O Nascimento de Vênus - têmpera sobre tela, 1,72 m x 2,78 m, 1483 - Sandro Botticelli - Galleria degli Uffizi, Florença |
San Marcos - mármore, 2,48 m., 1411-13 - Donatello, Or San Michele, Florença |
Fernando Botero. Frank Lloyd e sua família em Paradise Island. 1972 |
Tarsila do Amaral e A Negra e o Antropofagia |
Cópia de uma pintura mural no túmulo de Setos I onde foi aplicada a lei da frontalidade. |
Performance
A companhia brasileira de dança Grupo Corpo durante apresentação |
Musical Infantil: "Viagem pelo Corpo Humano" |
Julian Siebert |
Tatuando |
Depois de observar as imagens acima, responda:
* De quais épocas parecem ser as imagens?
* O que elas apresentam?
* Por que o corpo é uma questão presente na arte em diferentes épocas e culturas?
* Como podemos pensar a representação do corpo na nossa sociedade?
* Hoje, como as pessoas são
representadas na TV, internet, desenhos animados, histórias em quadrinhos, jogos de videogame,
revistas e jornais?
* Escolha uma das imagens acima, a que você mais gostou, e tente representá-la através de um desenho (ou um poema).
MAPA DO CORPO
O que podemos transmitir com o nosso corpo?
Pegue seu caderno de desenho (se não tiver, use uma folha de sulfite ou outro caderno) faça o desenho do contorno de um corpo humano e em seguida cole no interior da
silhueta imagens retiradas de jornais, revistas, encartes ou outro
material gráfico. Pode usar imagens e palavras que expressem ações e/ou sentimentos, de
forma a montar um atlas diferente do corpo humano.
FONTES:
https://www.bhtattoo.com.br/evento.aspx
HABILIDADES:
(EF15AR07E) Conhecer, pesquisar e identificar lugares, artistas, artesãos e profissionais das diferentes categorias do sistema das artes visuais.
(EF15AR25G) Pesquisar e apreciar obras de diferentes linguagens artísticas consideradas como patrimônio Cultural material e imaterial do Brasil.
(EF15AR25H) Pesquisar, conhecer e valorizar diferentes elementos constitutivos do contexto sociocultural local, nacional e internacional, entre eles, diversas matrizes estéticas e culturais, cultivando vocabulários e repertórios das diferentes linguagens artísticas.
HABILIDADES:
(EF15AR07E) Conhecer, pesquisar e identificar lugares, artistas, artesãos e profissionais das diferentes categorias do sistema das artes visuais.
(EF15AR25G) Pesquisar e apreciar obras de diferentes linguagens artísticas consideradas como patrimônio Cultural material e imaterial do Brasil.
(EF15AR25H) Pesquisar, conhecer e valorizar diferentes elementos constitutivos do contexto sociocultural local, nacional e internacional, entre eles, diversas matrizes estéticas e culturais, cultivando vocabulários e repertórios das diferentes linguagens artísticas.
Muito bom o conteúdo. Irá me ajudar. Obrigada!!
ResponderExcluirObrigada. Se tiver algo a acrescentar por favor fale, as criticas também são bem vindas.
ExcluirMaterial riquíssimo ! obrigada por compartilhar , me ajudou muito1
ResponderExcluirMUITO BOM!
ResponderExcluirParabéns! Muito bom!
ResponderExcluir