ELES TAMBÉM FAZIAM MÚSICA
Você já imaginou quais foram os primeiros instrumentos musicais criados pela humanidade?
Em 2009, uma equipe de arqueólogos publicou um texto sobre flautas produzidas há 35 mil anos descobertas em uma caverna na Alemanha.
A caverna onde a flauta foi descoberta e o local onde os arqueólogos ainda investigam procurando saber mais dos seres humanos daquela época. Foto de 2004. |
Imagens da flauta no lugar onde a encontraram, já lipa e restaurada. Fotos de 2004. |
Os cientistas descobriram que essa flauta foi entalhada em um osso de abutre de cerca de 22 cm. Os testes comprovaram que ela tem mais de 35 mil anos e pode ser o instrumento musical mais antigo do mundo.
Eles pediram a um musico que tocasse nessa flauta e colocaram a gravação na internet para quem quisesse ouvir. Assim, podemos visitar o site e ouvir como era o som do instrumento criado por nossos ancestrais há tanto tempo.
Os estudiosos supõem que flautas e tambores estejam entre os primeiros instrumentos musicais feitos pelos seres humanos.
As flautas são conhecidas como instrumentos de sopro porque produzem sons ao serem sopradas.
As flautas dessas imagens são feitas de metal, bambu, cabaça e madeira. Fotos de 2012. |
Acredita-se que os primeiros tambores foram troncos de madeira ocos em que se batia com pedaços de pau. Eles são chamados de instrumentos de percussão porque seus sons são obtidos por meio de batidas, a palavra percutir significa bater.
A parte do tambor que é percutida pode ser feita de material sintético ou de couro de animais. Foto de 2012. |
A percussão também pode ser feita em diferentes partes de nosso corpo. Por exemplo, ao bater com as mãos na barriga, nas coxas ou nos ombros conseguimos sons diferentes. É provável que os primeiros seres humanos tenham produzido sons assim.
VAMOS FAZER PERCUSSÃO CORPORAL?
Experimente seu corpo como instrumento musical, investigando os sons que consegue criar.
Ao percutir o corpo, bata de leve para não se machucar. Foto de 2014. |
* Batuque com as mãos no corpo, descendo do peito até a perna. Repare com o som se modifica em cada local.
* Explore sons obtidos ao bater diferentes partes dos pés no chão.
USANDO O CADERNO DE DESENHO, TENTE EXPLICAR POR ESCRITO AS DIFERENÇAS DESTES SONS.
Agora tente juntar mais gente para fazer um som diferente (chama o pai, a mãe, os irmãos, primos... qualquer um que esteja por perto), organizem os sons que aprenderam a fazer com o corpo em uma composição musical de 2 minutos!
* Explorem a intensidade dos sons (o volume), fortes ou fracos.
* Incluam momentos de silêncio.
* Escolham um integrante como "regente" do grupo. Combinem gestos para: parar a música; abaixar e aumentar a intensidade; e mudar a velocidade de execução, de lenta até bem rápida.
* Ensaiem, repetindo a música, incorporando novas descobertas e melhorando a integração do grupo.
* Se possível, grave a performance de vocês, gostaria muito de vê-la assim que retornarmos às aulas.
Assista o vídeo abaixo de um grupo especializado em fazer sons com o corpo:
HABILIDADES
(EF15AR14) Perceber e explorar os elementos
constitutivos e as propriedades sonoras da música (altura, intensidade, timbre,
melodia, ritmo etc.), por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas
diversas de composição/criação, execução e apreciação musical.
(EF15AR17) Experimentar improvisações, composições e sonorização de histórias, entre outros, utilizando vozes, sons corporais e/ou instrumentos musicais convencionais ou não convencionais, de modo individual, coletivo e colaborativo.
(EF15AR17) Experimentar improvisações, composições e sonorização de histórias, entre outros, utilizando vozes, sons corporais e/ou instrumentos musicais convencionais ou não convencionais, de modo individual, coletivo e colaborativo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo comentário, responderei assim que possivel.