sexta-feira, 16 de julho de 2021

ATIVIDADE DIAGNÓSTICA - 3° BIMESTRE

Copie as perguntas abaixo em seu caderno de desenho e responda sem pesquisar:

1 – O que é teatro para você?



2 – O que é necessário para fazer teatro?



3 – O teatro tem um lugar específico para ser realizado? Por quê?



4 – Quais gêneros teatrais você conhece?



5 – É obrigatoriamente necessária a presença de um público para uma peça teatral ser realizada? Por quê?



6 - Você já se apresentou em alguma peça teatral? Onde? Que peça apresentou?



7 - Você já assistiu a uma peça teatral? Qual? Aonde? Como foi, o que achou da apresentação?

CAPA DO 3º BIMESTRE

Turminha, como vocês sabem, nosso portfólio é o caderno de desenho e para deixá-lo bem organizadinho fazemos as capas de cada bimestre. 

Vamos iniciar o 3° Bimestre e o tema central dele é TEATRO, por isso você fará a Capa com desenhos relacionados ao teatro.

As imagens abaixo são um simples exemplo de como realizar a sua capa, faça os desenhos que achar melhor, do seu jeitinho, só não esqueça de escrever bem grande no centro da folha 3° BIMESTRE:




OBSERVAÇÃO: Não imprima as imagens para colar no caderno, o objetivo é que a criança faça sua própria capa, e utilize a imagem apenas com inspiração, como uma ideia.

 

quarta-feira, 7 de julho de 2021

BRINCAR DANÇANDO - CIRANDA DE COCO

QUANDO UMA CRIANÇA APRENDE E PRATICA MOVIMENTOS E POSTURAS DA DANÇA, DESENVOLVE MAIOR CONSCIÊNCIA CORPORAL. QUEM DANÇA ESTÁ SEMPRE EM CONTATO COM O PRÓPRIO CORPO, E QUANDO CRESCEMOS ISSO AJUDA A NOS SENTIRMOS MAIS CONFORTÁVEIS COM NOSSA APARÊNCIA, NOSSAS DIFICULDADES E ATÉ MESMO SENTIMENTOS.

A DANÇA INCENTIVA A CRIANÇA A EXPLORAR DIFERENTES FORMAS DE EXPRESSÃO. ISSO PODE SER PARTICULARMENTE BENÉFICO PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAS OU QUE ESTEJAM LIDANDO COM PROBLEMAS EMOCIONAIS SIGNIFICATICOS.

OU SEJA, DANÇAR SÓ TRAZ BENEFÍCIOS, ENTÃO VAMOS LÁ TURMINHA, VAMOS DANÇAR NOVAMENTE COM O PESSOAL DA PALAVRA CANTADA, ASSISTA O VÍDEO ABAIXO OU USE O LINK https://www.youtube.com/watch?v=T18tbTP2u_o PARA ASSISTIR:

Palavra Cantada | Ciranda de Coco

REGISTRE EM SEU CADERNO DE DESENHO, O QUE ACHOU DESTA NOVA DANÇA ESCREVENDO UM POUQUINHO E FAZENDO UM DESENHO BEM BONITO.

HABILIDADES:
(EF01AR08) Experimentar, identificar e apreciar formas distintas de manifestações da dança presentes em seu cotidiano (rodas cantadas, brincadeiras rítmicas e expressivas), cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório corporal.
(EF01AR10) Experimentar diferentes formas de orientação no espaço (deslocamentos, planos, direções, caminhos etc.) e ritmos de movimento (lento, moderado e rápido) na construção do movimento dançado.
(EF15AR24) Caracterizar e experimentar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais.
(EF02AR08) Experimentar, identificar e apreciar formas distintas de manifestações tradicionais e contemporâneas da dança próprias da cultura popular paulista de diferentes épocas, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório corporal.
(EF02AR10) Experimentar diferentes formas de orientação no espaço (deslocamentos, planos, direções, caminhos etc.) e ritmos de movimento (lento, moderado e rápido) na construção do movimento dançado.
(EF03AR08) Experimentar, identificar e apreciar formas distintas de manifestações tradicionais e contemporâneas da dança próprias da cultura popular brasileira de diferentes épocas, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório corporal.
(EF03AR10) Experimentar diferentes formas de orientação no espaço (deslocamentos, planos, direções, caminhos etc.) e ritmos de movimento (lento, moderado e rápido) na construção do movimento dançado.
(EF04AR08) Experimentar, identificar e apreciar formas distintas de manifestações tradicionais e contemporâneas da dança próprias da cultura popular de diferentes países, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório corporal.
(EF04AR10) Experimentar diferentes formas de orientação no espaço (deslocamentos, planos, direções, caminhos etc.) e ritmos de movimento (lento, moderado e rápido) na construção do movimento dançado.

FONTES:
https://www.dentrodahistoria.com.br/blog/entretenimento-e-diversao/brincadeiras-e-atividades/beneficios-danca-para-criancas/
https://www.youtube.com/watch?v=T18tbTP2u_o

BRINCAR DANÇANDO

ASSIM COMO A MÚSICA, A DANÇA É MUITO IMPORTANTE NA INFÂNCIA.

VOCÊ SABIA QUE MUITAS CRIANÇAS APRENDEM A DANÇAR ANTES MESMO DE CONSEGUIR DAR OS PRIMEIROS PASSOS? A DANÇA É UMA DAS PRIMEIRAS FORMAS DE EXPRESSÃO QUE APRENDEMOS E PODE SER UMA ATIVIDADE COM MUITOS BENEFÍCIOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE DIFERENTES HABILIDADES NA INFÂNCIA.

PODEMOS NOS SURPREENDER AO VER QUE A PRÁTICA DA DANÇA TRABALHA NÃO APENAS O CORPO, MAS TAMBÉM A MENTE, AS EMOÇÕES E ATÉ MESMO O DESEMPENHO ESCOLAR DA CRIANÇA PODE MELHORAR.

LEVANDO TUDO ISSO EM CONSIDERAÇÃO HOJE NÓS VAMOS CURTIR UMA TURMINHA MUITO APRECIADA PELOS PEQUENOS, QUE É A PALAVRA CANTADA.

ASSISTA O VÍDEO ABAIXO OU USE O LINK https://www.youtube.com/watch?v=KKU2vR203AU PARA ASSISTIR:

Palavra Cantada | A Dança dos Esqueletos

DEPOIS DE ASSISTIR AO VÍDEO E TER DANÇADO JUNTINHO COM A TURMA, ESCREVA EM SEU CADERNO DE DESENHO O QUE ACHOU DA BRINCADEIRA E FAÇA UM DESENHO REPRESENTANDO ESSA DANÇA.

HABILIDADES:

(EF01AR08) Experimentar, identificar e apreciar formas distintas de manifestações da dança presentes em seu cotidiano (rodas cantadas, brincadeiras rítmicas e expressivas), cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório corporal.
(EF01AR10) Experimentar diferentes formas de orientação no espaço (deslocamentos, planos, direções, caminhos etc.) e ritmos de movimento (lento, moderado e rápido) na construção do movimento dançado.
(EF15AR24) Caracterizar e experimentar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais.
(EF02AR08) Experimentar, identificar e apreciar formas distintas de manifestações tradicionais e contemporâneas da dança próprias da cultura popular paulista de diferentes épocas, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório corporal.
(EF02AR10) Experimentar diferentes formas de orientação no espaço (deslocamentos, planos, direções, caminhos etc.) e ritmos de movimento (lento, moderado e rápido) na construção do movimento dançado.
(EF03AR08) Experimentar, identificar e apreciar formas distintas de manifestações tradicionais e contemporâneas da dança próprias da cultura popular brasileira de diferentes épocas, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório corporal.
(EF03AR10) Experimentar diferentes formas de orientação no espaço (deslocamentos, planos, direções, caminhos etc.) e ritmos de movimento (lento, moderado e rápido) na construção do movimento dançado.
(EF04AR08) Experimentar, identificar e apreciar formas distintas de manifestações tradicionais e contemporâneas da dança próprias da cultura popular de diferentes países, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório corporal.
(EF04AR10) Experimentar diferentes formas de orientação no espaço (deslocamentos, planos, direções, caminhos etc.) e ritmos de movimento (lento, moderado e rápido) na construção do movimento dançado.

FONTES:
https://www.dentrodahistoria.com.br/blog/entretenimento-e-diversao/brincadeiras-e-atividades/beneficios-danca-para-criancas/
https://www.youtube.com/watch?v=KKU2vR203AU
https://monografias.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/a-importancia-musica-na-educacao-infantil.htm#:~:text=A%20musicaliza%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A9%20importante%20%C3%A9,sonora%20e%20espacial%20e%20matem%C3%A1tica.

terça-feira, 29 de junho de 2021

Existe espaço certo para dançar?

Será que existe um lugar/espaço certo ou específico para dançar?

Se formos analisar bem existem lugares específicos para executar algumas danças, o que não significa que não se pode dançá-las em outros espaços. A dança é livre. A dança liberta. E exatamente por este motivo que ela pode ser executada em qualquer lugar, à qualquer momento, no ritmo que quiser, com quem quiser...

"Há alguém por aí que não goste de dançar? Mesmo no escuro do quarto? Não tem de ser bailarino, pode ser no seu estilo e ritmo. Não se preocupe com os olhares e se jogue na pista, seja lá onde ela for! No palco, na rua, debaixo do chuveiro ou em frente ao espelho. Não importa, arrisque seus passos, sacuda o corpo e tenha certeza de que a dança faz bem ao corpo e à alma. O espírito fica leve, se liberta."

Podemos dizer que existem espaços convencionais e espaços não convencionais para executar a dança.

Espaços convencionais são aqueles que normalmente são utilizados para apresentações tradicionais, como os palcos de teatros ou de arena (cercados de cadeiras) ou salões.

Palco italiano - planta baixa

Palco italiano

Sala em formato de arena do teatro Tuca, em Perdizes

Já os espaços não convencionais são aqueles em que a dança simplesmente acontece, pode ser qualquer lugar, qualquer meeeesmo. Dá uma olhadinha nestes espaços onde a dança pode ser executada, abaixo:

Rua

Praça


Praia

Escola

Prédio

Água

Parque

Casa

Fácil né?

ATIVIDADE:

Agora em seu caderno de desenho, copie as questões abaixo e responda-as:

1 - Explique rapidamente, com suas palavras, o que entendeu sobre espaço convencional e não convencional para a dança.

2 - Diga se os espaços a seguir são convencionais ou não convencionais:

A) Sala de aula = 
B) Teatro Municipal de São Paulo =
C) Pátio da escola =
D) Rua =
E) Sala de casa =
F) Parque Ibirapuera = 
G) Teatro Bibi Ferreira = 
H) Quadra de esportes = 
I) Banheiro =  
J) Arena do teatro Tuca =

3 - Agora represente através de um desenho o espaço para dança que você mais achou interessante, pode ser convencional ou não convencional.




HABILIDADES:

EF06AR14 - Analisar e experimentar diferentes elementos das danças folclóricas paulistas e brasileiras (coreografia, figurino e trilha sonora) e espaços (convencionais e não convencionais) para composição cênica e apresentação coreográfica, individual e coletiva.
EF09AR14 - Analisar e experimentar diferentes elementos da dança contemporânea (coreografia, figurino, trilha sonora, cenário, iluminação etc., incluindo o recurso a tecnologias digitais) e espaços (convencionais e não convencionais) para composição cênica e apresentação coreográfica, individual e coletiva.

Fontes:
https://www.uai.com.br/app/noticia/saude/2016/04/24/noticias-saude,190290/nao-importa-o-ritmo-o-lugar-o-horario-nem-os-olhares-dancar-faz-bem.shtml
https://www.spescoladeteatro.org.br/noticia/o-palco-italiano
https://www1.folha.uol.com.br/saopaulo/2018/11/1984603-imponentes-e-com-plateias-numerosas-veja-teatros-que-entraram-para-a-historia-da-cidade.shtml
https://saudebrasil.saude.gov.br/eu-quero-me-exercitar-mais/videos/os-beneficios-fisicos-da-pratica-das-dancas-urbanas-sao-muitos
https://corpoescoladedanca.com/2012/05/01/comemoracao-dia-mundial-da-danca/
https://odia.ig.com.br/saquarema/2020/01/5852232-vem-dancar-na-praia.html
https://pioneiro.com.br/noticias/confira-como-foi-a-festa-junina-do-pioneiro-2019/
https://www.archdaily.com.br/br/901968/danca-vertical-uma-nova-forma-de-explorar-a-arquitetura
https://br.pinterest.com/pin/135037688797955609/
https://www.istockphoto.com/br/foto/dan%C3%A7a-ao-ar-livre-gm481511413-37498824
https://www.nit.pt/fora-de-casa/esta-a-chegar-a-2-a-edicao-do-festival-que-vai-meter-a-casa-toda-a-mexer


sexta-feira, 25 de junho de 2021

Diferenças entre danças e folguedos

"As danças folclóricas são expressões populares, desenvolvidas em conjunto ou individualmente. São caracterizadas por se situarem dentro da cultura espontânea, informal e popular. Elas são aprendidas pela observação e imitação direta, pela repetição ou pela tradição, sem a intervenção da cultura erudita e sem a direção de coreógrafos.

Por outro lado, os folguedos são manifestações coletivas que ocorrem em ruas, praças públicas, terreiros ou estádios. São caracterizados pelas encenações com personagens, acompanhados por danças coreografadas e música. Em geral, os folguedos são executadas em festas de homenagens aos santos e outras celebrações religiosas."

Fonte: http://www.bibliotecavirtual.sp.gov.br/temas/sao-paulo/cultura-e-folclore-paulista-dancas-e-folguedos.php

quarta-feira, 16 de junho de 2021

CAPA DO 2° BIMESTRE

Turminha, como vocês sabem, nosso portfólio é o caderno de desenho e para deixá-lo bem organizadinho fazemos as capas de cada bimestre. 

Agora estamos no 2° Bimestre e o tema central dele é DANÇA, por isso você fará a Capa com desenhos relacionados à dança.

A imagem abaixo é um simples exemplo de como realizar a sua capa, faça os desenhos que achar melhor, do seu jeitinho, só não esqueça de escrever bem grande no centro da folha 2° BIMESTRE:



sábado, 15 de maio de 2021

ATIVIDADE DIAGNÓSTICA - 2° BIMESTRE

 Copie as perguntas abaixo em seu caderno de desenho e responda sem pesquisar:

1 - Como você explicaria para alguém o que é DANÇA?


2 - Quais estilos de DANÇA você conhece?


3 - Onde costuma ver pessoas dançando?


4 - O estilo dançado pode mudar de acordo com o lugar (rua, palco, estúdio, etc)? Por quê?


5 - Qual o seu estilo de DANÇA preferido?


6 - Você sabe dançar? Se sim, onde aprendeu? Se não, gostaria de aprender?

quarta-feira, 28 de abril de 2021

Trabalho de pesquisa - 2° bimestre 2021

 Trabalho de pesquisa

- individual
- manuscrito no PAPEL ALMAÇO ou no Word
- capa, índice, introdução, PESQUISA, conclusão e bibliografia. Veja dicas importantes no blog: https://alicearteducacao.blogspot.com/2019/04/como-fazer-um-trabalho-escolar.html?m=1

Tema: FESTA JUNINA

1 - História / origem
2 - Características regionais (comparar as festas de São Paulo com as de outras regiões do Brasil)
3 - Comidas típicas
4 - Danças típicas (com mais ênfase neste tópico, quanto mais imagens e informações melhor)
5 - Músicas típicas
6 - Outras tradições / curiosidades


HABILIDADES:
(EF05AR08)
(EF05AR11)
(EF06AR09)
(EF06AR10)
(EF06AR14)
(EF06AR16)
(EF07AR09)
(EF08AR09) 
(EF08AR13)



domingo, 25 de abril de 2021

AS PROPRIEDADES DO SOM

Nós não conseguimos ver o som, apenas ouvi-lo! Mas além de ouvir os sons, nós conseguimos senti-los. Quando aproximamos a mão de uma caixa de som, por exemplo, podemos sentir claramente as ondas sonoras "tocando" a nossa pele.
Nosso corpo também produz sons. Perceba a vibração do som colocando sua mão no pescoço. Sinta os movimentos que ele faz enquanto você fala.
O som tem uma série de propriedades físicas, entre elas, a intensidade, a duração, a altura e o timbre.


Assista os vídeos abaixo e veja exemplos práticos do que foi falado acima:

Intensidade



Duração



Altura



Timbre



Depois de ler e assistir os vídeos acima, responda de acordo com os sons de sua casa:

1 - Cite 3 exemplos de sons FORTES e 3 exemplos de sons FRACOS.

2 - Cite 3 exemplos de sons LONGOS e 3 exemplos de sons CURTOS.

3 - Cite 3 exemplos de sons GRAVES e 3 exemplos de sons AGUDOS.

4 - Assista o vídeo e assinale as alternativas corretas:


1 -    a) Bisão
        b) Leão
        c) Crocodilo

2 -    a) Tucano
        b) Sapo
        c) Porco

3 -    a) Avestruz
        b) Hiena
        c) Morcego

4 -    a) Pato
        b) Galinha 
        c) Pinguim

5 -    a) Sapo
        b) Cigarra
        c) Cobra




(EF04AR14) Perceber, explorar e identificar intensidade, altura, duração, ritmo, melodia e timbre, por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de execução e apreciação musical.

FONTES: LOPES, André Camargo. Novo Pitanguá. Arte. 1. Ed. São Paulo: Moderna, 2017. página 93


sábado, 24 de abril de 2021

MÚSICA E BRINCADEIRAS

O MUNDO BITA É UM PROJETO DE ENTRETENIMENTO INFANTIL CRIADO PELO MÚSICO E DESIGNER CHAPS MELO. E DESDE ENTÃO, JÁ LANÇOU DEZENAS DE SINGLES MUSICAIS QUE ARRECADARAM DIVERSAS CERTIFICAÇÕES DE OURO, PLATINA, DIAMANTE E DIAMANTE DUPLO COM MILHÕES DE SINGLES VENDIDOS.

ESCUTE A MUSIQUINHA A SEGUIR E PRESTE ATENÇÃO ÀS IMAGENS:


Mundo Bita - Que Saudade Que Eu Tô

DEPOIS DE ESCUTAR A MÚSICA E VER A HISTORINHA CONTADA NO VÍDEO, ME CONTE QUAL ERA A BRINCADEIRA QUE ELES IRIAM FAZER? E POR QUE NÃO CONSEGUIRAM?

(EF15AR24) Caracterizar e experimentar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais.

FONTES: https://www.youtube.com/watch?v=jmQoDtE3o1Y

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

CANTO CORAL


8º ano do EFII - Arte - Canto coral

Atividade (responda em seu caderno de desenho / copie a pergunta antes de responder):

1 - Depois de assistir a vídeo-aula, faça um pequeno resumo sobre o que entendeu a respeito de Canto coral.

2 - Qual seu gênero musical favorito?

3 - Me sugira uma música para ouvir, coloque o nome da música e do cantor/banda.

4 - A música para você tem alguma função especial? Qual? 


(EF07AR16) Analisar criticamente, por meio da apreciação, usos e funções de diferentes gêneros da música clássica e do canto coral em seus contextos de produção e circulação, relacionando essas práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

FONTES: https://www.youtube.com/watch?v=7uLnl3MjQ84&list=PLSP3TdMpLABvCpV3N3zHve5odvQhFNfIn

TRILHA MUSICAL

 

5º ano do EFI - Arte - Trilha Musical

Atividade (responda em seu caderno de desenho / copie a pergunta antes de responder):

1 - Explique rapidamente o que entendeu sobre as diferenças entre jingle, vinheta e trilha sonora.

2 - Dê o exemplo de um jingle que você conhece.

3 - Dê o exemplo de uma vinheta.

4 - E também de uma trilha sonora de filme e uma trilha sonora de jogo.


HABILIDADE - (EF05AR13) Apreciar jingles, vinheta, trilha de jogo eletrônico, trilha sonora etc., analisando e reconhecendo seus usos e funções em diversos contextos de circulação.

FONTES: https://www.youtube.com/watch?v=suTsB93I8ls&list=PLIQMxU6K3m5A_BG3SeNthNVMobZ7HFVhE&index=2


quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Músicas de matrizes indígena, africana e afro-brasileira

 Assista a vídeo aula abaixo:


9º ano do EFII - Arte - Músicas de matrizes indígena, africana e afro-brasileira


Atividade (responda em seu caderno de desenho / copie a pergunta antes de responder):

1 - Depois de assistir a vídeo-aula, faça um pequeno resumo sobre o que entendeu.

2 - A música para você tem alguma função especial? Qual?

3 - Qual seu gênero musical favorito?

4 - Quem ou o que influenciou seu gosto musical?

5 - Me sugira uma música para ouvir, coloque o nome da música e do cantor/banda.

HABILIDADE - (EF08AR16) Analisar criticamente, por meio da apreciação, usos e funções das músicas de matriz indígena, africana e afro-brasileira em seus contextos de produção e circulação, relacionando essas práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

FONTES: https://www.youtube.com/watch?v=9WgXLj9wn6w&list=PLAbRprP4phEjY2VpUeaK9AqHztfjJk7IH&index=1

Gêneros da música tradicional e da música folclórica

Assista a vídeo aula abaixo:


7º ano do EFII - Arte - Gêneros da música tradicional e da música folclórica

Atividade (responda em seu caderno de desenho / copie a pergunta antes de responder):

1 - Depois de assistir a vídeo-aula, faça um pequeno resumo sobre o que entendeu a respeito de Música folclórica e Música tradicional.

2 - Qual seu gênero musical favorito?

3 - Me sugira uma música para ouvir, coloque o nome da música e do cantor/banda.

4 - A música para você tem alguma função especial? Qual?


HABILIDADE - (EF06AR16) Analisar criticamente, por meio da apreciação, usos e funções de diferentes gêneros da música tradicional e da música folclórica local, paulista e brasileira em seus contextos de produção e circulação, relacionando essas práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

FONTES: https://www.youtube.com/watch?v=96pVgCMG7rw&list=PLXyA-zl-y4WH8taO3OuBzBPAVMi7raCa5&index=1


MPB PARA CRIANÇAS

 "Incentivar os pequenos a ouvir música é fundamental por enriquecer o aprendizado, ajudar no desenvolvimento emocional e proporcionar uma formação mais completa"

Uma das músicas mais conhecidas pela criançada é AQUARELA de nosso querido Toquinho. Ouvir e apreciar é muito importante nesta idade, então vamos curtir esta belíssima canção por alguns minutinhos:

Toquinho - Aquarela

Em seguida, utilize toda a sua imaginação e criatividade para representá-la através de um desenho.

HABILIDADE - (EF03AR13) Experimentar, identificar e apreciar músicas próprias da cultura popular brasileira de diferentes épocas, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias.

FONTES: https://novaescola.org.br/conteudo/1269/mpb-para-criancas

https://www.youtube.com/watch?v=xT8HIiFQ8Y0&list=RDhb-JSVK6L3Q&index=3

MÚSICA INFANTIL

A MUSICALIZAÇÃO É IMPORTANTE NA INFÂNCIA PORQUE DESPERTA O LADO LÚDICO APERFEIÇOANDO O CONHECIMENTO, A SOCIALIZAÇÃO, A ALFABETIZAÇÃO, INTELIGÊNCIA, CAPACIDADE DE EXPRESSÃO, A COORDENAÇÃO MOTORA, PERCEPÇÃO SONORA E ESPACIAL E MATEMÁTICA.

LEVANDO ESTA IMPORTÂNCIA EM CONSIDERAÇÃO HOJE NÓS VAMOS CURTIR UMA TURMINHA MUITO APRECIADA PELOS PEQUENOS, QUE É O MUNDO BITA.

ASSISTA O VÍDEO ABAIXO OU USE O LINK https://www.youtube.com/watch?v=eLtzvypcurE PARA ASSISTIR:

Mundo Bita - A Diferença é o Que nos Une

DEPOIS DE OUVIR ESTA MÚSICA E CURTIR BASTANTE, FAÇA UM DESENHO REPRESENTANDO O QUE ENTENDEU.


HABILIDADE - (EF01AR13) Experimentar, identificar e apreciar músicas brasileiras próprias do universo infantil, inclusive aquelas presentes em seu cotidiano.

Fontes: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/a-importancia-musica-na-educacao-infantil.htm#:~:text=A%20musicaliza%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A9%20importante%20%C3%A9,sonora%20e%20espacial%20e%20matem%C3%A1tica.

https://www.youtube.com/watch?v=eLtzvypcurE

RECADINHO PARA A TURMA!

 Oi turma! Tudo bem com vocês? O ano de 2020 não foi fácil para nenhum de nós mas espero que este seja um ano excelente e muito produtivo para todos nós.


A primeira atividade do ano é bem simples, quero que enviem um recadinho para a turma, algo positivo! Pode ser através de um desenho, um texto, poesia, fotografia, vídeo, o importante é dar o recado.


OI DE NOVO!

 Oi galerinha linda! Tudo bem com vocês? Já faz um tempinho que fui professora de vocês e estaremos juntinhos por mais um ano. Espero que seja um ano muito produtivo para todos nós.


A primeira atividade do ano é bem simples, quero que enviem um recadinho para a turma, algo positivo! Pode ser através de um desenho, um texto, poesia, fotografia, vídeo, o importante é dar o recado.


BOAS VINDAS!

 OI TURMINHA, LEMBRAM DE MIM?

SOU A PROFESSORA MARIA ALICE DE ARTE!

ESPERO QUE ESTEJAM BEM E PREPARADOS PARA AS AULAS DESTE ANO!

A PRIMEIRA ATIVIDADE DE ARTE É BEM SIMPLES, EU QUERO QUE VOCÊS ME ENVIEM UMA FOTO SUA, COM UM SORRISO BEM GRANDE E MANDANDO UM RECADINHO PRA TURMA.


BOAS VINDAS AO 1° ANINHO

 OLÁ TURMINHA!

SEJAM BEM VINDOS ÀS AULAS DE ARTE DE 2021, SOU A PROFESSORA MARIA ALICE, EM BREVE NOS CONHECEREMOS PESSOALMENTE, POR ENQUANTO VAI UMA FOTINHA SÓ PARA SABEREM QUEM SOU EU. 

 


E A PRIMEIRA ATIVIDADE DO ANO É EXATAMENTE ESTA, QUERO QUE VOCÊS SE APRESENTEM, MADEM UMA FOTINHA SUA COM SEU NOME ESCRITO NUM PAPEL OU VIDEOZINHO BEM CURTINHO FALANDO SEU NOME.


7° ANO - ATIVIDADES PARA O ENSINO HÍBRIDO 2021

1º BIMESTRE

ATIVIDADE 1 - OI DE NOVO!

ATIVIDADE 2 - GÊNEROS DA MÚSICA TRADICIONAL E DA MÚSICA FOLCLÓRICA

ATIVIDADE 3 - TRABALHO BIMESTRAL


2º BIMESTRE

ATIVIDADE 4 - CAPA DO 2° BIMESTRE

ATIVIDADE 5 - DIAGNÓSTICO 2° BIMESTRE

ATIVIDADE 6 - DANÇAS FOLCLÓRICAS

ATIVIDADE 7 - ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO MOVIMENTO

ATIVIDADE 8 - EXISTE ESPAÇO CERTO PARA DANÇAR?

ATIVIDADE 9 - O CORPO QUE CRIA


3º BIMESTRE

ATIVIDADE 10 - CAPA DO 3º BIMESTRE

ATIVIDADE 11 - DIAGNÓSTICO 3º BIMESTRE

ATIVIDADE 12 - TEATRO

ATIVIDADE 13 - IMPROVISAÇÃO

ATIVIDADE 14 - TEATRO - SIGNIFICADO, ORIGEM E MUITO MAIS

ATIVIDADE 15 - TEATRO - ELEMENTOS NECESSÁRIOS


4º BIMESTRE

ATIVIDADE 16 - CAPA DO 4º BIMESTRE

ATIVIDADE 17 - ARTES VISUAIS

ATIVIDADE 18 - TIPOS DE DESENHO

8° ANO - ATIVIDADES PARA O ENSINO HÍBRIDO 2021

1º BIMESTRE

ATIVIDADE 1 - RECADINHO PARA A TURMA!

ATIVIDADE 2 - CANTO CORAL

ATIVIDADE 3 - TRABALHO BIMESTRAL


2º BIMESTRE

ATIVIDADE 4 - CAPA DO 2° BIMESTRE

ATIVIDADE 5 - DIAGNÓSTICO 2° BIMESTRE

ATIVIDADE 6 - O CORPO QUE CRIA

ATIVIDADE 7 - ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO MOVIMENTOS

ATIVIDADE 8 - EXISTE ESPAÇO CERTO PARA DANÇAR?

ATIVIDADE 9 - O CORPO QUE CRIA


3º BIMESTRE

ATIVIDADE 10 - CAPA DO 3º BIMESTRE

ATIVIDADE 11 - DIAGNÓSTICO 3º BIMESTRE

ATIVIDADE 12 - TEATRO - SIGNIFICADO, ORIGEM E MUITO MAIS

ATIVIDADE 13 - TEATRO - ELEMENTOS NECESSÁRIOS

ATIVIDADE 14 - IMPROVISAÇÃO


4º BIMESTRE

ATIVIDADE 15 - CAPA DO 4º BIMESTRE

ATIVIDADE 16 - ARTES VISUAIS

ATIVIDADE 17 - TIPOS DE DESENHO

9° ANO - ATIVIDADES PARA O ENSINO HÍBRIDO 2021

1º BIMESTRE

ATIVIDADE 1 - RECADINHO PARA A TURMA!

ATIVIDADE 2 - Músicas de matrizes indígena, africana e afro-brasileira

ATIVIDADE 3 - TRABALHO BIMESTRAL


2º BIMESTRE

ATIVIDADE 4 - CAPA DO 2° BIMESTRE

ATIVIDADE 5 - DIAGNÓSTICO 2° BIMESTRE

ATIVIDADE 6 - O CORPO QUE CRIA

ATIVIDADE 7 - ELEMENTOS CONTITUTIVOS DO MOVIMENTO

ATIVIDADE 8 - EXISTE ESPAÇO CERTO PARA DANÇAR?

ATIVIDADE 9 - O CORPO QUE CRIA


3º BIMESTRE

ATIVIDADE 10 - CAPA DO 3º BIMESTRE

ATIVIDADE 11 - DIAGNÓSTICO 3º BIMESTRE

ATIVIDADE 12 - TEATRO - SIGNIFICADO, ORIGEM E MUITO MAIS

ATIVIDADE 13 - TEATRO - ELEMENTOS NECESSÁRIOS

ATIVIDADE 14 - IMPROVISAÇÃO


4º BIMESTRE

ATIVIDADE 15 - CAPA DO 4º BIMESTRE

ATIVIDADE 16 - ARTES VISUAIS

ATIVIDADE 17 - TIPOS DE DESENHO


5° ANO - ATIVIDADES PARA O ENSINO HÍBRIDO 2021

1º BIMESTRE

ATIVIDADE 1 - BOAS VINDAS!

ATIVIDADE 2 - TRILHA MUSICAL

ATIVIDADE 3 - AS PROPRIEDADES DO SOM

ATIVIDADE 4 - TRABALHO BIMESTRAL


2º BIMESTRE

ATIVIDADE 5 - CAPA DO 2° BIMESTRE

ATIVIDADE 6 - DIAGNÓSTICO 2° BIMESTRE

ATIVIDADE 7 - DANÇA

ATIVIDADE 8 - DANÇAS FOLCLÓRICAS

ATIVIDADE 9 - EXISTE ESPAÇO CERTO PARA DANÇAR?


3º BIMESTRE

ATIVIDADE 10 - CAPA DO 3º BIMESTRE

ATIVIDADE 11 - DIAGNÓSTICO 3º BIMESTRE

ATIVIDADE12 - TEATRO

ATIVIDADE 13 - TEATRO DE SOMBRAS

ATIVIDADE 14 - TEATRO INFANTIL

ATIVIDADE 15 - TEATRALIDADE NA VIDA COTIDIANA


4º BIMESTRE

ATIVIDADE 16 - CAPA DO 4º BIMESTRE

ATIVIDADE 17 - CORES QUENTES E FRIAS

ATIVIDADE 18 - ARTES VISUAIS

ATIVIDADE 19 - TIPOS DE DESENHO

6° ANO - ATIVIDADES PARA O ENSINO HÍBRIDO 2021

1º BIMESTRE

 ATIVIDADE 1 - BOAS VINDAS!

ATIVIDADE 2 - TRILHAS MUSICAL

ATIVIDADE 3 - TRABALHO BIMESTRAL


2º BIMESTRE

ATIVIDADE 4 - CADA DO 2° BIMESTRE

ATIVIDADE 5 - DIAGNÓSTICO 2° BIMESTRE

ATIVIDADE 6 - DANÇA

ATIVIDADE 7 - DANÇAS FOLCLÓRICAS

ATIVIDADE 8 - EXISTE ESPAÇO CERTO PARA DANÇAR?

ATIVIDADE 9 - O CORPO QUE CRIA


3º BIMESTRE

ATIVIDADE 10 - CAPA DO 3º BIMESTRE

ATIVIDADE 11 - DIAGNÓSTICO 3º BIMESTRE

ATIVIDADE12 - TEATRO

ATIVIDADE 13 - TEATRO DE SOMBRAS

ATIVIDADE 14 - TEATRO INFANTIL

ATIVIDADE 15 - TEATRALIDADE NA VIDA COTIDIANA


4º BIMESTRE

ATIVIDADE 16 - CAPA DO 4º BIMESTRE

ATIVIDADE 17 - ARTES VISUAIS

ATIVIDADE 18 - TIPOS DE DESENHO

3° ANO - ATIVIDADES PARA O ENSINO HÍBRIDO 2021

1º BIMESTRE

ATIVIDADE 1 - BOAS VINDAS!

ATIVIDADE 2 - MPB PARA CRIANÇAS

ATIVIDADE 3 - MÚSICA E BRINCADEIRA


2º BIMESTRE

ATIVIDADE 4 - CAPA DO 2° BIMESTRE

ATIVIDADE 5 - DIAGNÓSTICO 2° BIMESTRE

ATIVIDADE 6 - DANÇAS BRASILEIRAS

ATIVIDADE 7 - CULTURA E FOLCLORE POPULAR PAULISTA

ATIVIDADE 8 - BRINCAR DANÇANDO

ATIVIDADE 9 - BRINCAR DANÇANDO - CIRANDA DO COCO


3º BIMESTRE

ATIVIDADE 10 - CAPA DO 3º BIMESTRE

ATIVIDADE 11 - DIAGNÓSTICO 3º BIMESTRE

ATIVIDADE 12 - TEATRO

ATIVIDADE 13 - TEATRO DE SOMBRAS


4º BIMESTRE

ATIVIDADE 14 - CAPA DO 4º BIMESTRE

ATIVIDADE 15 - CORES PRIMÁRIAS, SECUNDÁRIAS, TERCIARIAS E COMPLEMENTARES

ATIVIDADE 16 - ARTES VISUAIS

ATIVIDADE 17 - TIPOS DE DESENHO

4° ANO - ATIVIDADES PARA O ENSINO HÍBRIDO 2021

1º BIMESTRE

ATIVIDADE 1 - BOAS VINDAS!

ATIVIDADE 2 - MPB PARA CRIANÇAS

ATIVIDADE 3 - AS PROPRIEDADES DO SOM


2º BIMESTRE

ATIVIDADE 4 - CAPA DO 2° BIMESTRE

ATIVIDADE 5 - DIAGNÓSTICO 2° BIMESTRE

ATIVIDADE 6 - DANÇAS BRASILEIRAS

ATIVIDADE 7 - DANÇAS FOLCÓRICAS

ATIVIDADE 8 - BRINCAR DANÇANDO

ATIVIDADE 9 - BRINCAR DANÇANDO - CIRANDA DO COCO


3º BIMESTRE

ATIVIDADE 10 - CAPA DO 3º BIMESTRE

ATIVIDADE 11 - DIAGNÓSTICO 3º BIMESTRE

ATIVIDADE12 - TEATRO

ATIVIDADE 13 - TEATRO DE SOMBRAS


4º BIMESTRE

ATIVIDADE 14 - CAPA DO 4º BIMESTRE

ATIVIDADE 15 - CORES PRIMÁRIAS, SECUNDÁRIAS, TERCIÁRIAS E COMPLEMENTARES

ATIVIDADE 16 - ARTES VISUAIS

ATIVIDADE 17 - TIPOS DE DESENHO

1° ANO - ATIVIDADES PARA O ENSINO HÍBRIDO 2021

1º BIMESTRE

ATIVIDADE 1 - BOAS VINDAS AO 1° ANINHO

ATIVIDADE 2 - MÚSICA INFANTIL

ATIVIDADE 3 - MÚSICA E BRINCADEIRA


2º BIMESTRE

ATIVIDADE 4 - DIAGNÓSTICO 2° BIMESTRE

ATIVIDADE 5 - BRINCAR DANÇANDO

ATIVIDADE 6 - BRINCAR DANÇANDO - CIRANDA DO COCO


3º BIMESTRE

ATIVIDADE 7 - CAPA DO 3º BIMESTRE

ATIVIDADE 8 - DIAGNÓSTICO 3º BIMESTRE

ATIVIDADE 9 - TEATRO

ATIVIDADE 10 - TEATRO DE SOMBRAS


4º BIMESTRE

ATIVIDADE 11 - CAPA DO 4º BIMESTRE

ATIVIDADE 12 - CORES PRIMÁRIAS

ATIVIDADE 13 - ARTES VISUAIS

ATIVIDADE 14 - TIPOS DE DESENHO


2° ANO - ATIVIDADES PARA O ENSINO HÍBRIDO 2021

1º BIMESTRE

ATIVIDADE 1 - BOAS VINDAS!

ATIVIDADE 2 - MÚSICA INFANTIL

ATIVIDADE 3 - MÚSICA E BRINCADEIRA


2º BIMESTRE

ATIVIDADE 4 - DIAGNÓSTICO 2° BIMESTRE

ATIVIDADE 5 - BRINCAR DANÇANDO

ATIVIDADE 6 - BRINCAR DANÇANDO - CIRANDA DO COCO


3º BIMESTRE

ATIVIDADE 7 - CAPA DO 3º BIMESTRE

ATIVIDADE 8 - DIAGNÓSTICO 3º BIMESTRE

ATIVIDADE 9 - TEATRO

ATIVIDADE 10 - TEATRO DE SOMBRAS


4º BIMESTRE

ATIVIDADE 11 - CAPA DO 4º BIMESTRE

ATIVIDADE 12 - CORES PRIMÁRIAS E SECUNDÁRIAS

ATIVIDADE 13 - ARTES VISUAIS

ATIVIDADE 14 - TIPOS DE DESENHO


terça-feira, 20 de outubro de 2020

Desenho ditado - Passeio de carro

Leia o texto a seguir: 

Passeio de carro

Você está dentro de uma carro, é o motorista.
A estrada a sua frente é retilínea e deserta.
No horizonte, montanhas de diferentes alturas se destacam com a luz do sol. Umas são repletas de uma variedade enorme de árvores, outras de flores e em outras, ainda, só se vê a terra avermelhada e algumas pedras.
Ao longo da estrada, do seu lado esquerdo, há uma vasta plantação de laranjas.
E do seu lado direito, além de algumas árvores frutíferas, pode-se ver uma pequena casinha ao longe com um poço, um lago e alguns animais ao seu redor.

Após a devida leitura do texto tente visualizar a cena e desenhe-a em seu caderno de desenho com o máximo de detalhes.

DICA: Desenho em primeira pessoa.



HABILIDADES: 
(EF15AR01) Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
(EF69AR07) Dialogar com princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos e processos de criação nas suas produções visuais.

quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Teatro infantil

Se você ainda não assistiu as aulas sobre teatro do Centro de Mídias, assista-as logo abaixo:



O que é Teatro Infantil?

O conceito de teatro infantil pode fazer referência a diferentes ideias. Por um lado, o teatro infantil abarca obras escritas tendo as crianças como destinatários: ou seja, que aspiram a ser vistas pelo público infantil.
O teatro infantil, por outro lado, menciona os textos dramatúrgicos que são criados ou interpretados por adolescentes ou crianças. Um grupo de crianças, neste sentido, pode criar e representar os seus próprios trabalhos, constituindo-se em expoentes deste tipo de teatro infantil.
Relativamente ao teatro infantil que tem as crianças como receptores potenciais das propostas, desenvolve-se em duas fases diferentes. A mais comum é aquela que se conhece como teatro infantil por interiorização, com um adulto a escrever as obras consoante aquilo que acha que possa interessar às crianças. Nesse sentido, o escritor deve ter em conta a idade das crianças que pretende cativar, uma vez que os conteúdos têm de se adequar à maturidade intelectual e emocional do espectador.
O teatro infantil por apropriação, em contrapartida, surge quando as crianças adotam obras que, inicialmente, não os tinham como destinatários. Trata-se de obras pensadas para o público em geral mas que, tendo em conta determinadas características, acabam por abranger os mais novos.
A nível geral, pode-se dizer que o teatro infantil aposta em personagens caricatas, roupas coloridos e componentes musicais (canções, coreografias de danças, etc.). Muitas vezes, as obras têm uma moral da história para que os espectadores adquiram ou desenvolvam certos valores considerados positivos.

Como surgiu o Teatro Infantil no Brasil?

COMO SURGIU o TEATRO INFANTIL no BRASIL? | Atores da Depressão

Peça voltada para o público infantil

Teatro Infantil: Rapunzel (Peça Completa)


Assista também: https://www.youtube.com/watch?v=8zbMPPSdUlU

Peça realizada somente por crianças

Criança tem cada uma... - Temporada de Teatro Emilie 2015


Assista também: https://www.youtube.com/watch?v=YAY2rkv_gcg


Atividade

Represente, através de um desenho, o Teatro Infantil.




(EF05AR18) Reconhecer e apreciar o teatro infantil presente em diferentes contextos, aprendendo a ver e a ouvir histórias dramatizadas e cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório ficcional.
(EF05AR20) Experimentar o trabalho colaborativo, coletivo e autoral em improvisações teatrais e processos narrativos criativos em teatro infantil, explorando desde a teatralidade dos gestos e das ações do cotidiano até elementos de diferentes matrizes estéticas e culturais.

FONTES: