TITÃS:

A MELHOR BANDA DE TODOS OS TEMPOS DA ÚLTIMA SEMANA

Quinze minutos de fama
Mais uns pros comerciais
Quinze minutos de fama 
Depois descanse em paz
O gênio da última hora
É o idiota do ano seguinte
O último novo-rico
É o mais novo pedinte

A melhor banda de todos os tempos da última semana
O melhor disco brasileiro de música americana
O melhor disco dos últimos anos de sucessos do passado
O maior sucesso de todos os tempos entre os dez maiores fracassos

Não importa a contradição
O que importa é televisão
Dizem que não há nada a que você não se acostume
Cala a boca e aumenta o volume então

As músicas mais pedidas
Os discos que vendem mais
As novidades antigas
Nas páginas dos jornais
Um idiota em inglês
Se é idiota, é bem menos que nós
Um idiota em inglês
É bem melhor que eu e vocês

A melhor banda de todos os tempos…
Fonte: LyricFind



Capa do CD A melhor banda de todos os tempos da última semana, da banda brasileira Titãs, que contém a canção que dá título ao álbum.
AGORA RESPONDA:
1 - Qual é o tema dessa canção? Sobre que assunto ela trata?
2 - Você conhece artistas ou obras de arte que se encaixem nestas ideias?
3 - Considera que ela seja crítica em relação a artistas ou obras de arte de algum tipo?
4 - Essa canção dos Titãs foi lançada em 2001. Você considera que as ideias que ela contém podem ser associadas à atualidade? Quais delas e por quê?
MÚSICA
SEGUINDO A MASSA
Os Titãs, grupo que criou essa música, é uma banda de rock formada nos anos 1980, um período em que surgiram várias bandas de rock nacional de sucesso. Desde seus primeiros discos, várias de suas músicas apresentam caráter crítico sobre aspectos culturais, históricos e sociais, como a relação da sociedade com a mídia, por exemplo.
Alguns temas que a canção A melhor banda de todos os tempos da última semana, lançada quase 20 anos depois do primeiro disco dos Titãs, de 1984, aborda elementos de um fenômeno que começou no século 20 chamado Cultura Pop (do inglês popular). O termo, que apareceu nos Estados Unidos por volta dos anos 1950, começou a se difundir a partir da década seguinte e é conhecido mundialmente até hoje.
Trata-se de uma forma de pensar e fazer cultura que não é popular no sentido das manifestações culturais populares tradicionais, criada pelo povo, mas de uma cultura criada e difundida para atingir o máximo de pessoas. Para a divulgação, a indústria usa os meios de comunicação de massa, que no início eram o rádio e a TV, mas hoje inclui também a internet, cada vez mai acessível para a população e muito explorada por maio das redes sociais e dos identificadores digitais em forma de palavras-chave ou hashtags, como são conhecidos.
A cultura pop é chamada também de cultura de massas, pois suas produções podem atingir milhões de pessoas ao redor do mundo. Uma das principais linguagens exploradas pela cultura pop é a música.
A força dessa indústria é tanta que acabou criando até um gênero musical próprio, a música pop.

A MÚSICA POP

Observe as imagens e responda:
1 - Você já ouviu falar desses dois artistas das fotos?
2 - Conhece outros artistas de música pop?
3 - Eles são estrangeiros ou brasileiros?
A primeira imagem é de Michael Jackson (1958-2009) e a segunda, de Madonna (1958-). São artistas estadunidenses que chegaram a ser chamados de rei e rainha do pop mundial pela ampla e reconhecida carreira profissional, especialmente no fim do século 20.
Eles são o que se costuma chamar de pop stars, ou seja, estrelas do pop. Michael morreu em 2009. Madonna continua atuante em sua carreira. Diferentemente do que acontece em carreiras de artistas pop, eles são exemplos de artistas que se destacaram e se tornaram exceção, por terem conseguido manter carreiras duradouras. No pop, é comum artistas com carreiras curtas - às vezes eles têm uma unica música conhecida.
Uma das razões é a maneira como a indústria funciona. Em geral, as pessoas têm preferências musicais que mudam com o tempo. E as produtoras e empresas fonográficas utilizam esse fato para lançar artistas no mercado. Muitas vezes, entretanto, é a própria industria que induz as preferências, tocando continuamente as mesmas músicas ou estilos nos meios de comunicação. Dessa maneira, criam-se artistas que "estão na moda" por um tempo curto, e muitos deles desaparecem na mesma velocidade com que apareceram.
Leia novamente a letra da música dos Titãs e suas anotações e responda:
1 - Você relaciona as informações sobre a cultura pop com alguma parte da letra da canção dos Titãs? Quais?
2 - Você concorda com eles? Justifique.
Existem várias maneiras de fazer música pop. Nesse gênero, as músicas podem ser muito diferentes e ter elementos de outros gêneros musicais. Pode ser um toque de guitarra de rock ou uma batida eletrônica parecida com a bossa nova ou o samba, ou mesmo trechos que parecem um funk - não há uma regra. É comum também músicas usarem referências diretas de outras obras. Pode ser por meio de uso de samples.
Michael Jackson, por exemplo, utilizou ideias da música "Soul Makossa", de 1972, de Manu Debango, artista nascido no Camarões, perto do fim de uma de suas músicas, "Wanna be startin 'somethin'", de 1982. Mais de 20 anos depois, em 2008, a cantora Rihanna, nascida em Barbados, utilizou um sample de Michael em sua música "Don't stop the music", na qual é possível ouvir quase durante a música inteira, mas com muitos efeitos sonoros aplicados, a curta frase musical criada originalmente por Manu Debango.
Outro procedimento é a utilização de músicas com potencial comercial em que produtores trocam as letras para atingir seu "público-algo", um conceito de marketing para facilitar o consumo de determinado produto. Isso também ocorre em adaptações de uma letra para outro idioma, diferente ao da música original. Muitas vezes, a letra no novo idioma não se relaciona com a letra original.
Essa ação depende da capacidade dos compositores em adaptar e "encaixar" letras nas melodias e é chamado prosódia. A prosódia é importante por sua relação com a música cantada, que normalmente tem letra, e por isso é necessário que as palavras dialoguem com as notas musicais.

OBSERVAÇÃO - a atividade pode ser realizada em grupo (via WhatsApp) ou individualmente, como for melhor pra vocês.

FONTE: BOZANNO, Hugo Luis Barbosa. Janelas da arte: 9º ano/ Hugo Luis Barbosa Bozzano, Perla Frenda, Tatiane Gusmao. - 2. ed. - Barueri [SP]: IBEP, 2018.

HABILIDADES:
EF09AR16 - Analisar criticamente, por meio da apreciação, usos e funções de diferentes gêneros da música popular brasileira e estrangeira em seus contextos de produção e circulação, relacionando essas práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética a partir do século XX. 
EF09AR17 - Explorar e analisar, criticamente, diferentes meios, equipamentos culturais e espaços de circulação, nos contextos local e brasileiro, de diferentes gêneros da música popular brasileira e estrangeira e do conhecimento musical referente a esses gêneros musicais, comparando-os com os meios, equipamentos e espaços de circulação de outros gêneros no Brasil.
EF09AR23 - Explorar e criar improvisações, composições, trilhas sonoras e arranjos, entre outros, utilizando vozes, sons corporais, instrumentos acústicos ou eletrônicos, convencionais ou não convencionais, outros materiais sonoros e/ou recursos da tecnologia digital, expressando ideias musicais de maneira individual, coletiva e colaborativa.
EF69AR31 - Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética. 
EF69AR32 - Analisar e explorar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas.
EF69AR35 - Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.

Um comentário:

Obrigada pelo comentário, responderei assim que possivel.