Cena do espetáculo Tempo suspenso, da Cia. Artesãos do Corpo (2016). |
Cena do espetáculo Baque, da Cia. De Danças de Diadema (2001). |
Observe
as imagens e responda:
1 –
O que cada uma das imagens mostra?
2 –
Há algo em comum entre as duas?
3 –
Quais situações você diria que estão sendo representadas em cada uma delas?
4 –
Quais elementos presentes nas imagens lhe fazem pensar em uma situação ou
outra?
5 –
Para você, quais sentimentos as imagens evocam? Por quê?
6 –
Você relaciona as imagens a situações da realidade atual? Quais e por quê?
Dança
e realidade
Os
artistas podem ter muitas motivações para realizar seus trabalhos. Para alguns,
a arte é uma expressão profundamente pessoal e subjetiva. Em certas épocas e
culturas, as manifestações artísticas podem
também estar ligadas a um pensamento dominante sobre o que é ou não considerado
arte, e o que o artista pensa ou sente é pouco visível em suas obras, porque
elas são a expressão da visão do mundo de determinado grupo social. Para outros
artistas, porém, em diferentes épocas e culturas, a arte é manifestação do que
pensam e veem no mundo, uma forma de
assumir uma posição crítica frente à realidade social e política que os cerca.
Eles relacionam sua arte a estas situações de diferentes maneiras, algumas
vezes para lançar luzes sobre o assunto, outras procurando transformar a
realidade de forma mais direta.
Movimento:
dança e migração
A preocupação
em abordar temas da realidade, do ser humano e suas relações em sociedade, seus
problemas e conflitos, pode ser encontrada na arte em vários períodos, mas são mais
presentes em épocas e culturas em que a arte é concebida como parte da sociedade,
e não algo fora ou distante dela. Na dança, por exemplo, por muito tempo
prevaleceu um ideal ligado a temas mais etéricos, ou seja, relacionados ao
sublime, ao celeste e ao delicado. Aos poucos, os artistas adquiriram liberdade
expressiva e passaram a relacionar a dança a temáticas cotidianas, próximas à
vida das pessoas. Nesse sentido, alguns artistas e obras passam a lidar com
temas sociais, abordando questões de cunho político, fazendo da dança também um
campo de reflexão sobre as relações humanas.
Cena do espetáculo Baque, da Companhia de Danças de Diadema (2001). |
Observe
a imagem e responda:
7 –
Como você percebe os elementos presentes na imagem?
8 –
Você a associa a situações cotidianas? Quais?
9 –
Compare a segunda imagem desta aula, em que o homem bebe água em uma bacia, com
esta. Você vê alguma relação entre as duas?
O espetáculo
mostrado nessas imagens chama-se Baque, de 2001, e é da Companhia de Danças deDiadema, região metropolitana de São Paulo. O grupo é subsidiado pela
prefeitura da cidade de Diadema, tem 22 anos e 26 obras em seu repertoria.
Essas obras são de diversos coreógrafos de diferentes lugares do Brasil. O coreógrafo
de Baque se chama Mário Nascimento e, apesar de ser de São Paulo, tem a própria
companhia em Minas Gerais, a Cia. Mário Nascimento.
Baque
faz um estudo coreográfico acerca do que seria o instante da vida de um
migrante no seu novo lugar, um homem que, em função da fome e da sede, se muda
para um grande centro urbano do Brasil. As bacias de alumínio são utensílios comuns
em regiões do Nordeste do país e fazem referência direta às migrações de
pessoas do Nordeste provocadas pela seca, muito comuns especialmente no século 20,
fazendo com que metrópoles como São Paulo e Rio de Janeiro recebessem um
contingente enorme de migrantes, os chamados retirantes. Baque retrata o choque
de processo de adaptação do migrante, da assimilação dos novos costumes em
conflito com os hábitos trazidos de seu local de origem, que dificilmente chega
a abandonar completamente. Essa mistura de experiencias gera a formação de uma
nova maneira de existir para o migrante e dá às metrópoles características peculiares,
a partir dessas fusões culturais. Essa temática é o ponto de partida da criação
do espetáculo: a do baque que sente uma pessoa ao se deslocar de seu lugar de
origem para um lugar desconhecido e diferente. Para abordar essas diferenças, as
escolhas coreográficas do espetáculo variam em sua dinâmica, passando por
momentos de grande brutalidade a outros de muita fragilidade.
Atividade
– Histórias de migração – entrevista
Você
fara uma entrevista com algum migrante, pode ser da família ou não. Faça as
seguintes perguntas e acrescente as que quiser se achar necessário.
1 –
De que cidade ou país você veio?
2 –
Quais as razoes que impeliram a saída de seu lugar de origem?
3 –
Como foram seus primeiros momentos no lugar escolhido?
4 –
Você guarda costumes de seu local de origem?
5 –
Adquiriu outros costumes no novo local? Quais?
6 –
Foi bem recebido pelos moradores locais quando chegou à nova cidade ou país?
7 –
Como se sente atualmente no local onde vive?
OBS.: Caso for entrevistar alguém que não more contigo, procure fazer via
WhatsApp, telefone ou qualquer outro meio que não seja necessário sair de casa.
FONTES:
BOZZANO,
Hugo Luis Barbosa. Janelas da Arte: 9º ano / Hugo Luis Barbosa Bozzano, Perla
Frenda, Tatiane Gusmao. – 2. Ed. – Barueri [SP]: IBEP, 2018.
HABILIDADES:
9º
(EF9AR10) Explorar elementos constitutivos do
movimento cotidiano e do movimento dançado nas
diferentes manifestações da dança contemporânea,
abordando, criticamente, o desenvolvimento da dança
em sua história tradicional e contemporânea.
ONDE ESTÃO AS RESPOSTAS DAS ATIVIDADES?
ResponderExcluirTambém queria saber
ExcluirOnde é que esta a respostas dessas atividades
ResponderExcluirPessoal as respostas são pessoais...
ResponderExcluir